4 passos que forçarão seu corpo a queimar a gordura extra

A cetose é um processo natural através do qual o organismo queima a gordura acumulada para utilizá-la como combustível. Um dos primeiros requisitos é diminuir a ingestão de carboidratos.
4 passos que forçarão seu corpo a queimar a gordura extra
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Existem formas diferentes de queimar a gordura extra. Uma delas é a dieta cetogênica, na qual os carboidratos são eliminados da dieta, obrigando o corpo a entrar num processo metabólico chamado cetose.

Na cetose, o organismo se vê obrigado a queimar as gorduras em busca de uma fonte de energia, seja a que está acumulada no corpo ou a que é ingerida.

Quando isso acontece, o fígado começa a produzir corpos cetônicos, que oferecerem energia ao coração e ao cérebro.

1. Diminua a quantidade de carboidratos que você consome

Em primeiro lugar, é preciso diminuir ao mínimo o consumo de carboidratos para 15 a 20 gramas por dia.

Assim, o organismo não pode utilizar a glicose ou o açúcar como fonte de energia. Dessa forma, entra num estado excepcional no qual obtém a energia necessária através dos ácidos graxos e das gorduras acumuladas.

O glicogênio, que é a glicose armazenada no fígado e nos músculos, deixará de ser uma reserva para se tornar a principal fonte de energia usada para realizar as atividades diárias.

Nos primeiros dias, é comum sentir cansaço e até mau humor como parte do processo de adaptação à pouca ingestão de carboidratos.

2. Inclua o óleo de coco em sua dieta para queimar a gordura extra

oleo-de-coco

A segunda recomendação para queimar a gordura extra com a ajuda da cetose é incluir o óleo de coco na alimentação diária.

  • Este óleo contém algumas gorduras chamadas triglicerídeos de cadeia média, que são rapidamente absorvidos.
  • O fígado converte estas gorduras em cetonas, uma excelente fonte de energia.
  • Este óleo possui ácido láurico, administrado em crianças com epilepsia para causar a cetose sem diminuir o consumo de carboidratos.

3. Acrescente gorduras saudáveis ao seu menu

Outro passo para queimar a gordura extra é incluir gorduras saudáveis na dieta diária, como:

  • Azeite de oliva
  • Abacate
  • Óleo de coco
  • Manteiga

Apenas recorde que isso deve ser feito com medida porque, se a intenção é perder peso, ingerir gordura em excesso supõe um aumento das calorias consumidas diariamente.

Além disso, é importante que as gorduras que você escolher sejam as mais naturais possível, para minimizar o consumo de produtos químicos.

4. Aumente a quantidade de proteína em sua dieta

proteina-animal

É importante manter um consumo de normal a alto de proteínas para queimar a gordura extra.

A necessidade disso está em que, durante o processo digestivo das proteínas, o fígado obtém os aminoácidos de que necessita para produzir a glicose necessária usando cetonas como combustível energético.

Além disso, a proteína é vital para a reposição muscular que ocorre quando se perde peso. Isso porque, no processo de queimar gordura extra, você também pode perder alguma massa muscular.

Vantagens da cetose

  • Perde-se peso de maneira rápida, pelo uso da gordura armazenada como fonte de energia. No entanto, não é muito marcante a diferença se for comparada a uma dieta com baixo teor de carboidratos.
  • Ajuda a metabolizar melhor os carboidratos quando forem incluídos novamente, e de maneira paulatina, na dieta.
  • Com a cetose, o corpo aprende a usar as gorduras de maneira mais eficiente, e esse efeito pode ser mantido com o tempo.
  • A dieta cetogênica tem um efeito saciante. Os níveis de ansiedade que nos fazem comer em excesso são reduzidos, já que se inclui um maior número de gorduras saudáveis na alimentação diária.

Efeitos secundários de queimar a gordura extra com esta dieta

Ainda que queimar a gordura extra seja uma de suas preocupações, você deve levar em conta que toda dieta sempre oferece algum risco.

Ainda que a dieta cetogênica seja muito natural e, na realidade, nos ensine a comer bem, poderia causar alguns efeitos secundários pelas mudanças que requer na alimentação.

Os efeitos adversos mais comuns são:

  • Enjoos e dores de cabeça. Esse efeito se apresenta depois do terceiro dia, e ocorre porque o cérebro necessita de glicogênio para funcionar. Ainda que os corpos cetônicos façam com que funcione, no processo de adaptação podem ocorrer enjoos ao se levantar ou se mover rapidamente.
  • Mau hálito ou sabor metálico na boca. É comum pela alta presença de corpos cetônicos no organismo, ao se queimar a gordura extra com este método.
  • Urina com odor muito forte. Sua causa é a liberação de cetonas através dela.
  • Suor excessivo. Assim como no caso da urina, o suor excessivo é uma das maneiras pela qual o corpo elimina os corpos cetônicos.
  • Perda de cálcio. Existe uma relação entre o alto consumo de proteína e a perda de cálcio através da urina. Isso se dá por causa da quantidade de ácidos necessários para digerir as proteínas, já que a estabilidade óssea é muito sensível ao equilíbrio ácido-base do organismo. Para evitar o problema, você deve se assegurar de incluir um suplemento de cálcio em sua dieta.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • The ketogenic diet: one decade later. (2007)
    John M. Freeman Pediatric Epilepsy Center, Johns Hopkins Medical Institutions, Baltimore, MD 21287-7247
  • A review of low-carbohydrate ketogenic diets. Department of Medicine, Duke University Medical Center. (2003). 476-83.
  • Effects of a high-protein ketogenic diet on hunger, appetite, and weight loss in obese men feeding ad libitum.
    Division of Obesity and Metabolic Health and Biomathematics and Statistics Scotland, Rowett Research Institute. 2008 Jan;87(1):44-55
  • Archivos Latinoamericanos de Nutrición, versión impresa ISSN 0004-0622. ALAN v.58 n.4 Caracas dic. 2008. Las dietas cetogénicas: beneficios adicionales a la pérdida de peso y efectos secundarios infundados. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222008000400001
  • Nutrición Clínica y Dietética Hospitalaria. Dietas cetogénicas en el tratamiento del sobrepeso y la obesidad. https://revista.nutricion.org/PDF/DIETAS-CETOGENICAS.pdf
  • Lancet Neurol. 2008 Jun;7(6):500-6. doi: 10.1016/S1474-4422(08)70092-9. Epub 2008 May 2.
  • The ketogenic diet for the treatment of childhood epilepsy: a randomised controlled trial. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18456557?dopt=Abstract
  • Harvard T.H. Chan. Diet Review: Ketogenic Diet for Weight Loss.  https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/healthy-weight/diet-reviews/ketogenic-diet/
  • Curr Treat Options Neurol. Author manuscript; available in PMC 2010 Jul 7. Published in final edited form as: Curr Treat Options Neurol. 2008 Nov; 10(6): 410–419.The Ketogenic Diet: Uses in Epilepsy and Other Neurologic Illnesses. doi: 10.1007/s11940-008-0043-8
  • The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 85, Issue 1, January 2007, Pages 238–239, Benefits of ketogenic diets. https://doi.org/10.1093/ajcn/85.1.238

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.