Pernas inchadas: 8 dicas para tratá-las

· 17 de setembro de 2018
A estimulação da circulação através de massagens e o consumo de alimentos diuréticos podem ajudar a diminuir o inchaço das pernas, e outros sintomas relacionados.

Ter pernas inchadas pode ser o resultado de esforço físico, má circulação, ou da retenção de líquidos. Esse sintoma, que geralmente atinge às mulheres, é descrito como uma sensação de peso que às vezes dificulta o movimento.

Muitas vezes desencadeia episódios de dor prolongada, que só diminuem com o repouso. Além disso, pode ser acompanhada de formigamento, dormência e outros sintomas, cuja falta de controle pode reduzir significativamente a qualidade de vida. Como aliviar isso?

Embora na maioria dos casos desapareça sem a necessidade de tratamentos, existem algumas medidas para controlar esse mal naturalmente. Em seguida, queremos rever suas principais causas, e dar 8 dicas simples para acelerar sua recuperação.

Quais são as causas das pernas inchadas?

Pernas inchadas: tratamento com massagens

A principal razão pela qual esta condição aparece é porque a circulação sanguínea não flui de forma adequada na parte inferior do corpo. A lei da gravidade adicionada à pressão causada pelo peso, dificulta o retorno normal do fluxo sanguíneo ao coração.

Por sua vez, outro gatilho comum é a retenção de líquidos que ocorre devido a dificuldades na função renal. Este distúrbio geralmente resulta do consumo excessivo de sódio, mas também de vários tipos de doenças e hábito como:

  • Ficar por um longo tempo em pé ou sentado
  • Gravidez
  • Estar com excesso de peso ou obesidade
  • Consumir medicamentos para o controle de diabetes ou hipertensão
  • Tem insuficiência cardíaca ou renal
  • Ter doenças autoimunes, como a artrite reumatoide
  • Usar sapatos inadequados (como saltos)
  • Levar um estilo de vida sedentário
  • Sofrer golpes ou traumatismo

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Sintomas das pernas inchadas

As pernas inchadas são caracterizadas por inflamação perceptível em áreas como os joelhos e panturrilhas. No entanto, esse desconforto tende a desencadear outros sintomas desconfortáveis, cuja intensidade varia dependendo da causa subjacente. Os mais comuns incluem:

  • Sensação de peso e cansaço nas pernas
  • Formigamento, coceira e cãibras
  • Pernas avermelhadas e quentes ao toque
  • Dor que aumenta quando se faz algum tipo de esforço físico
  • Aparecimento de veias varicosas e varizes

Dicas para aliviar as pernas inchadas naturalmente

Quando as pernas inchadas são o sintoma de alguma doença, geralmente é necessário usar medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para o seu alívio. No entanto, não importa qual seja a causa, as dicas a seguir podem ajudar a controlá-la.

1. Levante suas pernas

Dicas para aliviar as pernas inchadas naturalmente: elevar as pernas

Colocar as pernas para o alto por alguns minutos pode ajudar a reativar a circulação sanguínea. Desse modo, facilitamos o retorno do sangue à parte superior do corpo.

Da mesma forma, este simples exercício relaxa os músculos e diminui essa sensação de tensão.

2. Use sapatos confortáveis

O uso de calçados confortáveis ​​e ventilados pode aliviar o inchaço das pernas.

  • Portanto, em vez de usar saltos ou sapatos apertados, é melhor optar por um calçado baixo do tamanho apropriado.

3. Aumente o consumo de água

Beber entre 6 e 8 copos de água por dia pode minimizar esses desequilíbrios inflamatórios, que produzem desconforto na área inferior.

Este líquido estimula as funções linfáticas e promove uma eliminação adequada dos líquidos retidos nos tecidos.

4. Tome banhos frios

Pernas inchadas, dicas para acelerar o seu alívio: banhos frios

Uma das melhores terapias naturais para aliviar as pernas inchadas é a aplicação de água fria.

  • O frio estimula o fluxo sanguíneo e previne complicações como as varizes.
  • Além disso, relaxa os músculos e reduz a dor.

5. Consuma alimentos diuréticos

Alimentos diuréticos, como o abacaxi, o aipo ou a alcachofra, são ideais para combater a retenção de líquidos que afeta as pernas.

  • Devido à sua capacidade de aumentar as funções renais, eles aumentam a produção de urina e regulam os líquidos.

6. Faça exercício físico

O exercício físico tem vários benefícios contra os descontroles inflamatórios que produzem limitações no movimento das pernas. Primeiro, ajuda a combater o excesso de peso, que provoca a inflamação.

  • Também combate a retenção de líquidos e promove a circulação.

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7. Use sais de Epsom

Dicas para acelerar o alívio de pernas inchadas: sais de Epsom

Banhos com sais de Epsom são o remédio clássico para melhorar a condição das pernas inchadas.

  • Este ingrediente age como um relaxante muscular, diminuindo a rigidez e a tensão.
  • O seu ligeiro efeito analgésico acalma a dor e promove o descanso.

8. Aplique massagens

A aplicação de massagens, preferencialmente com óleos essenciais, estimula as funções linfática e circulatória.

  • Isso permite reduzir a inflamação das pernas, pois aumenta a eliminação de toxinas, líquidos, e outros resíduos que causam esse sintoma.

Para concluir, não se esqueça que deve consultar o seu médico se o inchaço das pernas for persistente. Às vezes, mesmo que essas dicas sejam aplicadas, outras complicações ocorrem devido a condições não diagnosticadas.