8 razões para consumir suco de aloe vera e como prepará-lo

· 21 de março de 2017
Entre os benefícios do aloe vera destacam-se seu teor de vitaminas e minerais e sua ação anti-inflamatória, sem se esquecer de que pode ser um grande complemento para perder peso.

A planta de aloe vera é uma das mais conhecidas em todo o mundo, não só porque seu gel tem várias aplicações cosméticas, mas também porque sua riqueza de nutrientes lhe confere uma ampla variedade de benefícios para a saúde.

Rico em água, antioxidantes, fibras e outras substâncias saudáveis, é um ingrediente muito popular que vem sendo utilizado desde a antiguidade como remédio contra muitas doenças.

Na verdade, a indústria farmacêutica e cosmética segue utilizando seus extratos naturais para a fabricação de muitos de seus produtos e tratamentos.

No entanto, seu uso em seu estado natural continua vigente como a melhor alternativa, já que é a forma mais eficaz de aproveitar 100% de suas propriedades.

Inclusive, dado que possui poucas calorias, é um bom complemento para aqueles que estão tentando perder peso de forma saudável.

Levando em consideração que muitos desconhecem suas vantagens para a saúde, a seguir queremos compartilhar 8 razões para adicionar seu suco na dieta.

1. Previne a prisão de ventre

prisao-de-ventre

A ingestão moderada de suco de aloe vera é uma das melhores soluções naturais para combater a prisão de ventre leve e crônica.

Seu alto teor de água e fibras exerce um leve efeito laxante e favorece o movimento intestinal para uma correta eliminação das fezes.

Leia: 8 sucos de frutas para dizer adeus a prisão de ventre

2. Ajuda a perder peso

Ingerir suco de aloe vera é um excelente hábito para melhorar os efeitos das dietas saudáveis de perda de peso.

Aconselha-se sua ingestão antes de iniciar uma dieta, já que age como um depurativo natural para remover as toxinas que afetam a digestão e o metabolismo.

Por outro lado, pode ser ingerido em pequenas quantidades para controlar a ansiedade pela comida sem se exceder nas calorias.

3. Tem um efeito anti-inflamatório

inflamacao-corpo

Os pacientes com doenças crônicas inflamatórias podem obter interessantes benefícios quando consomem de forma regular esta bebida.

Seus compostos anti-inflamatórios, como o campesterol, o lupeol e o beta-sitoesterol reduzem o inchaço e aliviam as dores associadas.

O aloe vera é aconselhado para ajudar no tratamento de:

  • Síndrome do intestino irritável
  • Artrite
  • Queimaduras
  • Doenças cardiovasculares
  • Doença de Crohn
  • Diabetes tipo 2

4. É muito nutritivo

Uma pequena dose de suco natural de aloe vera é perfeita para combater e evitar algumas das deficiências nutricionais mais comuns. 

Cabe destacar que contém:

  • Vitaminas (A, do complexo B, C e E)
  • Minerais (cálcio, ferro, magnésio, zinco, sódio, manganês, potássio)

5. Desintoxica o organismo

sangue

Os compostos ativos deste alimento são úteis para promover a eliminação das toxinas que ficam retidas na corrente sanguínea, no fígado e nos rins.

Sua ingestão moderada previne o dano celular e algumas doenças crônicas relacionadas à intoxicação do sangue.

6. Controla o colesterol

Os nutrientes contidos neste suco natural podem aumentar os níveis de colesterol bom e, por outro lado, reduzir o colesterol ruim e os excessos de triglicerídeos.

Isso se deve aos seus ativos anti-inflamatórios que, entre outras coisas, evitam o endurecimento arterial e a pressão alta. 

7. Protege a saúde bucal

saude-bucal

Os compostos antimicrobianos e anti-inflamatórios do aloe vera são úteis para prevenir os danos nas gengivas e as infecções dentais.

Seu consumo e aplicação sobre os dentes reduzem a presença de bactérias, impedem a formação de tártaro e neutralizam o mau hálito.

Além disso, é um dos melhores remédios contra as feridas na boca.

8. Controla o açúcar no sangue

O suco natural de aloe tem um efeito hipoglicemiante que beneficia os pacientes com diabetes tipo 2 ou cujos níveis de açúcar se desestabilizam regularmente.

Ele traz uma substância conhecida como glucomanano, a qual facilita a conversão dos açúcares em energia para evitar seu acúmulo no sangue.

Visite este artigo: 5 sucos naturais para regular os níveis de açúcar no sangue

Como preparar 0 suco de aloe vera?

suco-de-aloe-vera

Para preparar um suco saudável de aloe vera é necessário extrair o gel contido no interior das folhas, cuja planta deve ter dois ou mais anos.

Isso se deve ao fato de que antes desse tempo suas propriedades ainda não se desenvolveram por completo e, por isso, seus benefícios não serão tão efetivos.

Ingredientes

  • 1 folha de aloe vera
  • 1/2 copo de água (100 mL)
  • 1 colher de mel (25 g) (opcional)

Modo de preparo

  • Corte a folha de aloe vera com a ajuda de uma faca e extraia os cristais gelatinosos contidos em seu interior.
  • Lave o produto rapidamente para retirar qualquer resto desnecessário.
  • Depois de obter a polpa cristalina, adicione-a ao copo do liquidificador e bata com meio copo de água até obter uma bebida homogênea.
  • Se você quiser, adicione um pouco de mel para adoçar e consuma.
  • Tome entre meio e um copo ao longo do dia.
  • Você pode combiná-lo com outros ingredientes em vitaminas e limonadas.
  • Evite ingeri-lo em excesso para não sofrer reações indesejadas.

Como você pode ver, uma bebida natural de aloe vera traz maravilhosos benefícios para a saúde do corpo.

Prepare-o de forma regular em casa e consuma-o como parte de sua dieta para promover uma sensação de bem-estar.