Reduza as rugas finas do contorno dos olhos com esses 6 óleos essenciais
A região do contorno dos olhos tem uma pele muito mais delicada do que a de outras áreas do corpo e, infelizmente, tende a desenvolver rugas finas com mais facilidade.
Por não ter suficientes glândulas sebáceas e seu colágeno e elastina serem produzidos em menores quantidades, há muitas chance de que sua pele enfraqueça, mesmo sendo jovem.
O problema é que muitos menosprezam e ignoram que a falta de sono, o estresse e a má alimentação podem piorar a condição.
Por sorte, há soluções 100% naturais que, por sua composição nutricional, ajudam a proteger essa área enquanto a conservam firme e jovem.
Nessa oportunidade, queremos mencionar 6 óleos essenciais cujas propriedades melhoram a qualidade da pele para evitar a flacidez e as rugas.
Não deixe de experimentar!
1. Óleo de incenso contra as rugas finas
Visite esse artigo: Limpe a acne da pele com estes 6 maravilhosos óleos essenciais
O óleo essencial de incenso é um produto com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que, quando aplicado na pele, ajuda a compensar os efeitos causados pelos radicais livres e os raios do sol.
Seus nutrientes aceleram o processo de reparação da pele, além de ajudar a conservar o colágeno e a elastina.
Como utilizá-lo?
- Coloque algumas gotas de óleo de incenso nas pontas de seus dedos e passe sobre o contorno dos olhos até que seja completamente absorvido.
- Repita seu uso todas as noites antes de ir dormir.
2. Óleo de camomila
O óleo obtido a partir das flores da camomila é um produto antienvelhecimento que, por suas propriedades, pode ser utilizado sem problemas em todos os tipos de peles.
É recomendado para atenuar as rugas finas do rosto e também controlar as alergias e os efeitos negativos do sol.
Como utilizá-lo?
- Use a quantidade de óleo que considerar necessária e massageie o contorno dos olhos durante 5 minutos.
- Repita o uso todas as noites.
3. Óleo de argan
O óleo de argan, conhecido por muitos como o “óleo milagroso”, é um produto rico em ácidos graxos essenciais e vitamina E que contribui para a regeneração das peles delicadas.
Esses compostos, além de seus minerais, conservam a umidade natural da cútis e ajudam a evitar a perda de colágeno.
Como utilizá-lo?
- Umedeça um pedaço de algodão com um pouco de óleo de argan e aplique no contorno dos olhos.
- Deixe que absorva bem e use 2 vezes ao dia.
4. Óleo de jojoba
O óleo de jojoba é um produto rico em antioxidantes e gorduras saudáveis que, quando absorvidas pela pele, melhoram os processos que ajudam a reduzir as rugas.
Suas propriedades melhoram a atividade celular sobre a pele, facilitando a eliminação de células mortas.
Além disso, é uma solução eficaz contra a acne, as cicatrizes, e outras imperfeições que afetam a aparência.
Como utilizá-lo?
- Coloque um pouco de óleo de jojoba sobre o contorno dos olhos e realize uma breve massagem de 3 a 5 minutos.
- Repita seu uso todas as noites antes de ir dormir.
5. Óleo de semente de uva
O óleo essencial de semente de uva é um dos produtos de excelência para a prevenção e tratamento das rugas finas.
Possui poderosos antioxidantes e gorduras saudáveis que, ao serem absorvidos, reduzem de forma significativa o ressecamento excessivo e a deterioração causada pelos radicais livres.
Também conta com um efeito revitalizante e anti-inflamatório que ajuda a prevenir a aparição de olheiras, bolsas e demais imperfeições.
Como utilizá-lo?
- De noite, logo após retirar a maquiagem do rosto, passe uma quantidade generosa de óleo de sementes de uva sobre o contorno dos olhos.
- Deixe que a pele o absorva bem e vá dormir sem enxaguar.
- Use todas as noites antes de dormir.
6. Óleo de lavanda
O óleo essencial de lavanda possui propriedades anti-inflamatórias e regenerativas que podem ajudar a dar um melhor aspecto à pele do contorno dos olhos.
Seus nutrientes revertem os danos causados pelos raios UV do sol e, por sua vez, evitam a perda da elasticidade.
Como utilizá-lo?
- Aplique uma quantidade generosa de óleo de lavanda sobre o contorno dos olhos, duas vezes por dia.
Pronta para começar a utilizá-los? Se você se preocupa com essa região da pele, escolha qualquer um dos óleos citados e torne-o parte da sua rotina de beleza diária.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ayaz, M., Sadiq, A., Junaid, M., Ullah, F., Subhan, F., & Ahmed, J. (2017). Neuroprotective and Anti-Aging Potentials of Essential Oils from Aromatic and Medicinal Plants. Frontiers in aging neuroscience, 9, 168. https://doi.org/10.3389/fnagi.2017.00168
- Srivastava, J. K., Shankar, E., & Gupta, S. (2010). Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future. Molecular medicine reports, 3(6), 895–901. https://doi.org/10.3892/mmr.2010.377
- Boucetta, K. Q., Charrouf, Z., Aguenaou, H., Derouiche, A., & Bensouda, Y. (2015). The effect of dietary and/or cosmetic argan oil on postmenopausal skin elasticity. Clinical interventions in aging, 10, 339–349. https://doi.org/10.2147/CIA.S71684
-
Pazyar N, Yaghoobi R, Ghassemi MR, Kazerouni A, Rafeie E, Jamshydian N. Jojoba in dermatology: a succinct review. G Ital Dermatol Venereol. 2013;148(6):687‐691.
-
Davidov-Pardo G, McClements DJ. Nutraceutical delivery systems: resveratrol encapsulation in grape seed oil nanoemulsions formed by spontaneous emulsification. Food Chem. 2015;167:205‐212. doi:10.1016/j.foodchem.2014.06.082
- Lin, T. K., Zhong, L., & Santiago, J. L. (2017). Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils. International journal of molecular sciences, 19(1), 70. https://doi.org/10.3390/ijms19010070