Mude seus hábitos alimentares e perca peso com estas 5 dicas

Adotar uma dieta saudável e incluir uma rotina de exercícios em nossa vida diária pode ser uma das melhores formas de perder peso sem sofrimento.

Mudar os hábitos alimentares para perder peso nem sempre é fácil. Na maioria das vezes, nós somos constantes e temos motivação para fazer exercício e seguir a dieta durante a semana, mas o que acontece se quebrarmos essa rotina?

Os finais de semana ou feriados costumam ser o momento escolhido para “enfiar o pé na jaca”, comendo coisas das quais nos privamos durante a semana. Infelizmente, dois dias de ócio e guloseimas podem prejudicar 5 dias de esforço. Podem até estragar semanas de treino.

Você pode se perguntar: o que posso fazer? Nunca me divirto durante a semana, terei que deixar de fazê-lo também aos fins de semana?

Apresentamos alguns conselhos a respeito de como mudar os hábitos alimentares para perder peso também durante o fim de semana.

Costumamos pensar que, depois de uma longa semana de trabalho, não faz mal algum passar o fim de semana sem fazer nada e comendo o que quisermos. Isto tem um fundo de verdade, mas também é perigoso.

Se queremos perder peso, as atividades que fazemos ou deixamos de fazer têm muita influência sobre nós. Estas dicas irão ajudá-lo.

5 formas de mudar os hábitos alimentares para perder peso

1. Dança

Aula de dança

Esta é uma excelente atividade para perder peso. Se você já dançou alguma vez por um tempo prolongado, deve ter sentido bastante cansaço.

Quando falamos de dança, não falamos de ir a uma festa em que vamos beber e comer comida calórica.

Se o nosso objetivo é perder peso, o álcool e petiscos não são bons aliados. Se quiser se refrescar durante a festa, recomendamos que tome água ou sucos. Dançar nos ajuda de uma forma geral, seja física, mental ou emocionalmente.

O fato de estar em constante movimento não só permite a queima de uma grande quantidade de calorias, mas também:

  • Melhora nossa saúde cardíaca
  • Ativa o nosso metabolismo
  • Fortalece as articulações e os ossos
  • Aumenta a flexibilidade

Além disso, interagindo com outras pessoas, exercitamos também nossas habilidades sociais, o que representa uma melhoria nas relações interpessoais. Isso ajuda a prevenir estados de ansiedade e quadros depressivos.

2. Saídas em família

Sair com a família ou com os amigos para fazer atividades físicas é uma excelente maneira de perder peso durante o fim de semana. Planejar caminhadas e excursões nos motiva a continuar a fazê-lo. Isso fará com que o nosso corpo queime calorias e permaneça ativo.

Poderíamos dizer que é o equivalente a se exercitar na academia: faremos muitos exercícios cardiovasculares, o que, obviamente, favorece o coração e a queima de calorias.

Se costumamos fazer exercícios durante a semana, ou se nosso trabalho exige muito esforço físico, isso vai nos ajudar a manter o corpo ativo. As atividades em grupo também são sempre muito bons estimulantes sociais.

3. Sair para fazer compras

Mulher no shopping com sacolas de compras

Por incrível que pareça, ir às compras nos ajuda a perder peso. Bater perna no shopping, escolher e provar roupas e sapatos faz com que o nosso metabolismo seja ativado, queima muitas calorias e estimula os músculos.

É uma atividade muito parecida com sair para caminhar, correr ou dançar. De fato, se assemelha mais a esta última, já que nossas habilidades sociais são altamente favorecidas.

O fato de ficarmos mais bonitas e autoconfiantes comprando uma roupa nova também nos dá uma resposta emocional positiva.

Obviamente esta atividade não tem os mesmos efeitos que um exercício intensivo, mas nos dará resultado. Todos nós já nos sentimos cansados depois de fazer compras, e isso não é por acaso.

4. Receitas saudáveis

Não é em todo final de semana que podemos sair de nossas casas, seja por problemas de saúde ou por causa do clima, entre outros. Mas isso não quer dizer que não possamos fazer algo para perder peso enquanto realizamos uma atividade.

Pesquisar sobre certos alimentos que são bons para a saúde será muito útil na hora de colocar em prática novas receitas. Isso também irá mantê-la ocupada durante o fim de semana, o que será de grande ajuda para não “enfiar o pé na jaca”.

Você pode substituir as farinhas refinadas por integrais, ou escolher alternativas mais saudáveis para ocupar o lugar do açúcar, como a estévia ou mel. Além disso, procure consumir bebidas vegetais em vez de laticínios.

Não podemos esquecer que estes últimos têm uma grande quantidade de gorduras e açúcares, que são prejudiciais quando queremos perder peso.

5. Aproveitar a companhia de seu parceiro

Casal fazendo compras no supermercado

Incluir sua família ou o seu parceiro em todas as atividades do fim de semana melhora substancialmente o seu entusiasmo e chances de perder peso.

Você pode integrar o seu parceiro em todos os seus hábitos anteriores. Dançar com ele ou ela, levá-lo às compras, cozinhar juntos e fazer passeios.

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