6 vitaminas que não podem faltar em sua dieta

Há uma série de vitaminas cujo consumo devemos priorizar para que nosso corpo se mantenha saudável e forte, já que sua deficiência pode derivar em problemas de saúde importantes.

Ter uma dieta saudável e equilibrada é essencial para manter um corpo saudável. Dentre os nutrientes que devemos ingerir com frequência estão as vitaminas, que são essenciais para muitos processos químicos de nosso organismo.

Por isso hoje mostramos algumas vitaminas que não podem faltar em sua dieta.

Vitamina C

Alimentos com vitaminas que não podem faltar na dieta

Tomar a quantidade necessária de vitamina C é muito importante, especialmente no inverno, quando o ambiente frio facilita a queda da nossa imunidade.

A primeira destas vitaminas que não podem faltar em sua dieta ajuda a prevenir os catarros e as gripes. Isso tem a ver com as qualidades antioxidantes que esta substância tem.

Uma falta desta vitamina fará com que o nosso organismo não seja capaz de manter as células saudáveis e preparadas contra os ataques de vírus e bactérias. Desde logo, tomar uma quantidade suficiente de vitamina C não assegurará que sejamos imunes a certas doenças, mas contribuirá para reduzir o risco de sofrê-las.

  • Alguns dos alimentos com maiores quantidades de vitamina C são os cítricos, como laranjas, e os quiuís.

Vitamina A

A ausência desta vitamina em nossa dieta pode favorecer a aparição de problemas nos olhos. Por isso a vitamina A é famosa por ser “boa para a visão”. Além disso, esta substância é um potente antioxidante que também ajudará a manter nossas defesas em bom estado.

  • Dentre os alimentos que te oferecerão boas doses de vitamina A estão as gorduras animais e as hortaliças.
  • Um bom exemplo é a cenoura, tão conhecida por esta mesma razão. Também há os tomates, o pêssego e os pimentões.

Ácido fólico

Mulher cansada pela falta de vitaminas

Dentre os benefícios do ácido fólico (vitamina B9) sobre o nosso organismo está a prevenção da anemia. Esta doença produz efeitos como um cansaço prolongado, frequentemente associado à falta desta substância.

Para assegurar um consumo adequado de ácido fólico convém incluir na dieta boas quantidades de hortaliças e frutas, como morangos e mangas.

Vitamina B12

Esta substância é necessária para manter as células nervosas e sanguíneas saudáveis. A vitamina B12 ajuda o organismo a uma produção correta de energia e a criação do DNA.

Na medida em que envelhecemos, a capacidade do estômago para decompor as proteínas e obter esta vitamina diminui, por isso convém vigiar os níveis desta substância nas idades avançadas.

Em concreto, é a partir dos 50 anos que o risco de sofrer de um baixo nível de vitamina B12 começa a aumentar.

  • Alguns dos alimentos que oferecem boas quantidades de vitamina B12 são o peixe, a carne, os ovos e os lácteos.
  • Uma alimentação vegetariana ou vegana aumenta o risco de deficiência de vitamina B12, mas pode se obter de alimentos como os cereais.

Vitamina D

Outra das vitaminas que não podem faltar em sua dieta é a famosa vitamina D. Ela é essencial para uma boa saúde nos ossos e uma correta absorção do cálcio. Além disso, foi relacionado um baixo nível de vitamina D com um risco maior de doenças cardíacas e câncer.

Esta substância tem uma particularidade que não possuem outras vitaminas, é que pode ser absorvida por meio do sol. De fato, esta é nossa principal fonte de vitamina D.

Dentre as pessoas com mais risco de falta de vitamina D se encontram:

  • Aquelas que vivem em cidades com altos níveis de poluição.
  • As que usam habitualmente roupa com mais cobertura.
  • As que têm mais pigmentação na pele.

Tomar sol fornece vitaminas ao corpo

Vitamina B6

A vitamina B6 intervém ao redor de 200 reações bioquímicas de nosso organismo. É por isso que é uma parte imprescindível da lista de vitaminas que não podem faltar em sua dieta.

  • Um baixo nível desta substância afetará negativamente ao sono, ao apetite e ao humor.
  • Além disso, tem um papel essencial nas capacidades cognitivas, no bom estado do sistema imunológico e na produção de glóbulos vermelhos.

Ter níveis baixos desta vitamina não é algo habitual. Ainda assim, convém favorecer seu consumo por meio de alimentos como carnes, cereais integrais e frutos secos.

Estas são algumas das vitaminas que não podem faltar em sua dieta, e cuja ingestão adequada afetará gravemente a muitos processos essenciais para o nosso organismo.

Desde catarros até doenças cardíacas, as vitaminas ajudam nosso corpo a se manter saudável e realizar centenas de reações químicas necessárias.

Recomendados para você