Rotina de abdominais para perder a barriguinha
Os abdominais são os exercícios mais mais aconselhados para perder a barriguinha, ainda que existam também alternativas de treinamento. Conheça algumas rotinas de abdominais no seguinte artigo.
Saiba que os abdominais não te ajudam somente a queimar as gorduras, mas também servem para fortalecer e marcar os músculos do abdômen.
Para poder reduzir os quilos e centímetros também é preciso que você siga uma dieta saudável. Desse modo, você conseguirá resultados mais duradouros e, principalmente, rápidos.
Trabalhe os grupos musculares do abdômen e marque esses “quadradinhos” que ficam tão bonitos tanto nos homens quanto nas mulheres.
É importante que você altere ou varie os exercícios para que seu corpo não se acostume sempre a uma mesma rotina. Existem centenas de opções para movimentar o corpo e eliminar toda a gordura dos músculos abdominais: altos, médios, baixos, lombares e oblíquos.
Rotina para reduzir o abdômen n°1
Essa rotina serve para trabalhar todas as regiões e é composta pelos seguintes exercícios:
- Sentada e com as costas retas, ponha o peito para frente. Sustente o corpo com as mãos por trás e levante as pernas, flexionando os joelhos até o abdômen ou o peito. Flexione e estique as pernas de modo alternado, para que o cotovelo direito toque o joelho esquerdo e vice-versa.
- Deite de barriga para cima e coloque as mãos debaixo dos glúteos. Suba e abaixe as pernas, sempre retas. Quando você as abaixa, está pressionando o abdômen.
- Na mesma posição que o exercício anterior, estenda as pernas para cima e deixe-as cair para os lados, sem tocar o chão. Faça três séries de 15 repetições cada lado.
- Deite de barriga para baixo, coloque as mãos nas laterais da cabeça e suba um pouco as costas. As pernas devem estar o mais paradas possível para que a força seja feita pela região lombar.
- É muito importante fazer uma leve contração de glúteos, coxas e abdômen na hora de levantar as costas. Assim, você protegerá sua lombar.
- Para afinar a cintura, fique em pé e pegue um cabo de vassoura ou uma barra e coloque atrás da cabeça, sustentando pelas extremidades. Aperte o abdômen e incline o torso para a esquerda, volta para a posição inicial e realize 4 séries de 20 repetições antes de passar para o lado direito.
Rotina para reduzir o abdômen n°2
Essa é outra rotina muito interessante que te permite ter aqueles abdominais perfeitos e uma barriga mais do que lisa:
- Faça os abdominais “tradicionais”. Ou seja, deitada de barriga para cima, semi-flexione as pernas, apoie as plantas dos pés no chão. Levante e abaixe a parte superior do corpo, com a ajuda das mãos na nuca. Realize 4 séries de 50 repetições.
- Utilize uma barra fixa para trabalhar a parte baixa do abdômen. Segure com ambas as mãos e deixe que o corpo “pendure” em posição vertical. Eleve as pernas e flexione os joelhos para que toquem o peito.
- Esse exercício requer maior esforço do que os outros, mas realmente é muito efetivo. Com 4 séries de 10 repetições é suficiente por sessão.
- Deite de costas para trabalhar os oblíquos. Sustente o corpo sobre o antebraço e a lateral do pé. Levante os quadris e mantenha a posição por um minuto, bem firme e sem abaixar. Faça 4 séries de 10 repetições e mude de lado.
- Deite de barriga para baixo para trabalhar a parte lombar. Tente elevar o máximo possível as costas. Você pode usar um banco para que o tronco fique suspenso no ar e o exercício seja mais efetivo. Faça 15 repetições em 3 séries.
- Por fim, um exercício conhecido como “prancha”. Você deve sustentar o corpo com seus antebraços e pontas dos pés e ficar o mais firme possível. Aperte muito o abdômen e mantenha a posição por um minuto pelo menos.
Rotina para reduzir o abdômen n°3
- O primeiro desses exercícios para fazer abdominais é Curl. Deite-se sobre um banco, com as pernas “se pendurando” dos joelhos para baixo. Coloque ambos os braços atrás das orelhas e contraia os músculos abdominais para elevar o tronco.
- Tenha cuidado para não fazer o esforço com as costas, e sim com o abdômen. Faça 4 séries de 30 repetições.
- O segundo exercício se chama “Curl inclinado”. É preciso se inclinar até que a cabeça fique “tocando o chão”. Cruze os braços na altura do peito. Levante o tronco até uns 45º e desça sem tocar as costas completamente no banco.
- O terceiro exercício leva o nome de “Curl inclinado com desaceleração”. Sente-se em um banco com os braços cruzados sobre o peito e desça o tronco para trás e chegue aos 45º. Inicie o movimento de subida para frente até chegar à posição inicial.
- As costas sempre devem ficar retas.
- O quarto exercício desta rotina para perder a barriga se chama “flexão das pernas no banco”. Sente na borda do banco com as costas levemente inclinadas para trás. Apoie-se nos antebraços e estenda as pernas para frente. Em seguida, flexione os joelhos para perto do abdômen.
- Estique para voltar à posição anterior e faça três séries de 15 repetições.
- O quinto exercício se chama “elevação das pernas”. Você deve se deitar com ambas as mãos nos extremos do banco e elevar as pernas, sempre retas.
- Ao descer, cuidado para que não toquem o banco. Serve para os abdominais da parte inferior.
- O último é chamado de “laterais com pesos” e serve para trabalhar os oblíquos. Em pé, pegue um peso em cada mão e deixe os braços ao lado corpo. Faça um movimento em direção aos joelhos e toque-os com o peso.
Leia também: Rotinas de exercícios para tonificar os braços
- Volte para a posição inicial e repita para o outro lado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Müller MJ, Enderle J, Pourhassan M, Braun W, Eggeling B, Lagerpusch M, et al. Metabolic adaptation to caloric restriction and subsequent refeeding: The Minnesota Starvation Experiment revisited. Am J Clin Nutr [Internet]. 2015 Oct 1 [cited 2018 Dec 9];102(4):807–19. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26399868
- Gornall J, Villani RG. Short-Term Changes in Body Composition and Metabolism with Severe Dieting and Resistance Exercise. Int J Sport Nutr [Internet]. 1996 Sep [cited 2018 Dec 9];6(3):285–94. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8876348
- Mayo Clinic Staff. (2017). Core exercises: Why you should strengthen your core muscles.
mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/core-exercises/art-20044751