Os 5 melhores remédios para as crises de ansiedade

19 de outubro de 2019
Ao invés de deixar que nos dominem, é fundamental conhecer alguns remédios para as crises de ansiedade que podem ajudar a recuperar o controle da situação.

As crises de ansiedade são um problema que causa muita preocupação, temor e insegurança em quem sofre com elas. Em suma, estes ataques estão relacionados com um desequilíbrio do sistema nervoso e uma perda de controle de nosso próprio corpo.

Felizmente existem tratamentos naturais contra esse transtorno. Confira!

Sobre as crises de ansiedade

Mulher com ansiedade

Para entender a ansiedade é necessário considerar que este transtorno pode estar relacionado com diferentes fatores, por exemplo:

  • Traumas ou bloqueios emocionais
  • Alterações do sistema nervoso
  • Déficits nutricionais
  • Abuso de substâncias estimulantes

Por isso, para abordar a crise de ansiedade teremos que revisar estas questões. É necessário tentar levar uma vida o mais saudável possível, com uma dieta equilibrada, assim como bons hábitos de exercício, contato com a natureza, atividades lúdicas, etc.

Além disso, é bom tratar a mente com os profissionais adequados a nível psicológico e emocional. Partiremos sempre da premissa que a pessoa com ansiedade tem um conflito interno. É possível que esteja realizando algo que, de fato, não deseja fazer.

Leia este artigo: Acabe com a irritabilidade, a ansiedade e a depressão

Remédios para as crises de ansiedade

1. Movimentos oculares

Os movimentos oculares podem diminuir a intensidade emocional da ansiedade, assim como estados de pânico, fobias ou estresse pós-traumático. No geral, as pessoas que sofrem estados ansiosos ou depressivos tendem a olhar para baixo, para o chão. Por isso, ante os primeiros sintomas de crise de ansiedade é bom procurar olhar para cima para combater estes estados emocionais.

Além disso, qualquer tipo de movimento ocular pode se tornar benéfico. Realizar círculos em ambas direções, linhas horizontais, verticais ou diagonais, ou mesmo olhar para o nariz.

2. Respiração

A respiração é outra questão chave para prevenir ou combater as crises de ansiedade, bem como qualquer tipo de transtorno nervoso. À medida que nos alteramos, nossa respiração também fica bloqueada e se torna curta, superficial e interrompida.

Além disso, devemos procurar nos acalmar o suficiente para poder focar na respiração. Dessa forma, desviaremos o centro de atenção para o nosso interior e, assim, poderemos lutar para recuperar o equilíbrio.

Ainda, é possível sentar ou deitar, para assegurar a realização de uma respiração profunda. Ao inspirar, encha o abdômen e depois o peito. Ao expirar, faça-o de forma inversa, esvaziando o peito e, em seguida, o abdômen. Pode-se colocar as mãos no torso para fazê-lo com mais facilidade.

3. Óleos essenciais

Os óleos essenciais são um método natural excelente para equilibrar o sistema nervoso de uma maneira prazerosa e sensorial. Não só é possível descobrir os óleos com propriedades relaxantes, como também é possível se guiar por aromas favoritos ou aqueles que trazem estados de alegria e serenidade.

Os óleos que podem ser utilizados como remédios para as crises são os seguintes:

  • Lavanda
  • Tangerina
  • Laranja
  • Manjerona
  • Cedro
  • Manjericão
  • Cipreste
  • Rosa
  • Camomila

Além disso, pode-se fazer um uso tópico, combinando-os com cremes ou loções corporais. Também pode-se utilizar um difusor aromático em nossa casa. No entanto, nos momentos de crise, o bom é inalá-los de forma direta.

4. Banho de sulfato de magnésio

Banho relaxante contra ansiedade

O magnésio é um mineral com propriedades relaxantes sobre o sistema nervoso. É possível usá-lo como suplemento diário para prevenir as crises e, ao mesmo tempo, melhorar a saúde.

No entanto, no momento da crise, caso tenha uma banheira disponível, recomendamos optar por um banho com sulfato de magnésio (sais de Epsom). Não só se consegue um efeito sedativo, como também se revitaliza o organismo.

  • 5 colheres de sais de Epsom (100 g) em uma banheira é a dose recomendada.

Descubra: Como aprender a terapia das flores de Bach de maneira simples

5. Remédio Resgate contra crises de ansiedade

Um remédio natural que funciona rapidamente é o preparado Resgate, pertencente às flores de Bach; estas são uma mistura de essências florais ideais como remédios para as crises de ansiedade ou de qualquer índole. É possível ter sempre em mãos um pequeno frasco desta combinação de plantas para tomar no momento que precisar.

Além disso, o remédio Resgate equilibra as emoções em situações agudas como as crises de ansiedade, acidentes, más notícias repentinas, estados de choque, etc. Somente terá que tomá-lo de maneira contínua até se acalmar o máximo possível.

É bom destacar que este remédio não tem contraindicações nem efeitos secundários. Portanto, crianças e mulheres grávidas podem tomá-lo, sempre com a indicação do obstetra.