10 passos para manter uma dieta saudável

25 de fevereiro de 2019
Deseja ser mais saudável? Leve em conta estas recomendações para melhorar a dieta e beneficiar o corpo.

Muitas são as pessoas que, para perder peso rapidamente, assumem hábitos alimentares prejudiciais. Ato que em algum momento causa um desequilíbrio nocivo para o organismo. É por isso que hoje mostraremos as recomendações necessárias para melhorar a dieta, enquanto cuida da saúde física e mental por meio de uma alimentação equilibrada.

Adotar uma dieta equilibrada é fundamental para manter um peso ideal. Também para favorecer a prevenção de certas doenças como as cardiovasculares, a diabetes, o câncer, entre outras.

Em poucas palavras, ter uma boa alimentação é a melhor forma de proteger a saúde.

10 passos para melhorar a dieta

1. Hidrate-se com frequência

O consumo de dois a três litros de água por dia é importante porque ajuda a regular a temperatura do corpo. Também permite repor os líquidos perdidos pela transpiração, urina, salivação e outros processos.

Esportes ajudam a manter uma dieta saudável

Além disso, manter o organismo hidratado pode acelerar o metabolismo, melhorando assim a digestão e assimilação dos alimentos.

Cabe destacar que, mesmo que seja importante manter o corpo hidratado, deve-se evitar na medida do possível o consumo de refrigerantes ou qualquer outra bebida açucarada. Isso se deve ao fato de o nosso cérebro não registrar de forma adequada as calorias do açúcar líquido, o que favorece ao ganho de peso.

2. Não pule nenhuma refeição

Faça as três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar), nas quantidades adequadas e de forma saudável. Isso trará a energia necessária para completar a rotina diária. Além disso, será favorável para manter um peso adequado.

Por outro lado, se você pular as refeições terá desejos devido à restrição de calorias. E quando você cai nestas tentações se produz o pico de açúcar no sangue.

Suas consequências? Seu corpo cria uma elevada quantidade de triglicerídeos que, por sua vez, convertem-se em gordura. Além disso, pode-se gerar doenças como a gastrite e os transtornos alimentares.

3. Prepare refeições secundárias

Faça entre 2 a 3 refeições diárias adicionais às principais, uma a cada quatro horas. Isso te ajudará a controlar o apetite, manter o saciamento do corpo e a evitar o surgimento dos desejos ao longo do dia. O melhor é que estas refeições sejam pequenas, como frutas, biscoitos, frutos secos, entre outros.

Saiba mais: Prepare estes deliciosos biscoitos caseiros e surpreenda suas visitas

4. Consuma gorduras e óleos saudáveis

Recomenda-se o consumo de óleos monoinsaturados para melhorar a dieta. São gorduras naturais e saudáveis para o organismo. Entre elas se encontram o azeite de oliva, as azeitonas, abacate, frutos secos, entre outros.

Alimentos que ajudam a manter uma dieta saudável

No entanto, a ingestão diária das calorias vindas deste tipo de gordura não deve ser superior a 25-30%. A partir daí se incentiva o aumento de peso.

5. Complemente sua alimentação com exercício

O exercício é o melhor aliado de uma dieta equilibrada quando tratamos de perder peso. Além disso, levar uma vida ativa é outro dos elementos chaves para manter um corpo saudável.

6. Regule o consumo de açúcar

Apesar do consumo de açúcar ser necessário em uma dieta balanceada, este não deve superar 15% das calorias diárias e tem que estar contido em alimentos saudáveis como as frutas.

O excesso de açúcar pode causar graves problemas de saúde, entre eles a obesidade e a diabetes.

7. Equilibre o consumo de carboidratos

Os carboidratos são nutrientes importantes para nosso organismo. Quando se convertem em glicose proporcionam a energia necessária para o funcionamento das diferentes células, tecidos e órgãos.

No entanto, sua ingestão em excesso pode chegar a produzir calorias extras que terminam se transformando em gordura.

O Instituto de Medicina dos Estados Unidos afirma que um indivíduo deve consumir 0,8 gramas de proteínas diários, para cada quilograma de peso corporal. Por outro lado, com relação aos carboidratos estima-se entre 45-65% das calorias diárias.

Confira também: Como uma dieta saudável ajuda você a viver melhor

8. Manter um bom estilo de vida

Assegurar-se de dormir bem e evitar o estresse diário é um dos fatores fundamentais para alcançar uma saúde adequada.

Para manter uma dieta  saudável, deve descansar bem

Os riscos de sofrer obesidade aumentam quando as pessoas não dormem bem, de acordo com um estudo da Universidade de Chicago. Enquanto que o estresse é o causador de diversas doenças físicas e mentais.

9. Evite a ingestão de alimentos processados

Foque no consumo de alimentos de qualidade com base animal e vegetal. Evite a todo custo o consumo de produtos processados, condimentos em excesso e muito elaborados. Afaste-se dos químicos que a longo prazo são nocivos para a saúde e não fazem melhorar sua dieta.

10. Comprometa-se a cuidar da saúde

Mantenha o compromisso de cumprir com uma alimentação balanceada para melhorar sua dieta, sem que esta se converta em uma obrigação. Seja consciente dos benefícios que pode trazer e integre-a em sua vida diária.

  • Arrebola Vivas E., Gómez-Candela C., Fernández Fernández C., Bermejo López L., Loria Kohen V.. Eficacia de un programa para el tratamiento del sobrepeso y la obesidad no mórbida en atención primaria y su influencia en la modificación de estilos de vida. Nutr. Hosp.  [Internet]. 2013  Feb [citado  2018  Dic  05] ;  28( 1 ): 137-141. Disponible en: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S0212-16112013000100018&lng=es.  http://dx.doi.org/10.3305/nh.2013.28.1.6012.
  • Escobar Carolina, González Guerra Eduardo, Velasco-Ramos Mario, Salgado-Delgado Roberto, Angeles-Castellanos Manuel. La mala calidad de sueño es factor promotor de obesidad. Rev. Mex. de trastor. aliment  [revista en la Internet]. 2013  Dic [citado  2018  Dic  05] ;  4( 2 ): 133-142. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S2007-15232013000200007&lng=es.
  • González-Acevedo Olivia, Hernández-Sierra Juan Francisco, Salazar-Martínez Abel, Mandeville Peter B, Valadez-Castillo Francisco Javier, Mendoza Esperanza de la Cruz et al . Efecto de la suplementación de omega 3 sobre IMC, ICC y composición corporal en mujeres obesas. ALAN  [Internet]. 2013  Sep [citado  2018  Dic  05] ;  63( 3 ): 224-231. Disponible en: http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S0004-06222013000300005&lng=es.