5 alimentos saudáveis e com poucas calorias para sua dieta

Os fitoquímicos do brócolis ajudam a reduzir a inflamação sistêmica e o risco de desenvolver doenças a médio e longo prazo.
5 alimentos saudáveis e com poucas calorias para sua dieta

Última atualização: 06 Março, 2021

Perder peso depende quase que totalmente de seus hábitos. Você pode diminuir porções e fazer várias horas de exercício diariamente. No entanto, se você não comer de forma saudável, seus esforços não apresentarão resultados positivos. Você tem dúvidas sobre quais são os alimentos saudáveis que você deve consumir? Neste artigo, damos algumas opções. Caso algumas não te agradem, faça um esforço, pois os resultados valerão muito a pena.

Alimentos saudáveis e com poucas calorias

1. Rúcula

O primeiro alimento saudável da nossa lista é a rúcula. Esse vegetal se caracteriza por um sabor levemente picante e muito particular. Além disso, a rúcula é rica em fibras, potássio e vitaminas A, C e K. No que diz respeito às calorias, oferece apenas 4 por xícara, o que a torna uma excelente base para vitaminas e saladas.

Graças aos seus nutrientes, é uma excelente opção para reduzir gordura e controlar o colesterol. Seu conteúdo de fibras estimula a sensação de saciedade e bloqueia parcialmente a absorção de lipídios a nível intestinal. Além disso, por ser rica em antioxidantes, ajuda a manter a beleza natural e a combater os danos causados pelo ambiente.

Você pode consumi-la com a regularidade que quiser. Para complementar seu sabor, pode usar um pouco de limão ou combiná-la com outros alimentos.

2. Aspargo

Alimentos saudáveis e com poucas calorias

Outro alimento saudável que você pode consumir com regularidade é o aspargo. Se você já o consome ocasionalmente, considere consumi-lo com mais frequência.

A primeira coisa que deve saber é que uma xícara de aspargos oferece algo próximo a 27 calorias, o que é uma quantidade bem pequena. Esse vegetal é um diurético natural, o que favorece a eliminação dos fluidos do seu organismo. Além disso, é rico em vitamina A, E, folato, ferro e proteínas.

Para quando você ingerir muito álcool ou se você costuma comer de maneira pouco saudável, o aspargo é uma boa opção para eliminar toxinas acumuladas.

Devido ao seu sabor, pode não ser simples consumi-lo. Porém, só precisa se acostumar. Seus benefícios são bons demais para não experimentá-lo, você não acha?

3. Brócolis

Quando falamos de alimentos saudáveis, um dos mais comuns é o brócolis, e por vários motivos: é econômico, fácil de preparar e rico em nutrientes. No que se refere às calorias, oferece apenas 31 por xícara.

O brócolis é considerado um superalimento, por isso, você deveria consumi-lo várias vezes por semana. Ele é rico em vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes. Além disso, contém fitonutrientes relacionados à redução do risco de desenvolver doenças complexas de longo prazo, conforme aponta um artigo publicado na revista Journal of Medicinal Food.

O melhor de tudo é que o brócolis por si só é um alimento muito completo. Se você quiser agregar a ele um pouco mais de sabor, você pode combiná-lo com queijo, iogurte e vegetais. O resultado será uma salada deliciosa e muito nutritiva.

Para evitar aumentar as calorias, é recomendável evitar adicionar temperos processados. Opte por iogurte ou óleos vegetais e evite maioneses e temperos industrializados.

2. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são benéficas contra inflamações e problemas cardíacos

Outro grupo de alimentos saudáveis são o das frutas vermelhas, e o melhor é que têm várias opções para escolher. Amora, framboesa e morango são três exemplos de frutas vermelhas que você deveria consumir sempre que possível.

As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes de vários tipos. Por esse motivo, elas são benéficas contra inflamações e problemas cardíacos, conforme aponta um estudo publicado na revista Advances in NutritionAlém disso, elas aumentam a força do seu sistema imunológico, por isso fortalecem sua saúde.

Meia xícara de frutas vermelhas oferece algo próximo a 32 calorias, então você pode consumi-las com total segurança.

5. Chá

Sem dúvida, um dos alimentos saudáveis favoritos nos últimos anos é o chá. Culturas muito antigas, como a chinesa e a japonesa já conheciam seus benefícios.

Entre os tipos de chá mais benéficos estão o chá-verde, o branco, o preto e o oolong. Eles não oferecem calorias, a menos que você adicione açúcar, algo que não recomendamos.

Os benefícios que você pode obter variam dependendo do tipo de chá. No entanto, todos eles são ricos em polifenóis, um tipo de antioxidante que mantém as células saudáveis.

Conheça 5 alimentos saudáveis e com poucas calorias para sua dieta

Introduza estes alimentos saudáveis ​​em uma dieta variada

Não se esqueça que, embora estes alimentos sejam ricos em nutrientes, eles não têm propriedades milagrosas. Para se beneficiar deles, é necessário incluí-los em uma dieta variada e equilibrada.

Para beneficiar a saúde, combine um bom plano de alimentação à prática regular de exercícios físicos.

Pode interessar a você...
10 dicas para escolher alimentos mais saudáveis
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
10 dicas para escolher alimentos mais saudáveis

Escolher alimentos mais saudáveis ​​para a sua rotina de alimentação pode ser uma dor de cabeça quando não sabemos bem o que fazer. Não perca estas...



  • Vanduchova A., Anzenbacher P., Anzanbacherova E., Isothiocyanate from broccoli, sulforaphane, and its properties. J Med Food, 2019. 22 (2): 121-126.
  • Burton Freeman BM., Sandhu AK., Edirisinghe I., Red Raspberries and their bioactive polyphenols: cardiometabolic and neuronal health links. Adv Nutr, 2016. 7 (1): 44-65.