Café da manhã energético e saudável sem leite, farinha ou açúcar

20 de novembro de 2017
Graças às propriedades de seus ingredientes naturais, com esta receita receberemos um café da manhã energético que nos dará tudo o que precisamos para enfrentar o dia da melhor maneira possível

Para as pessoas que procuram um café da manhã energético que lhes dê vitalidade e lhes abasteça de nutrientes, apresentamos uma opção muito saudável, sem lácteos, farinha ou açúcar.

Descubra o que é esse café da manhã que o ajudará a começar o dia com energia e de bom humor.

A importância de um café da manhã energético

Muitas pessoas que desejam começar o dia com energia costumam recorrer ao café.

No entanto, embora o café ofereça um estímulo rápido para ativar o metabolismo, seus efeitos não são duradouros e não nos dão a quantidade de nutrientes que precisamos para enfrentar o dia.

Se escolhermos um café da manhã energético, obteremos vários benefícios para a saúde:

  • Nós nos sentiremos saciados durante toda a manhã, e não precisaremos cortar qualquer outro alimento.
  • Podemos nos permitir alguns caprichos durante o dia sem o medo de sofrer carências, já que o café da manhã é muito completo.
  • Ativa o metabolismo de forma saudável e podemos queimar calorias com mais facilidade.
  • Melhoraremos o trânsito intestinal.

Veja também: Tomar um bom café da manhã diariamente ajuda a prolongar a sua vida em 5 anos

As bases do nosso café da manhã

Em seguida, destacamos as propriedades dos ingredientes do nosso café da manhã nutritivo.

Frutos secos

Frutos secos podem ser adicionados a um café da manhã energético

As nozes são ricas em proteínas, fibras, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Elas nos dão muita energia e nos saciam.

A maneira mais benéfica de consumi-los é colocar as nozes cruas em imersão por várias horas para ativar suas propriedades. O ideal é consumir um punhado das que mais gostamos.

Frutas secas

As frutas secas, entre as quais destacamos as ameixas, uvas e tâmaras, são ricas em açúcares e fibras. Além disso, elas ajudam a regular a função intestinal e tirar o desejo de comer doces.

Sementes

Sementes podem ser adicionadas para um café da manhã energético

As sementes são alimentos muito nutritivos que, apesar do tamanho reduzido, concentram uma grande quantidade de nutrientes. Eles são uma excelente opção para adicionar a todos os tipos de receitas, bem como ao nosso café da manhã nutritivo.

Óleo de coco

O óleo de coco é um alimento comum em receitas saudáveis ​​que estão em voga.

É uma gordura saudável que podemos consumir com moderação para conseguir, embora pareça impossível, queimar mais calorias e eliminar a gordura que se acumula no abdômen.

Ao consumirmos óleo de coco desfrutamos o prazer de seu sabor e sua textura cremosa, e podemos cozinhar sem outras gorduras que sejam prejudiciais para a nossa saúde, e que nos fazem ganhar peso.

Além disso, o óleo de coco tem a vantagem de nos permitir solidificar os alimentos ao esfriá-los e, assim, elaborar todos os tipos de doces e sobremesas.

Cacau

O cacau pode ser adicionado a um café da manhã energético

O cacau puro e amargo é um alimento medicinal que podemos consumir em uma base regular em vez de chocolate, que geralmente contém muito açúcar.

O cacau nos dá energia, melhora a saúde de nossos músculos, e nos proporciona uma agradável sensação de felicidade.

Além disso, é um poderoso antioxidante que combate os danos causados ​​pelos radicais livres, tanto interna como externamente.

Mel de abelha

O mel de abelhas é um adoçante natural muito enérgico com propriedades antibióticas e remineralizadoras. Este também nos ajudará a solidificar esse café da manhã, para que seja mais fácil consumi-lo.

Recomendamos o consumo de mel orgânico.

Leia também: Óleo de coco nutritivo e cítricos para uma pele mais suave, reluzente e sem manchas

Café da manhã energético

Ingredientes

Para preparar o nosso café da manhã energético para vários dias, precisamos dos seguintes ingredientes:

  • 3 xícaras de nozes picadas (amêndoas, avelãs, nozes) (300 g)
  • 1 xícara de frutas secas (passas, ameixas, datas) (160 g)
  • 1 xícara de sementes (girassol, abóbora, linho, chia) (160 g)
  • ½ xícara de óleo de coco extravirgem (100 g)
  • ½ xícara de cacau amargo em pó (120 g)
  • ½ xícara de mel (170 g)

Preparação

  • Primeiro, misturaremos as nozes, as frutas secas (em fatias) e as sementes em uma tigela.
  • Em outra tigela, vamos misturar o mel e o óleo de coco. Se eles estiverem endurecidos, devemos aquecê-los em banho-maria para que eles fiquem líquidos. Em seguida, adicionaremos o cacau em pó.
  • Vamos misturar o conteúdo das duas tigelas.
  • Quando tudo estiver bem integrado, estenderemos esta massa em uma bandeja, que resfriaremos e conservaremos na geladeira.
  • Em uma hora, vamos preparar uma espécie de bolo de frutas e sementes que podemos cortar em barras menores.
  • Nós sempre manteremos as barras na geladeira até o momento de consumi-las, já que o óleo de coco derrete se estiver acima de 23 °C.
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