Dieta saudável para evitar doenças

· 23 de fevereiro de 2019
Assim que você conhecer quais são as doenças que pode evitar levando uma alimentação balanceada, não hesitará em adicionar a sua dieta os alimentos indicados.

Como você deve ter escutado, adotar uma dieta saudável permite que nosso organismo funcione corretamente. Além disso, também ajuda a prevenir ou reduzir o risco de sofrer certas doenças. Isso significa que podemos alongar a vida e melhorar sua qualidade.

O Instituto Gerontológico assegura que 6 das 10 principais causas de morte estão diretamente relacionadas com os maus hábitos alimentares.

Assim sendo, neste artigo oferecemos detalhes sobre a grande quantidade de doenças e condições que uma dieta saudável pode te ajudar a prevenir, ou ajudar a controlar caso já a sofra.

Problemas relacionados com não ter uma dieta saudável

No geral, uma dieta pouco equilibrada tem como consequência o déficit de vários minerais que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Por outro lado, uma má dieta fornece ao nosso corpo um excesso de vários elementos que não são benéficos.

Uma dieta saudável deve incluir saladas

Assim, ambas as circunstâncias, excesso de elementos ruins (como gorduras) com déficit de elementos bons (vitaminas, ferro) se unem, gerando doenças metabólicas como a obesidade, a diabetes, a osteoporose e a hipertensão arterial.

No entanto, além das doenças meramente metabólicas, os excessos e déficits também podem contribuir para o desenvolvimento de outras condições como o câncer.

A obesidade

Ainda que dependa em certa medida de um fator genético, a obesidade é um problema de saúde pública que está determinado pela ingestão excessiva de alimentos, somado a uma falta de atividade física.

Sem dúvida alguma, a obesidade é reconhecida como um perigo para a saúde. Isso se deve ao fato de aumentar significativamente a mortalidade, ao estar relacionada com o desenvolvimento de várias doenças, das quais algumas possam ser letais. A obesidade é determinante em:

  • Doenças cardiovasculares
  • Hipertensão arterial
  • Diabetes
  • Artrite, litíase biliar (acúmulo de cálculos na vesícula biliar)
  • Doença da gota (formação de cristais de sal nos tecidos e articulações)
  • Câncer de mama, útero e próstata

Leia também: Como combater a obesidade?

A dieta e as doenças cardiovasculares

Em primeiro lugar, existe uma relação direta entre a alimentação saudável e as doenças cardiovasculares, das quais as mais frequentes são a hipertensão arterial, a trombose arterial e a aterosclerose obliterante.

A influência da dieta no desenvolvimento destas doenças é motivada pelo fato dos maus hábitos alimentares levarem a um aumento do colesterol mau, que afeta o funcionamento cardiovascular e sanguíneo.

A dieta e a diabetes

A diabetes é uma doença caracterizada por uma produção insuficiente de insulina ou uma má absorção da mesma. Como consequência dessa insuficiência, os níveis de açúcar no sangue aumentam de forma desproporcional. Isso se deve ao fato de a insulina ser a encarregada de fazer com que as células absorvam a glicose.

Uma dieta saudável deve evitar a diabetes

Certamente, os maus hábitos alimentares influenciam diretamente na diabetes. Os motivos? Os alimentos ricos em gordura, em carboidratos e em açúcar têm efeitos que provocam ou pioram a diabetes.

A dieta e a osteoporose

A osteoporose se caracteriza pela redução da densidade óssea. Isso faz com que os ossos aumentem sua fragilidade, o que implica em maiores riscos de fraturas.

Conforme o Instituto Gerontológico, foram identificados fatores que determinam o desenvolvimento desta condição óssea. Entre eles se encontra a ingestão insuficiente de vitamina D e cálcio.

Assim, pode-se afirmar que uma dieta inadequada, na qual são escassos o cálcio e a vitamina D, influencia no aparecimento da osteoporose.

A dieta e o câncer

Uma das doenças mais temidas no mundo inteiro é o câncer. De acordo com pesquisas especializadas, existe uma relação entre uma má dieta e sua aparição. Particularmente o câncer de mama, de útero e de próstata.

Por outro lado, de acordo com os dados oferecidos pelo Instituto Gerontológico, os elevados consumos de gordura aumentam o risco de câncer de mama, de cólon e de próstata. As dietas ricas em alimentos salgados, defumados e condimentados elevam o fator de risco do câncer de estômago e de esôfago.

Doenças que são prevenidas com uma dieta saudável 

Assim então, com tudo que explicamos anteriormente, podemos fornecer, de maneira conclusiva, uma lista com várias das doenças e afecções que podem ser evitadas caso se mantenha uma dieta saudável.

Uma dieta saudável deve evitar problemas cardíacos

Muitas dessas são as que explicamos detalhadamente. No entanto, também incluiremos outras condições que, em algum grau, são influenciadas pelos alimentos que consumimos ou por alimentos que não consumimos e nos geram déficits.

  • Doenças cardiovasculares
  • Diabetes
  • Osteoporose
  • Câncer
  • Parkinson
  • Anemias
  • Artrite
  • Alzheimer
  • Acne

Recomendamos a leitura: 8 passos para eliminar a acne

A atividade física é outra aliada da saúde

Além da importância da dieta para manter uma boa saúde, também devemos levar em consideração o papel destacado da atividade física. O exercício favorece:

  • Em primeiro lugar, a função cardiovascular.
  • Também, facilita a regulação da glicemia.
  • Logo, reduz os elementos “ruins”, como o colesterol e os triglicerídeos.
  • Além disso, ajuda no processo digestivo.
  • Por outro lado, regula o ritmo intestinal.
  • Melhora a retenção de cálcio.
  • Finalmente, reduz o estresse.