Florais de Bach para quem se sente sobrecarregado

3 de fevereiro de 2019
Entre os grandes benefícios dos florais de Bach, destacam-se que eles não têm efeitos colaterais, contraindicações nem causam dependência, de modo que crianças e gestantes também pode tomá-los.

Neste artigo te explicamos como os florais de Bach podem te ajudar, de maneira natural, a eliminar as sobrecargas da sua vida. Porque, quantas vezes nos acontece de sentirmos que temos responsabilidades demais há dias?

Às vezes são questões de trabalho, enquanto outras são emoções que não conseguimos enfrentar e que nos causam um estresse significativo. É fundamental poder recuperar a serenidade para enfrentar essas situações e que não repercutam em nossa saúde de maneira negativa.

O que são florais de Bach?

Os florais de Bach são 38 essências de flores que atuam no nosso organismo a nível emocional, psicológico e energético. Têm o objetivo de combater nossos bloqueios graças à energia sutil que essas fragrâncias de origem vegetal nos proporcionam.

Esses remédios funcionam como um kit de primeiros socorros emocional. Nos ajudam em nosso dia a dia e em nosso desenvolvimento pessoal sem interferir em nosso caminho.

Qualquer pessoa pode consumi-los, já que não possuem contraindicações e nem efeitos adversos. Por este motivo, são recomendados também para crianças, gestantes, idosos e até animais de estimação.

Pode te interessar: Plantas que ajudam a purificar a casa

De que maneira nos ajudam?

De que maneira os florais de bach nos ajudam?

A vantagem de optar pela medicina natural para tratar este tipo de questão é que evitamos possíveis efeitos secundários da medicina convencional. Tanto a nível de sintomas e desconfortos indesejáveis a nível de mudanças de atitude e personalidade.

Além disso, também é uma boa escolha no sentido de que não nos causará dependência. Permite que seja o nosso próprio organismo, com seus recursos, o responsável por encontrar o equilíbrio.

Os florais de Bach, em particular, atuam somente quando o corpo necessita. Caso os consumirmos sem necessidade, não terão efeito.

Que florais devemos tomar?

Angústia, desespero e fadiga

Que florais de Bach devemos tomar?

  • Castanea sativa

Também conhecida como castanheira-portuguesa ou castanheiro-bravo. Esta flor nos proporciona resistência quando aquela angústia que sentimos é quase insuportável e nos sentimos no limite das nossas forças, tanto a nível físico como mental.

  • Ulmus procera

Também podemos encontrá-la pelo nome de elm ou olmo branco. É efetiva para quando não sabemos bem como enfrentar a situação que estamos vivendo, porque nos parecer muito difícil ou fora do nosso alcance.

  • Olive

O floral olive é recomendado para aquelas pessoas que vem sofrendo em excesso e se sentem exaustas, sem forças para enfrentar o seu dia a dia. Esta flor ajuda a superar o esgotamento físico e mental.

  • Mustard

O floral mustard pode nos ajudar quando o que nos sobrecarrega são sentimentos de desespero, melancolia e pessimismo, que nos impedem de começar o dia com alegria.

  • Aesculus hippocastanum

Também é conhecido como castanheiro da índia ou white chestnut. Este floral é ideal para quando passamos o dia inteiro com pensamentos recorrentes. Em alguns casos, esses pensamentos não param durante a noite e dificultam nosso descanso.

Paciência e flexibilidade

  • Impatiens glandulifera

Esse floral é ideal para aqueles casos em que a sobrecarga é fruto da impaciência que não sabemos controlar, impedindo-nos de organizar bem o tempo e ter constância. Este floral nos dá paciência.

  • Aqua petra

A água de rocha ou rock water é ideal para os que são auto-exigentes e, de modo geral, acabam se sobrecarregando por não saberem ser mais flexíveis ou pedir ajuda. Costumam ser pessoas com contraturas musculares e problemas nas costas.

Mudanças e situações de crise

  • Junglans regia

O floral walnut nos pode ser muito útil se o que nos sobrecarrega está relacionado com uma mudança importante ou uma etapa de transição, como pode ser um divórcio, o falecimento de um ente querido, um nascimento, uma mudança no ambiente de trabalho, etc.

  • Rescue

Conhecido como rescue remedy ou remédio rescue, essa mistura de várias essências florais, pode ser de grande utilidade em momentos pontuais nos quais nos sentimos em crise, com muita angústia ou diante de uma situação que nos causa muito estresse.

Como devemos consumi-los?

Como devemos consumir os florais de Bach?

É possível que, ao ler o parágrafo anterior, percebamos de que necessitamos de mais de uma flor. Portanto, podemos tomar, de uma só vez, até um máximo de 7 florais de Bach, contudo, somente se for necessário.

As doses habituais são de quatro gotas abaixo da língua, quatro vezes por dia. Caso nos sentirmos muito sobrecarregados em algum momento, podemos aumentar a quantidade de vezes que tomamos durante o dia, entretanto, deverão ser sempre doses de quatro gotas.

  • As crianças também podem consumir os florais com um pouco de água ou suco.
  • Já para os animais de estimação, podemos misturar os florais com um pouco de água, assegurando-nos que tomem pelo menos três vezes ao dia. Também podemos utilizar um medidor de gotas.

Leia também: Plantas que atraem energias positivas

Onde podemos encontrá-los?

Podemos encontrá-los em herbolários, lojas de produtos dietéticos, algumas farmácias e centros especializados de produtos naturais e terapias alternativas. Caso seja necessário mais de um floral, podemos solicitar uma preparação personalizada. 

  • Orozco, R. (2003). Las Flores de Bach hoy. Natura Medicatrix.
  • Cozin Nosow, S. K., & Ceolim, M. F. (2016). Selection of Bach flowers for improving sleep quality. Journal of Nursing UFPE on Line. https://doi.org/10.5205/9972