7 dicas para não ganhar peso no fim de semana

25 de agosto de 2019
Os planos de fim de semana podem se tornar o principal obstáculo para manter um peso saudável, por isso tome cuidado para não estragar a dieta nesses dias.

Para cuidar da aparência é conveniente adotar algumas estratégias para não ganhar peso no final de semana. Embora esteja claro que bons hábitos devem ser mantidos diariamente, há pessoas que se deixam levar pelas “tentações” dos dias de descanso.

Embora às vezes pareça inofensivo comer um lanche ocasional, seu teor de açúcar, gordura e outras substâncias pode arruinar os esforços feitos na dieta diária. Na verdade, este é um dos impedimentos para perder peso, apesar de comer bem no resto da semana.

No entanto, não se trata de levar tudo ao extremo e fazer proibições. Em vez disso, é seguir algumas recomendações simples para moderar calorias e evitar excessos. O que você deve fazer para não ganhar peso no final de semana? Nós vamos te contar em seguida, confira.

Estratégias que te ajudam a não ganhar peso no fim de semana

Os planos que são feitos no fim de semana vêm de mãos dadas com muitas tentações que podem arruinar a dieta. Muitos têm força de vontade suficiente e conseguem chegar na segunda-feira sem alterar sua dieta regular.

Outros, por outro lado, sentem remorso porque estão cientes de que tanto as bebidas quanto os alimentos escolhidos acrescentaram muitas calorias. A boa notícia é que existem várias dicas úteis para não ganhar peso no fim de semana e manter um equilíbrio na dieta. Anote!

1. Não economize calorias porque é fim de semana

Para não ganhar peso no fim de semana, não economize calorias

Um dos grandes erros que arruínam a dieta é acreditar que você pode “economizar calorias”, ignorando as principais refeições. Esse mau hábito é comum durante o final de semana, pois muitos pensam que se deixarem de comer bem durante o dia, podem curtir à noite.

No entanto, a verdade é que pular o café da manhã ou o almoço pode ser contraproducente para a saúde e o peso. Não apenas o nível de energia diminui, mas também leva a uma sensação de ansiedade que faz com que você coma mais calorias do que deveria.

Leia também este artigo: 10 truques para um café da manhã leve

2. Controle os excessos

Aprender a controlar excessos em festas e passeios é essencial para não ganhar peso no final de semana. O fato de poder descansar e fazer um plano diferente não precisa ser sinônimo de comer mal e em grandes quantidades.

É verdade que as tentações são abundantes em restaurantes, no cinema, em festas e quase qualquer outro lugar que possa ser visitado; no entanto, é preciso aprender a ser moderado. Especialmente quando se sabe que há um risco de arruinar os outros esforços da dieta.

3. Coma saudável antes de sair de casa

Coma saudável antes de comer fora

Para desfrutar dos planos de fim de semana você nem sempre tem que comer fora. Embora não seja ruim visitar um restaurante ocasionalmente, é melhor comer saudável antes de sair para ficar satisfeito e não ter que comer “qualquer coisa” fora.

4. Escolha lanches saudáveis

Como em todos os outros dias, aos sábados e domingos você deve fazer lanches para controlar a sensação de fome que aparece entre as refeições. Agora, como o objetivo é não ganhar peso no final de semana, a recomendação é preparar lanches saudáveis. Por isso, eles devem ser consistentes com a dieta.

Um pequeno punhado de nozes, um sanduíche de vegetais ou uma vitamina de frutas pode ser o suficiente para aliviar esses desejos. Essas opções podem substituir alimentos fritos e lanches que acrescentam muitas calorias e poucos nutrientes.

5. Para não ganhar peso durante o fim de semana, faça atividade física

Faça exercícios para não ganhar peso no fim de semana

Descubra ademais: Como é uma rotina de alongamento completa?

Para se exercitar não há dia específico; de fato, muitos aproveitam o final de semana para praticar esportes. Especialmente quando não há tanto tempo no resto da semana. Além disso, existem diferentes maneiras de fazer atividades esportivas no fim de semana:

  • Sair para caminhar.
  • Faça um passeio de bicicleta.
  • Acompanhar uma aula de ioga.
  • Ir nadar.
  • Correr no parque.
  • Dançar ou ir à Zumba.

6. Mantenha a rotina matinal

Alterar a rotina matinal nos finais de semana pode causar várias reações negativas que afetam o peso corporal. Primeiramente, dormir demais diminui a energia, aumentando a necessidade de comer mais calorias ao longo do dia.

Também altera o horário do café da manhã, uma das refeições mais importantes para manter um gasto energético ideal. Levantar-se no horário habitual evita esses descontroles e é uma boa oportunidade para praticar hábitos saudáveis, como exercícios.

7. Para não ganhar peso no fim de semana, tome cuidado com as bebidas

Cuidado com o álcool para não ganhar peso no fim de semana

Observar o consumo de bebidas alcoólicas ajuda a não ganhar peso no fim de semana, especialmente quando os planos são festivos. Embora muitos ignorem, refrigerantes, coquetéis e bebidas alcoólicas adicionam calorias que afetam a figura.

Você está preocupado em ganhar peso com os descuidos do fim de semana? Então siga estas dicas simples. Como você pode ver, não se trata de ser muito rigoroso, mas de aprender a ser moderado, mesmo que haja tentações.