Suspiro de peras: uma sobremesa saudável para a sua dieta

· 16 de julho de 2018
Assim como a maçã, a pera é uma fruta cem por cento saudável e cheia de nutrientes que se integram com facilidade em muitas sobremesas.

Há muitas sobremesas saudáveis que podem ser preparadas a partir de frutas. Com seu preparo se pretende evitar o uso de açúcar refinado e oferecer nutrientes de qualidade de origem natural. Aqui veremos uma deliciosa receita de suspiro de peras que deleita os paladares mais exigentes.

A pera protagoniza muitas receitas de sobremesas devido a sua textura muito suave e aquosa, que se presta para diferentes tratamentos culinários. É conhecida a receita de pera ao vinho, mas há mais ideias.

No Brasil é uma fruta muito fácil de encontrar, e é interessante conhecer um pouco sobre ela, pois junto com a maçã e outras, ocupa um espaço importante por seus nutrientes.

Propriedades e benefícios da pera

O consumo de uma porção, ou seja, de uma pera, proporciona aproximadamente 53 quilocalorias para cada 100 gramas. A quantidade de fibra que contém a transforma em uma fruta leve para a digestão e benéfica para todo o sistema gastrointestinal; sua acidez lhe dá grande adstringência.

Dentre os sistemas do organismo que saem beneficiados do consumo de peras estão o nervoso, o digestivo e o cardíaco. Isso graças a ser rica em vitaminas do complexo B (B1, B2 e niacina). Estas também estimulam o crescimento e protegem o cabelo e a pele.

A pera subministra ainda assim uma importante quantidade de vitaminas A e C, com os benefícios associados a estas. É rica, além disso, nos seguintes minerais: magnésio, cálcio, potássio, fósforo e cobre.

Veja também: Camomila e outros remédios para a digestão

Suco para o suspiro de peras

Na pera se registra a presença de taninos, ácido oleico, palmítico, glutamínico, linoleico, caféico e aspártico. Todos eles são necessários para diferentes processos biológicos e de grande benefícios para a saúde em geral.

Receita de suspiro de pera

O suspiro de peras é uma sobremesa que consiste em uma massa assada muito suave e esponjosa. A receita foi desenvolvida com base em peras; porém, elas podem ser substituídas caso necessário por maçãs ou por outras frutas de temporada.

A receita é uma fórmula básica, bem leve, e a pera é usada em lâminas, por cima. Junto com a pera, qualquer outra fruta que reaja bem ao calor será igualmente apropriada.

A receita rende para aproximadamente quatro pessoas. Se se deseja aumentar a quantidade, os ingredientes devem ser aumentados de forma proporcional.

Ingredientes

  • 2 peras grandes maduras
  • 2 ovos (60 g)
  • ½ xícara de purê de maçãs (100 g)
  • ½ xícara de iogurte (tipo grego) (100 g)
  • 2 colheres de sopa de farinha de arroz (30 g)
  • ½ xícara de açúcar mascavo (100 g)
  • 3 colheres de sopa de amêndoas moídas (45 g)
  • O suco de 1 limão
  • Canela moída (a gosto)
  • 1 pitada de sal

Confira os Benefícios de comer uma pera por dia

Ovos para o suspiro de peras

Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
  2. Unte uma assadeira média ou cubra com papel manteiga. Se se deseja obter porções, pode-se usar moldes individuais.
  3. Descasque, retire as sementes e corte as peras em lâminas finas. Reserve em um recipiente e borrife com um pouco de limão para que não escureçam.
  4. Separe as gemas e as claras dos ovos.
  5. Junte em outro recipiente o iogurte, as gemas, o açúcar e o purê de maçã. Una tudo muito bem até que se misture de forma homogênea.
  6. À mistura anterior, adicione a amêndoa moída, a farinha de arroz, o pó de estévia e o sal. Deve formar uma massa homogênea, suave e sem pedaços.
  7. Bata as claras com uma batedeira elétrica até alcançar o ponto de neve.
  8. Adicione pouco a pouco à mistura com movimentos envolventes para que não perca o volume.
  9. Coloque a massa no molde untado e coloque as lâminas de pera por cima, pressionando um pouco para que se incrustem.
  10. Polvilhe por cima um pouco de açúcar de confeiteiro e canela.
  11. Asse durante uns 40 minutos, ou até que doure ou quando ao furar se sinta cozido.
  12. Deixe esfriar e sirva.

Esta sobremesa possui poucas calorias, por isso é muito leve sim deixar de ser deliciosa. Pode ser consumida acompanhada com uma infusão fria ou quente, sem açúcar refinado.