Mude seus hábitos alimentares e perca peso com estas 5 dicas

Adotar uma dieta saudável e incluir uma rotina de exercícios em nossa vida diária pode ser uma das melhores formas de perder peso sem sofrimento.
Mude seus hábitos alimentares e perca peso com estas 5 dicas

Última atualização: 29 Dezembro, 2020

Se uma pessoa emagrece de forma saudável e eficaz, é porque ela melhorou seus hábitos de vida e foi disciplinada e constante. Você gostaria de perder peso também? Nesse caso, continue lendo.

Na maioria das vezes, as pessoas tentam ser consistentes e ter motivação para treinar durante a semana ou fazer dietas para perder um pouco de peso. Mas o que acontece quando elas não sabem manter essa rotina nos finais de semana ou nos feriados? Elas não atingem seus objetivos e experimentam o chamado “efeito rebote”.

Infelizmente, 2 dias de lazer podem prejudicar 5 dias de treinamento. Podem até mesmo arruinar semanas de bons hábitos. Então você poderá se perguntar: O que posso fazer? Nunca me divirto durante a semana, terei que parar de me divertir também nos fins de semana?

Não se preocupe, vamos dar alguns conselhos sobre hábitos de fim de semana que vão te ajudar a perder peso.

Perca peso ajustando seus hábitos alimentares

Durante o final de semana você pode se permitir alguns prazeres, mas isso não significa que não deva manter um pouco de moderação. Além disso, você deve tentar se manter em movimento. Não é recomendado que você consuma uma grande porção de alguma sobremesa se não for se mexer até segunda-feira.

Contudo, você não precisa ir ao extremo oposto e fazer um verdadeiro inteiro para ‘queimar’ o prazer que você deu a si mesmo. Na verdade, você pode optar por atividades recreativas, que não só vão ajudar você a se movimentar e a queimar calorias, como também a se divertir um pouco.

1. Dança

Essa é uma excelente atividade para perder peso. Se você já dançou alguma vez por um tempo prolongado, deve ter sentido bastante cansaço. Contudo, para curtir a dança não é necessário ir a uma festa em que vamos beber álcool (ou refrigerantes) e comer comida calórica.

Se o seu objetivo é perder peso, o álcool e as comidas calóricas não são bons aliados. Se você quiser se refrescar durante a dança, recomendamos tomar água.

Dançar ajuda de uma forma geral, seja física, mental ou emocionalmente. Também contribui para a perda de peso e a melhora da composição corporal. Isso se reflete diretamente na saúde por meio de uma redução do risco de doenças, de acordo com um artigo publicado na revista Circulation Research.

O fato de estar em constante movimento não só permite a queima de uma grande quantidade de calorias, mas também:

  • Melhora a saúde cardíaca
  • Ativa o metabolismo
  • Fortalece as articulações e os ossos
  • Favorece a flexibilidade

Além disso, diverte e libera a tensão em geral. O que você está esperando? Perca peso dançando!

2. Saídas em família

Sair com a família ou com os amigos para fazer atividades físicas é uma excelente maneira de perder peso durante o fim de semana. Planejar caminhadas e excursões nos motiva a continuar a fazer isso, o que fará com que o nosso corpo queime calorias e permaneça ativo.

As saídas em família são equivalentes a se exercitar na academia: você vai fazer muitos exercícios cardiovasculares e compartilhar esse momento com outras pessoas.

Se você costuma fazer exercícios durante a semana ou se seu trabalho exige muito esforço físico, isso vai ajudar a manter o seu corpo ativo. Além disso as atividades em grupo também são sempre muito bons estimulantes sociais.

3. Perca peso ao sair para fazer compras

Por incrível que pareça, ir às compras nos ajuda a perder peso. Bater perna no shopping, escolher e provar roupas e sapatos faz com que o seu metabolismo seja ativado: queima muitas calorias e estimula os músculos.

Embora não pareça, é uma atividade muito parecida com sair para caminhar, correr ou dançar. De fato, se assemelha mais a esta última, já que nossas habilidades sociais são altamente favorecidas. O fato de nos sentirmos melhor apenas ao comprar uma roupa nova também nos dá uma resposta emocional positiva.

Obviamente essa atividade não tem os mesmos efeitos que um exercício intensivo, mas dará resultado. Todos nós já nos sentimos cansados depois de fazer compras, e isso não é por acaso.

4. Receitas saudáveis

Não é em todo final de semana que você pode sair de casa, seja por problemas de saúde ou por causa do clima, entre outros. Entretanto, isso não quer dizer que você não possa fazer algo para perder peso enquanto realiza alguma atividade.

Pesquisar sobre certos alimentos que são bons para a saúde será muito útil na hora de colocar em prática novas receitas. Isso também irá manter sua mente ocupada durante o fim de semana e será de grande ajuda para os dias de semana.

Você pode substituir as farinhas refinadas por integrais, escolher alternativas mais saudáveis para o lugar do açúcar, como a estévia ou o mel. Vale lembrar que uma quantidade adequada de fibras é essencial para promover a saciedade e, assim, perder peso, de acordo com estudo publicado em 2017.

5. Perca peso na companhia do seu parceiro

Incluir sua família ou o seu parceiro em todas as atividades do fim de semana melhora substancialmente o seu entusiasmo e as chances de perder peso. Você pode integrar o seu parceiro em todos os seus hábitos anteriores. Dançar com ele ou ela, levá-lo(a) às compras, cozinhar juntos e fazer passeios.

Movimente-se mais para perder peso

Mostramos que existem várias alternativas para se divertir no final de semana por meio das quais você pode perder peso. Se você deseja obter resultados diferentes, não pode continuar a fazer sempre a mesma coisa.

Mudando alguns simples hábitos em sua vida, você pode ganhar saúde e vitalidade. Ao se ver de forma diferente, você se sentirá diferente! Então, mexa-se e perca peso!

Pode interessar a você...
4 receitas naturais para perder peso
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 receitas naturais para perder peso

Embora essas receitas naturais para perder peso reduzam a retenção de líquidos, é essencial incluí-las em uma dieta balanceada e fazer exercícios.



  • Elliott JA., Docherty NG., Eckhardt HG., Doyle SL., et al., Weight loss, satiety and the postpandrial gut hormone response after esophagectomy: a prospective study. Ann Surg, 2017. 266 (1): 82-90.
  • Ortega FB., Lavie CJ., Blair SN., Obesity and cardiovascular disease. Circ Res, 2016. 118 (11): 1752-70.