14 sinais de um nível alto de cortisol

7 de abril de 2018
Aprenda a identificar claramente quais são os 14 sinais que podem indicar um nível alto de cortisol e como podemos agir para combatê-lo.

O corpo precisa de uma certa quantidade de cortisol para cumprir várias funções, como a síntese proteica e a gliconeogênese, entre outras. No entanto, você saberia identificar os sinais de um nível alto de cortisol no organismo?

Mas o que é cortisol? É um hormônio esteroide produzido no córtex das glândulas suprarrenais. Ele participa especialmente na regulação do sistema imunológico.

Este é o hormônio que aumenta os níveis de glicose em situações estressantes para que nosso corpo tenha energia suficiente para lidar com ele. É por isso que é conhecido como o hormônio do estresse. Mas o que acontece se você tiver um nível alto de cortisol no corpo?

Um nível alto de cortisol é um problema?

Sim. Todos os excessos são prejudiciais e, neste caso, também. Um nível alto de cortisol pode ter consequências negativas para o organismo.

Por que a quantidade desse hormônio pode ser alterada? Entre as principais razões estão as situações estressantes sustentadas ao longo do tempo. O ritmo atual da vida, especialmente nas grandes cidades, contribui para o estresse se tornar crônico.

Outras causas que levam a um nível alto de cortisol

  • Infecções
  • Traumatismos
  • Depressão grave
  • Ingestão de esteroides
  • Excesso de atividade física
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
  • Doenças adrenais (no hipotálamo ou glândula pituitária)

Sinais de um nível alto de cortisol

Diabetes

Os sinais de um nível alto de cortisol são muito variados. No entanto, quando uma pessoa apresenta a maior parte dos seguintes sintomas, é necessário ir ao médico para confirmar ou descartar a possibilidade de que seja um desequilíbrio deste hormônio.

  1. Hipertensão
  2. Osteoporose
  3. Fadiga
  4. Irritabilidade
  5. Problemas digestivos
  6. Fraqueza muscular
  7. Mudanças de humor repentinas
  8. Dificuldade para pegar no sono
  9. Retenção de água nas pálpebras
  10. Presença excessiva de glicemia
  11. Produção de cabelo no rosto de forma excessiva
  12. Aparecimento de estrias na pele do abdômen
  13. Obesidade concentrada na área abdominal
  14. Aparecimento de depósitos de gordura no pescoço

O que fazer se você tiver um alto nível de cortisol?

Exame médico

Uma vez que o médico solicitou os exames de sangue e os respectivos resultados foram obtidos, ele poderá avaliá-los.

Os números normais deste hormônio no sangue variam de 5 a 20 microgramas por decilitro. Ou também podem ser indicados como 140 a 550 nanomoles/litro.

Caso os números sejam mais altos do que estes, podemos falar de um excesso. O próximo passo será determinar a causa do aumento do cortisol no organismo. Desta forma, será possível orientar o tratamento adequado para o paciente.

Se o corpo mantiver um alto nível de cortisol, isso pode levar à chamada síndrome de Cushing.

O que podemos fazer?

Mulher com dificuldade para dormir

Recomendamos que você coloque em prática as seguintes medidas para que seus níveis de cortisol permaneçam normais.

  • Mantenha-se hidratado. Não esqueça que o corpo precisa de uma certa quantidade de água por dia para poder executar suas funções corretamente.
  • Tente dormir entre 6 e 8 horas consecutivas durante a noite.
  • Evite refeições muito pesadas e em quantidades exageradas.
  • Evite o consumo de produtos com cafeína (refrigerantes, bebidas energéticas, café e álcool).
  • Faça atividade física regularmente, mas não excessivamente.
  • Evite alimentos processados que contenham açúcar refinado e carboidratos (pães, bolos, macarrão, doces em geral, etc.).
  • Pergunte ao seu médico quais são as melhores opções para dormir melhor. Ele poderá recomendar produtos naturais.
  • Pesquise quais são as ervas naturais que têm um efeito antiestresse e busque a alternativa que melhor se adequa a você: cápsulas, infusões, e assim por diante.

Outras dicas a considerar

Mulher respirando ar puro

Uma das maneiras de evitar o nível alto de cortisol é não permitir que situações estressantes nos abalem no dia a dia. Para isso, é necessário que você coloque estas dicas em prática. Nós asseguramos que elas ajudarão a cuidar do seu bem-estar.

  • Aprenda técnicas de respiração e use-as. Você verá como a respiração profunda diária irá beneficiá-lo não apenas emocionalmente, mas também a nível biológico.
  • Medite diariamente ou opte por qualquer outra técnica de relaxamento.
  • Brinque, passeie e acaricie o seu animal de estimação todos os dias. Se você não tem um, considere de forma responsável a opção de adotar um cachorro ou um gato. Você verá como isso faz a diferença.
  • Você também pode considerar ir a uma sessão de terapia do riso.
  • Tente se distrair de suas preocupações diárias: ouvir música, assistir a um filme engraçado, ler um livro, compartilhar um bom momento com amigos ou familiares ou procurar um novo hobby.
Recomendados para você