Café da manhã energético e saudável sem leite, farinha ou açúcar

24 de dezembro de 2019
Graças às propriedades de seus ingredientes naturais, com esta receita receberemos um café da manhã energético que nos dará tudo o que precisamos para enfrentar o dia da melhor maneira possível

Para tomar um café da manhã energético, não é necessário recorrer sempre a laticínios, farinha e açúcar. É possível desfrutar de uma boa refeição no início da manhã combinando outros alimentos.

Um café da manhã energético ajuda a obter a força e o entusiasmo necessários  para iniciar as atividades diárias com o pé direito. Por esse motivo, muitas pessoas consideram a refeição mais importante do dia.

Hoje, com a ascensão do vegetarianismo e do veganismo, conseguimos verificar que existem muitas opções saudáveis ​​de café da manhã que podem ajudar a variar a dieta e nem sempre caem na mesma: cereais com leite, café e pão.

Café, uma bebida muito popular no café da manhã

Geralmente, muitas pessoas se levantam, lavam o rosto e a primeira coisa que fazem é ir tomar uma xícara de café. Este se torna seu primeiro ritual matinal. Agora, é mesmo conveniente beber uma xícara de café assim que se acorda?

Segundo Cecilia Lobato, especialista em nutrição, não é aconselhável consumir café assim que sairmos da cama. Idealmente, aguarde cerca de 90 minutos. E ela explica o motivo: se tomamos café assim que acordamos, inibimos a atividade do cortisol (o hormônio que nos mantém alertas).

Como desistir do sabor da primeira xícara de café? O que beber então? Você deve estar se perguntando. Bem, Lobato recomenda escolher o mais simples: beber a primeira xícara de café descafeinado e depois a xícara habitual. 

Descubra: 6 dicas para reduzir o consumo de café

Benefícios de um café da manhã energético

Um café da manhã energético pode oferecer os seguintes benefícios:

  • Ficaremos saciados durante toda a manhã e não precisaremos cortar nenhum outro alimento.
  • Podemos nos sentir bem o suficiente para iniciar nossas atividades. Também teremos um humor melhor.
  • Ficaremos satisfeitos e evitaremos comer alimentos não saudáveis.  
  • Por outro lado, podemos manter um bom processo de digestão e um trânsito intestinal regular.

Uma proposta de café da manhã energético

Ingredientes

  • 3 xícaras de nozes picadas: amêndoas, avelãs, nozes (300 g)
  • 1 xícara de frutas secas: passas, ameixas, tâmaras (160 g)
  • 1 xícara de sementes: girassol, abóbora, linho, chia (160 g)
  • ½ xícara de cacau em pó (120 g)
  • Óleo de coco (quantidade necessária)
  • ½ xícara de mel (100 g)

Preparação

  • Primeiro, vamos misturar as nozes, frutas secas (picadas) e sementes em uma tigela.
  • Em outra tigela, misture o mel e o óleo de coco. Se estiverem endurecidos, devemos aquecê-los no banho-maria para que fiquem líquidos. Então, vamos adicionar o cacau em pó.
  • Em seguida, misturaremos o conteúdo das duas tigelas.
  • Quando tudo estiver bem integrado, espalharemos essa massa em uma bandeja, que esfriaremos e guardaremos na geladeira.
  • Finalmente, em uma hora teremos um tipo de bolo de frutas e sementes pronto para cortar em barras menores.
  • Manteremos sempre as barras na geladeira até serem consumidas, pois o óleo de coco derrete se estiver acima de 23ºC.

A contribuição de cada um desses ingredientes

Um café da manhã energético pode ser composto de diferentes alimentos. A proposta que apresentamos a seguir contém, como principais ingredientes, nozes.

Lembre-se de que você também pode saborear todos os tipos de frutas no café da manhã. 

Frutos secos

Frutos secos

Os frutos secos são ricos em proteínas, fibra, ácidos gordos, vitaminas e minerais. Eles nos dão muita energia e fazem nos sentir saciados.

A maneira mais benéfica de consumi-los é colocar nozes cruas, sem assar ou fritar, sem sal ou açúcar adicionado.

Frutas secas

Além disso, as frutas secas, entre as quais destacamos ameixas, uvas e tâmaras, são ricas em açúcar e fibra. Além disso, elas contribuem para regular a função intestinal e diminuem com o desejo de comer alimentos doces não saudáveis.

Sementes

As sementes são alimentos muito completos que, apesar de seu pequeno tamanho, concentram vários nutrientes. Elas são uma excelente opção para serem adicionadas a todos os tipos de receitas, bem como ao nosso café da manhã nutritivo.

Descubra: Decálogo para desintoxicar o corpo com dieta

Mel de abelha

mel é um alimento com alto teor de calorias e açúcar que pode ajudá-lo a obter energia suficiente para começar o dia. Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição ( FEN), a cada 100 gramas você ingere cerca de 295 quilocalorias. 

Cacau

Cacau

cacau puro e amargo é um alimento que podemos consumir regularmente, em vez de chocolate, que geralmente contém muito açúcar.

O cacau nos dá energia, melhora a saúde dos nossos músculos e nos dá uma agradável sensação de bem-estar. Além disso, contém antioxidantes que fornecem vários benefícios à saúde de todo o corpo.

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