Suco natural para reduzir o colesterol e a pressão alta

17 Abril, 2020
Além de ser rica em minerais e vitaminas, a maçã contém pectina, que é uma fibra muito benéfica que ajuda a reduzir o colesterol e a controlar a pressão arterial alta

A hipertensão arterial e o colesterol são considerados os maiores fatores de risco cardiovascular. Se não forem controlados, podem desencadear doenças graves no sistema e gerar consequências trágicas e irreversíveis. Por isso, é imprescindível seguir o tratamento médico e melhorar os hábitos de vida para abaixar o colesterol e a pressão alta.

A importância de ambas doenças está enraizada principalmente em seus efeitos arterioscleróticos, os quais se potencializam de uma forma preocupante quando acontecem simultaneamente em um mesmo paciente.

O colesterol aumenta de forma gradual e, por sua vez, contribui para o desenvolvimento e avanço da pressão arterial alta. Por isso, é muito importante prestar muita atenção a ambas condições e controlá-las a tempo, antes que deem lugar a uma doença crônica.

Os hábitos de vida são tão importantes quanto o tratamento

Quando se recebe um diagnóstico positivo destas duas alterações do sistema cardiovascular, é importante que os pacientes modifiquem seus hábitos de vida e iniciem um tratamento com determinados medicamentos.

Seguindo uma dieta saudável e realizando atividade física regularmente é possível equilibrar os níveis de colesterol, mas você deve ter em mente que esses dois fatores não devem estar isolados. É necessário evitar os excessos de qualquer tipo, procurar descansar bem todos os dias e manter um estilo de vida saudável.

No que diz respeito à dieta, essa pode ser organizada com a ajuda de um nutricionista. Adicionalmente, poderíamos aprender a fazer lanches e preparos complementares, como é o suco que vamos ensinar a fazer a seguir, para manter a variedade e o equilíbrio.

Suco de cenoura, maçã e aipo para controlar o colesterol e a hipertensão

O suco natural de cenoura, maçã e aipo é uma opção que, além de te tirar da rotina, pode te ajudar a manter uma dieta equilibrada orientada para abaixar o colesterol e a pressão alta.

Os benefícios de usar esses três ingredientes são os seguintes:

Benefícios da cenoura

Cenouras

A cenoura é um dos ingredientes principais desta bebida natural. De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição, é uma fonte de vitamina A e carotenoides e além disso contém pequenas quantidades de minerais como ferro, iodo e potássio. Também contém água e fibra, algo que pode contribuir muito com a saúde de forma geral.

  • A fibra ajuda a manter um bom trânsito intestinal e prevenir a prisão de ventre.
  • A água hidrata e ajuda o organismo a realizar suas funções corretamente.

Benefícios do aipo

Outro componente que incluiremos neste suco é o aipo. Trata-se de um vegetal verde, rico em água e fibra, que tem uma certa quantidade de proteínas, flavonoides, vitamina A e potássio.

Quanto a seu aporte nutricional e propriedades diuréticas, acredita-se que seu consumo regular (dentro de uma dieta equilibrada) possa contribuir para a função renal, ajudando a estimular a micção e combatendo a retenção de líquidos e, de certa forma, ajudando a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

Leia também: Suco de abacaxi e aipo para perder peso

Benefícios da maçã

Maçã verde

O último, mas não menos importante, é a maçã. Esta fruta com tão delicioso sabor se caracteriza por ser uma fonte de antioxidantes, cálcio,  vitaminas B e C, ferro e potássio.

Contém pectina, um tipo de fibra que contribui para diversas funções do organismo e, além disso, favorece a redução a do colesterol e o controle da pressão arterial alta.

Leia mais: Os benefícios de comer uma maçã por dia

Como preparar o suco para abaixar o colesterol e a pressão alta

Suco para freiar o colesterol

Ingredientes

  • 1 talo de aipo médio
  • 1 copo de água (250 ml)
  • 2 cenouras pequenas (baby ou comuns)
  • 2 maçãs pequenas (verdes, amarelas ou vermelhas, como você preferir)

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, lave muito bem todos os ingredientes.
  • Descasque as cenouras e corte-as em pedaços (que não sejam muito grossos). Uma vez cortado, coloque-as em um recipiente com água limpa.
  • Agora, separe o talo do aipo e reserve.
  • Corte a maçã pela metade, tire as sementes e corte-a em rodelas finas (sem tirar a pele).
  • Coloque todos os ingredientes em um recipiente de liquidificador e adicione o copo de água.
  •  Bata tudo durante alguns segundos até obter uma mistura homogênea, livre de grumos.
  • Prove e faça ajustes finais se considerar necessário.
  • Sirva e consuma.

Ainda que essa bebida não vá abaixar seu colesterol e a pressão alta por si só, ela poderá te ajudar a complementar sua dieta e a deixar de lado o consumo de bebidas industriais (como os sucos de caixinha e as águas saborizadas) que não contribuem em nada para a saúde.