8 conselhos para manter a coluna vertebral forte e saudável

· 2 de fevereiro de 2018
Para favorecer a saúde da coluna é muito importante cuidar de nossa higiene postural e fazer exercícios para fortalecer os músculos da região.

Quer saber como manter a coluna vertebral forte e saudável? Esta é uma estrutura complexa que se encarrega de dar suporte ao corpo, sustentando a cabeça, passando pelo pescoço e pelas costas, até a pelve.

É composta por vértebras, discos e medula espinhal que, por sua vez, atuam como canal de comunicação para o cérebro através do sistema nervoso.

Devido a isto, um deslocamento de vértebras ou lesão, por menor que seja, se transforma em um obstáculo para que os sinais cheguem até seu destinatário.

Como consequência, podemos desenvolver doenças e, em casos mais graves, a habilidade de movimento, a respiração e os sentidos podem ser alterados.

Por essa razão, é primordial dar muita atenção à coluna e adotar hábitos saudáveis que permitam conservá-la forte e livre de tensões.

Nesta oportunidade queremos compartilhar 8 boas recomendações que podem ser colocadas em prática a cada dia para evitar doenças ou lesões. Confira!

Como manter a coluna vertebral forte e saudável

1. Fazer exercícios regularmente

Mulher fazendo exercícios

A prática regular de exercício físico é uma das melhores formas de ter uma coluna vertebral forte e saudável.

Estas atividades não só contribuem para manter um peso estável como também, além disso, se concentram no alongamento das articulações para reduzir a rigidez ou a tensão.

É necessário combinar treinamentos cardiovasculares com exercícios de força para ter mais benefícios.

2. Melhorar a postura corporal

Uma boa postura corporal, tanto ao caminhar quanto ao ficar em repouso, é determinante para evitar o desenvolvimento de doenças ou lesões na coluna.

Isso se deve ao fato de que facilita a distribuição do peso e, por sua vez, mantém as vértebras e os discos em sua posição correta.

Os traumatismos, a tensão e as dores que ocorrem nesta parte do corpo costumam ter muito a ver com uma postura incorreta.

3. Manter um peso saudável

Mulher feliz por perda de peso

O sobrepeso e a obesidade são duas condições muito perigosas para a saúde muscular e articular, visto que implicam mais esforço físico, tensão e dores.

A acumulação de gordura, especialmente na região abdominal, aumenta as probabilidades de sofrer uma lesão de coluna ou ter rigidez nos músculos das costas.

Também está associado a problemas como a hérnia de disco e o desgaste prematuro das cartilagens que protegem o sistema ósseo.

4. Ter uma alimentação saudável

O consumo de alimentos saudáveis desempenha um papel muito importante na saúde da coluna e de todos os sistemas do corpo.

Neste caso especial, deve-se aumentar o consumo de cálcio e vitamina D, dois nutrientes-chave para conservar a força e a densidade óssea.

Também é primordial consumir fontes saudáveis de proteínas, antioxidantes e outros nutrientes essenciais que se encarregam de manter os ossos e articulações em boas condições.

5. Evitar o consumo de cigarro

Parar de fumar

As toxinas que o cigarro contém estão relacionadas ao desenvolvimento de uma ampla variedade de doenças que afetam a qualidade de vida.

Estas substâncias viajam através da corrente sanguínea e afetam de forma direta a saúde das células e dos tecidos.

Sua acumulação no corpo está vinculada com o risco de sofrer problemas e complicações na coluna vertebral.

6. Fortalecer os músculos abdominais

O fortalecimento dos músculos abdominais e da parte inferior das costas oferece muitos benefícios para a saúde da coluna vertebral.

Ainda que para alguns pareça que não tem nada a ver, a região abdominal oferece suporte ao corpo e ajuda a reduzir a carga das costas.

Além disso, músculos abdominais fortes são como um “cinto” natural ao redor do corpo: além de melhorarem a aparência, oferecem um excelente respaldo para a coluna.

7. Fazer pausas e alongamentos

Mulher se alongando no trabalho

Quem tem que trabalhar várias horas em frente a computadores ou qualquer outro dispositivo deve procurar fazer pausas para alongar o seu corpo.

Por melhor que seja a postura, permanecer por muito tempo na mesma posição costuma causar tensão e estresse na coluna.

Os alongamentos ajudam a relaxar os músculos e, de quebra, contribuem para ter vértebras mais fortes e flexíveis.

8. Controlar o estresse

Entre os muitos efeitos negativos do estresse cabe mencionar que ele também causa consequências para a saúde vertebral.

Assim, as pessoas que estão submetidas de forma contínua a situações estressantes costumam sentir mais dores nas costas, pescoço e ombros.

Além disso, este estado emocional pode interferir na atividade do sistema nervoso e causar outros desequilíbrios.

Como você pode notar, os hábitos para cuidar desta região do corpo são muito fáceis de incorporar em nosso estilo de vida.

Se você quer ter uma coluna vertebral forte e saudável, é necessário praticá-los de forma regular, antes de desenvolver algum tipo de traumatismo ou problema.