Bolinhas de grão de bico: receita vegana sem glúten

· 5 de fevereiro de 2019
O grão de bico é talvez o melhor legume que existe. É tão maleável e recomendável para a saúde que pode ser usado sem se preocupar com o teor de glúten.

Em muitos países, as bolinhas de grão de bico são muito pouco conhecidas com este nome. É mais comum ser chamado de “falafel” ou almôndegas de grão-de-bico. E embora eles gozem de uma fama e uma rica história cultural, esta receita é notável por ser completamente vegana e sem um pingo de glúten.

Certamente, os teores dos ingredientes que o compõem é mais do que fabuloso. Os benefícios fornecidos por este legume maravilhoso são:

  • Proteínas, amidos e lipídios.
  • Ácido oleico e linoleico.
  • Ácido fólico, vitamina B1 e tiamina.
  • Baixa quantidade de sódio, por isso é recomendado para a hipertensão.
  • Recomendado para todo o ano, independentemente da estação.

Sem dúvida, estas são apenas algumas das implicações que você obtém com este ingrediente especial. Além disso, no que se refere à importância da mudança de hábitos alimentares nocivos por um como o vegano (e sem glúten), as bolinhas de grão de bico são uma receita perfeita para satisfazer a fome sem consequências negativas.

Siga estas simples instruções e aprenda como fazer esta receita saudável e livre de glúten a base de grão de bico. Um prato que você pode popularizar e fazer todo seu sem a necessidade de mencionar que é totalmente vegano. Ideal para os mais pequenos da casa.

Aprenda a fazer bolinhas de grão de bico veganas e sem glúten

Bolinhas de grão de bico pequenas

Primeiro, comece com o molho

Em primeiro lugar, o que você deve fazer antes de começar com as bolinhas de grão de bico é preparar o molho que acompanhará o bolinho a cada mordida. Isso dará um sabor espetacular e fará com que a receita se destaque mais pelo sabor.

Ingredientes

  • ½ xícara de salsa (60 g)
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva (60 ml)
  • 2 dentes do alho sem casca
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)
  • 1 pitada de pimenta
  • 3 colheres de sopa de maionese de soja (60 g)

Preparo

  1. Em primeiro lugar, corte finamente os ramos de salsa. Certifique-se de usar todos os ingredientes, já que seus teores no molho são importantes.
  2. Logo, em um moedor ou batedeira, coloque os outros ingredientes e comece a bater até obter a textura que você gosta mais.
  3.  Finalmente, se você notar que ficou um pouco de líquido, adicione um pouco mais de maionese de soja e alho.

Descubra nesse artigo: Mudanças nos hábitos alimentares aos 30, 40, 50 e 60 anos

Bolinhas de grão de bico

Definitivamente, deve lembrar que as proporções podem variar sempre. Neste caso, a receita é pensada para duas pessoas, mas se você tem convidados pode calcular quantidades diferentes.

Bolinhas de grão de bico temperadas

Ingredientes

  • 3 xícaras de grão de bico que ficaram de molho na noite anterior (660 g)
  • 1 xícara de farinha de rosca (120 g)
  • 2 cebolas grandes
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (15 ml)
  • 4 dentes do alho sem casca
  • 1 colher de sopa de colorau (15 g)
  • 1 pitada de pimenta preta

Você deveria ler também 4 guisados veganos para deliciar o paladar

Preparo

  1. Em primeiro lugar, trabalhe com o grão de bico. É importante começar a receita com o grão de bico que passou uma noite de molho.
  2. Além disso, despeje as xícaras de grão de bico em uma tigela grande e escorra o excesso de água.
  3. Posteriormente, deixe que sequem por um momento, mas não completamente.
  4. Logo, se você tem um processador de alimentos, vai te economizar muito tempo. Se não, você terá que amassá-los para formar um purê ou massa uniforme.
  5. Então, passe para temperar. Para isso você terá que jogar todos os temperos em uma tigela pequena e combiná-los.
  6. Ademais, adicione os temperos a massa e certifique-se de que cubram toda a área do purê de grão de bico.
  7. Também, em uma panela com um pouco de azeite, frite a cebola com o molho e os dentes de alho até que dourem. Você levará cerca de 3 minutos.
  8. Assim que terminar, despeje um pouco de azeite em outra panela e deixe esquentar. Reserve.
  9. Logo em seguida, dê forma às bolinhas com o purê de grão de bico, lembre-se: com as mãos bem lavadas.
  10. Posteriormente, passe-as pela farinha de rosca e certifique-se de que cobrem toda a superfície.
  11. Finalmente, coloque-as em óleo quente e deixe que dourem bem de todos os lados. Sirva e desfrute de suas bolinhas de grão de bico sem glúten.
  • Aguilar-Raymundo, V. G., & Vélez-Ruiz, J. F. (2013). Propiedades nutricionales y funcionales del garbanzo (Cicer arietinum L.). Temas Selectos De Ingeniería De Alimentos7(2), 25-34.
  • Reyes Moreno, C., Milán Carrillo, J., Rouzaud Sandez, O., Garzón Tiznado, J. A., & Mora Escobedo, R. (2002). Descascarillado/suavisación/extrusión (DSE): alternativa tecnológica para mejorar la calidad nutricional del garbanzo la calida nutricional del garbanzo (Cicer arietinum L.). Agrociencia36(2).
  • Osorio-Diaz, P., Agama-Acevedo, E., Mendoza-Vinalay, M., Tovar, J., & Bello-Perez, L. A. (2008). PASTA ADDED WITH CHICKPEA FLOUR: CHEMICAL COMPOSITION, IN VITRO STARCH DIGESTIBILITY AND PREDICTED GLYCEMIC INDEX PASTA ADICIONADA CON HARINA DE GARBANZO: COMPOSICIÓN QUÍMICA, DIGESTIBILIDAD IN VITRO DEL ALMIDÓNY PREDICCIÓN DEL ÍNDICE GLUCÉMICO. CYTA-Journal of Food6(1), 6-12.