Saiba por que é bom cultivar aloe vera em casa

O aloe vera precisa de pouca água, por isso só precisamos nos preocupar em colocar essa planta em uma área ensolarada, seja no interior ou no exterior, e sem muito vento.
Saiba por que é bom cultivar aloe vera em casa

Última atualização: 10 Fevereiro, 2021

Cultivar aloe vera em casa é uma excelente ideia que nós, sem dúvida nenhuma, recomendamos a todos. Em primeiro lugar para a sua saúde e, depois, para o bem-estar do seu lar.

A planta age como um purificador ambiental. Além disso, também não podemos nos esquecer de que o aloe é como um kit de primeiros socorros natural que será útil para tratar diversas condições de saúde.

Vamos explicar como você pode cultivar aloe vera em casa e compartilhar tudo o que essa planta pode fazer por você e pela sua família. Tome nota!

Cultivar aloe vera: um presente da natureza ao seu alcance

Existem quase 200 tipos de aloe vera, mas nós recomendamos o aloe vera aristata ou aloe vera saponaria. Essas variedades contam com folhas grandes e carnudas, e seus componentes naturais são muito benéficos.

A vantagem de cultivar aloe vera em casa é que é uma planta que não requer muitos cuidados. Além disso, se já tivermos uma em casa, ela nos oferece mudas para a obtenção de novas plantas.

Dessa forma, podemos ter um verdadeiro cultivo em casa para cuidar da nossa saúde. Vamos explicar como fazer isso.

Leia também: Dicas de jardinagem para nutrir as plantas naturalmente

Aloe vera para absorver tóxicos e radiações

De acordo com um estudo realizado pela NASA, a planta aloe vera ajuda a absorver algumas substâncias nocivas emitidas por certos elementos da nossa casa, como aparelhos eletrônicos ou tapetes.

A NASA definiu o aloe vera como um “purificador do ar”, porque tanto suas folhas quanto suas raízes são capazes de absorver contaminantes relacionados aos produtos sintéticos.

Estudos seguintes confirmaram esse efeito. No entanto, fica claro que esses efeitos podem diminuir em espaços interiores se uma série de regras não forem seguidas em relação ao cuidado da planta:

  • É necessário prestar atenção na luminosidade do espaço.
  • É importante monitorar a temperatura para que esteja adequada para a planta.
  • Devemos colocar o aloe vera em um cômodo bem ventilado.

Suco-de-aloe-vera

Aloe vera para a sua saúde

O aloe vera é muito utilizado pelas indústrias farmacêuticas. Dadas as suas propriedades hidratantes e cicatrizantes, ele permite elaborar principalmente tratamentos de beleza para a pele.

No entanto, dentro da cultura popular poderíamos dizer que essa planta é vista como muito benéfica. Por isso, pode valer a pena ter um pequeno cultivo em casa.

  • O aloe vera é rico em diversas vitaminas e minerais. Possui vitaminas do complexo B, taninos, óleos, ácidos graxos (oleico e linoleico), assim como inúmeros aminoácidos.
  • Em um estudo publicado na Revista Argentina de Dermatologia, foram analisadas as propriedades dessa planta. Por fim, concluiu-se que se trata de um medicamento anti-inflamatório que pode ser utilizado tanto interna quanto externamente. Portanto, atua como um analgésico natural leve, mas eficaz.
  • Também foi demonstrado que pode ajudar a regenerar as células da pele. Portanto, é muito útil para aliviar pequenas queimaduras e promover a cicatrização de feridas.
  • Pode nos ajudar a combater a prisão de ventre, graças às suas propriedades laxantes. No entanto, é necessário ter em mente que devemos ingeri-lo de forma natural, pois o látex do aloe vera, que no passado era usado como laxante, pode ser tóxico.
  • Algumas pesquisas mostram que essa planta tem potencial medicinal, por isso é tão amplamente utilizada na indústria de cosméticos e na medicina alternativa.

Leia também: Sinais estranhos que indicam uma deficiência de vitaminas

Como cultivar aloe vera em casa

Aloe-vera

Do que preciso?

  • Um vaso amplo e alto.
  • Terra e turfa enriquecida.
  • Um solo de cascalho, que servirá de drenagem natural.
  • Uma planta de aloe vera.

Cuidados

Iremos plantar nossa muda de aloe vera na primavera, aproveitando que ela gosta do sol e de ambientes secos. Tenha em mente que ela forma raízes de maneira rápida e profunda, por isso a necessidade de que o vaso seja fundo.

  • O aloe vera não gosta da areia da praia, já que o excesso de sais minerais não lhe cai bem. É melhor utilizar terra enriquecida e muito sol.
  • Uma vez que tenha sido plantado, espere ao menos 10 dias para regar novamente. Algo que você deve levar em conta é que, geralmente, essa planta precisa de pouca água.
  • Se a planta estiver dentro de casa, coloque-a sempre perto de uma janela. Se você for mantê-la no exterior da casa, coloque-a em um lugar onde bata sol, mas sem muito vento. Ela não costuma ser atacada por pragas ou insetos e cresce de forma rápida.
  • Uma planta adulta dará, em pouco tempo, filhos ao seu redor, que você poderá retirar pela raiz para criar novas plantas em outros vasos se quiser. Dessa forma, teremos sempre um bom cultivo em casa para fazer uso dessa planta e para mantê-la nos locais onde possa eliminar toxinas.

O aloe vera é um presente da natureza que pode ser muito útil. Portanto, não deixe de incluir essa planta em sua vida e em sua casa. Com pouquíssimos cuidados, essa planta pode oferecer muitos benefícios … O que você está esperando? Vá em frente e plante aloe vera em casa!

Pode interessar a você...
Creme regenerador de aloe vera muito fácil de preparar
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Creme regenerador de aloe vera muito fácil de preparar

Hoje vamos descobrir como preparar um creme regenerador de aloe vera de uma forma muito fácil. Aproveite todos os benefícios dessa planta!