5 alimentos pobres em calorias e saudáveis

· 18 de novembro de 2018
Você pode diminuir porções e adicionar várias horas de exercícios a sua rotina, mas se não comer de forma saudável, todos os esforços para cuidar de seu físico serão em vão.

Por que dar atenção aos alimentos pobres em calorias? Uma das respostas é porque perder peso depende, quase que por completo, do que você come.

Você pode diminuir porções e adicionar várias horas de exercício a sua rotina, mas, se não comer de forma saudável, os esforços que fizer serão pouco produtivos. Você tem dúvidas sobre quais são os alimentos pobres em calorias e saudáveis você deve consumir?

Daremos aqui algumas opções. Anote e procure consumi-los. Caso alguns não te agradem, faça um esforço, pois os resultados valem muito a pena.

Alimentos pobres em calorias e saudáveis

1. Rúcula

O primeiro dos alimentos pobres em calorias e saudáveis que queremos te recomendar é a rúcula. Este vegetal verde se caracteriza por um sabor levemente picante e muito particular. Além disso, é rica em fibra, potássio, vitaminas A, C e K. No que diz respeito às calorias, oferece apenas 4 por xícara, o que a transforma em uma excelente base para vitaminas e saladas.

Graças aos seus nutrientes, é uma excelente opção para reduzir gordura e controlar o colesterol. Além disso, por ser rica em antioxidantes, ajuda a manter a beleza natural e a combater os danos causados pelo ambiente. Você pode consumi-la com tanta regularidade quanto quiser. Para complementar seu sabor, pode usar um pouco de limão ou combiná-la com outros alimentos.

2. Aspargos

Aspargos são alimentos pobres em calorias

Outro dos alimentos pobres em calorias e saudáveis que você deve incluir com mais regularidade são os aspargos. Com que frequência os consome? Se a resposta for, pouca, considere consumi-los mais.

Assim, a primeira coisa que deve saber é que uma xícara de aspargos oferece umas 27 calorias, uma quantidade muito pequena. Além disso, este vegetal é um diurético natural que elimina os fluidos de seu sistema.

Se você tomou muito álcool ou costuma comer de maneira pouco saudável, os aspargos são uma boa opção para eliminar o álcool e toxinas acumulados. Este vegetal também é rico em vitamina A, E, folato, ferro e proteínas.

Sabemos que, por seu sabor, pode não ser simples consumi-lo. Porém, só precisa se acostumar. Os benefícios são bons demais para não experimentar, não acha?

Leia também este artigo: 6 razões para comer aspargos e como prepara-los

3. Brócolis

Quando falamos de alimentos saudáveis, um dos mais comuns é o brócolis. Isso por vários motivos: é econômico, fácil de preparar e rico em nutrientes. No que se refere às calorias, oferece apenas 31 por xícara.

De fato, o brócolis é considerado um superalimento e você deveria consumi-lo várias vezes por semana. É rico em vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes. Além disso, é considerado um excelente complemento para enfrentar ao câncer, ainda que não precise experimentar essa doença para consumi-lo.

O melhor de tudo é que o brócolis, por si só, representa uma opção muito completa. Se quer lhe dar valor, combine-o com queijo, iogurte e um punhado de outros vegetais. O resultado é uma salada deliciosa e muito nutritiva, sem risco para a sua aparência.

Para evitar aumentar as calorias, é recomendável que evite adicionar temperos processados. Opte por iogurte ou óleos vegetais e evite as maioneses e temperos comerciais.

2. Frutas vermelhas

frutas vermelhas são alimentos pobres em calorias

Outro grupo de alimentos saudáveis são as frutas vermelhas, e o melhor é que têm várias opções para escolher. Amoras, framboesas e morangos são três bons exemplos e deveria consumi-los com tanta frequência o quanto fosse possível.

Estes alimentos são ricos em antioxidantes de vários tipos. Por este motivo, costumam ser bons combatentes de inflamações, câncer e problemas cardíacos.

Além disso, aumentam a força de seu sistema imunológico, por isso fortalecem a sua saúde.

  • Meia xícara de frutas vermelhas te oferece umas 32 calorias, assim que, você pode consumi-las com total segurança.

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5. Chá

Sem dúvidas, um dos alimentos saudáveis favoritos nos últimos anos é o chá. Dentre os tipos de chá mais benéficos encontramos o chá verde, o branco, o preto e o oolong.

Em relação às calorias, não se preocupe. Eles não oferecem calorias, a menos que você adicione açúcar, algo que, aliás, não recomendamos.

Além disso, dependendo do tipo de chá, você pode se beneficiar de uma forma ou de outra. Porém, todos são ricos em polifenóis, um tipo de antioxidante que mantém suas células saudáveis.

Quais destes alimentos você consome com frequência? Conte para a gente suas melhores receitas!