Causas e tratamentos para unhas frágeis

· 4 de janeiro de 2019
Os remédios naturais são muito eficazes se forem aplicados com frequência. Para ter unhas saudáveis também é fundamental manter uma alimentação equilibrada.

Nosso bom estado de saúde reflete na beleza de nossos cabelos e unhas. Se não nos cuidarmos por dentro e não nos alimentarmos corretamente, ambos ficarão danificados e quebradiços. Veja neste artigo causas e tratamentos para unhas frágeis.

Nossas unhas são constituídas basicamente por uma proteína indispensável, que ajuda o organismo a promover o crescimento correto das mesmas: a queratina.

Além disso, para mantê-las em bom estado, se faz necessária uma variedade razoável de vitaminas, como vitaminas A, B, C, assim como uma quantidade adequada de minerais e aminoácidos sulfurados, encontrados nas gorduras vegetais, por exemplo.

Agora, veremos calmamente os principais problemas que podem afetar as nossas unhas e os melhores tratamentos para eles.

Principais problemas que afetam as unhas

para unhas frágeis

  • As linhas de Beau. São pequenas depressões que surgem nas unhas, costumam aparecer logo após apresentarmos alguma doença que nos deixou fracos e com as defesas do organismo debilitadas.
  • Unhas frágeis e quebradiças. Elas se quebram com facilidade e a causa, em alguns casos, é a passagem natural do tempo, o envelhecimento. Entretanto, na maioria das vezes, isso pode ser consequência de algumas doenças.
  • Em certas ocasiões, quando expomos nossas unhas à umidade, ou quando somos acostumadas a usar esmalte com frequência, as unhas podem descascar e ficar frágeis.
  • Surgimento de fungos. Nossas unhas mudam de cor, forma e textura.
  • As infecções bacterianas podem causar dor embaixo das unhas e ao redor delas. São processos muito incômodos, que podem resultar na perda das mesmas.
  • Mudanças de cor nas unhas. Podem ser causadas por problemas cardíacos e hepáticos.
  • Distúrbios nas tireoides podem causar unhas quebradiças.
  • Manchas brancas nas unhas, também chamadas leuconiquia. Existem muitos falsos mitos a respeito destas manchas brancas, por exemplo, o de que é consequência da falta de cálcio no organismo.
    • Isso não é verdade, pois tratam-se basicamente de pequenas lesões na unha, em decorrência de algum processo inflamatório ou traumatismo na raiz da unha, provocando uma queratinização anormal. É algo inofensivo.

Dieta adequada para fortalecer as unhas

Vitaminas essenciais

para unhas frágeis

Vitamina B

Essencial para a saúde não apenas das unhas, mas também do cabelo. Nesse caso, a levedura de cerveja e o gérmen de trigo são muito recomendáveis.

Além disso, você pode tentar conseguir com seu médico cápsulas de vitamina B, que são um ótima opção.

Vitamina A

Rica em betacaroteno. Os alimentos que contêm este composto serão facilmente reconhecidos, graças aos seus pigmentos avermelhados, amarelados e alaranjados presentes neles.

Alguns exemplos são as cenouras, os morangos, os frutos silvestres, os tomates, os pimentões ou as abóboras etc.

Leia também: Benefícios que os morangos oferecem à saúde

Minerais essenciais

Se incluirmos legumes em nossa dieta, conseguiremos unhas mais saudáveis, pois são uma fonte de ferro, cálcio e iodo. As avelãs, amêndoas e nozes também são muito benéficas para as unhas.

As batatas e as berinjelas são muito ricas em zinco, além de essenciais para a síntese do colágeno e formação das unhas. Não deixe de incluí-las em sua dieta!

Remédios caseiros para unhas frágeis

Azeite de oliva e suco de limão

para unhas frágeis

Faça uma massagem nas unhas com um preparo à base de: uma colher pequena de azeite de oliva misturado com suco de limão.

Com um algodão, umedeça as unhas com este líquido pelo menos por 2 vezes na semana à noite. Ele fará com que as unhas frágeis fiquem mais saudáveis.

Remédio com sal marinho

Misture 2 colheres pequenas de sal marinho refinado com 2 gotas de suco de limão, acrescente também uma colher de gérmen de trigo (ideal para saúde das unhas).

Depois, misture-os com um pouco de água morna (menos de meio copo). Aplique 2 vezes por semana para notar os bons resultados.

Remédio com cerveja e vinagre de maçã

Este é um remédio igualmente eficaz para as unhas quebradiças e será de grande ajuda. É muito simples de fazer!

Esquente 1/4 de um copo de azeite de oliva, misturando-o com uma quantidade igual de vinagre de maçã e a metade de um copo de cerveja.

Leia também: 6 grandes benefícios da cerveja que te surpreenderão

Os ingredientes usados são essenciais para a saúde das unhas. Uma vez preparado, mergulhe as unhas na mistura por 15 minutos para que absorvam os nutrientes necessários. É simplesmente excelente!

Use o remédio que achar mais fácil ou que mais te agradar. Mas o mais importante é ser constante e fazê-lo por pelo menos 2 vezes na semana e sempre à noite.

Se além disso você se alimentar adequadamente e evitar hábitos inadequados, como morder as unhas, aos poucos, notará uma melhora progressiva.

Imagem oferecida por TratamientosdeBelleza.

  • Fleckman, P., & Scher, R. K. (2005). Brittle Nails. In Nails. https://doi.org/10.1016/B978-141602356-2.50014-1

  • Dimitris, R., & Ralph, D. (2012). Management of simple brittle nails. Dermatologic Therapy. https://doi.org/10.1111/j.1529-8019.2012.01518.x