9 truques para quem não consegue dormir no avião

· 11 de março de 2018
A maioria das pessoas não consegue dormir no avião, há vários fatores que afetam o descanso. Compartilhamos alguns conselhos que podem ajudar a conciliar o sono.

Você tem pânico de viajar de avião ou simplesmente não gosta e isso lhe impede de dormir quando o que você mais quer é pegar no sono? Preste atenção a esses nove truques que vão fazer com que você descanse mais facilmente.

1. Pegue voos noturnos

Sempre que for possível, pegue voos à noite, será mais fácil conciliar o sono. Se coincidir com o seu horário normal de sono, você vai poder dormir mais facilmente. Outro conselho é que a noite anterior à viagem você durma um pouco menos, levante-se entre 2 ou 3 horas mais cedo do que o normal para sentir sono.

2. Terças e quartas você viaja mais cômodo

Se tiver a oportunidade de escolher o dia em que vai voar, não tenha dúvidas, as terças e quartas são os dias mais cômodos para viajar. Geralmente, há bem menos gente no avião e, portanto, você terá mais espaço livre.

Exatamente o contrário acontece nas sextas e nos feriados, quando muitas pessoas viajam. Leve isso em consideração.

 

3. O melhor assento é o da janela

Se você é dessas pessoas que gostam do corredor, terá que mudar de preferência porque o melhor assento está perto da janela. Escolher assentos do lado da janela permite que você encoste sua cabeça na lateral sem incomodar as pessoas.

Também é recomendável evitar os assentos mais próximos à divisória que separa a área da tripulação. Embora tenham muito espaço para colocar as pernas, esses assentos são reservados para famílias com bebês.

Você também não conseguirá dormir bem se escolher assentos próximos ao banheiro porque é uma área de muito trânsito.

4. Incline seu assento ao máximo

Menino dormindo no avião

Na medida do possível, incline seu assento ao máximo. Certifique-se de que o passageiro que está atrás de você não ficará incomodado.

Lembre-se de que ficar sentado durante várias horas seguidas em um assento baixo que tem um ângulo de 90 graus pode provocar dor na cintura.

Não destrave a mesa nem se encoste no assento à sua frente porque é ruim tanto para o pescoço quanto para a coluna.

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5. Leve roupa confortável

É fundamental viajar com roupa confortável. Se você usa uma roupa que limita o movimento não vai dormir bem nem vai conseguir conciliar o sono.

Além disso, leve em consideração a temperatura do avião, verifique se a companhia aérea oferece manta, leve com você um casaco e meias de lã quentes ou ainda uma manta fina pensada precisamente para esse tipo de viagens.

Se ficar com frio será difícil conciliar o sono.

6. Coloque bem o cinto de segurança

Pessoa colocando cinto de segurança no avião

Para dormir bem você precisa estar o mais confortável possível, como comentamos, e se você colocar o cinto de segurança em cima da roupa ou da manta, vai conseguir isso.

Se você colocar bem o cinto e dormir, ainda que o avião entre em turbulências, a comissária não precisará acordar você, a turbulência passará despercebida.

7. Pense em levar acessórios para dormir

Talvez seja mais cômodo conciliar o sono se você levar acessórios adequados para dormir. Lembre-se de que, geralmente, o que mais incomoda em um avião é a luz e o ruído. Pense em levar uma máscara e tampões para os ouvidos.

Para ter uma posição cômoda na cabeça ou no pescoço você terá que levar uma almofada especial. Como medida de urgência você pode usar uma camisa enrolada.

8. Desligue os aparelhos eletrônicos

Não deve se usar o celular no avião

Desligue os aparelhos eletrônicos sempre que for possível. Não fique assistindo filmes porque a luz da tela faz com que seu cérebro se mantenha ativo e isso faz com que você demore mais a pegar no sono. Se quiser se entreter, melhor ler um pouco.

9. Cuidado com o que come e bebe

Tenha cuidado com o que come e bebe a bordo de um avião. Se você quiser dormir bem, não deve comer em excesso. No caso das bebidas, melhor evitar as opções energéticas ou o café e optar por outras opções como a água ou o chá sem teína.