As incríveis propriedades da rúcula

· 25 de janeiro de 2019
Você sabia que a rúcula é uma das verduras mais completas quando pensamos em saúde? Além de ser benéfica para nosso sistema cardiovascular, também possui propriedades anticancerígenas

A rúcula não é uma hortaliça qualquer, é realmente especial, não só por seu peculiar e agradável sabor, mas também por suas grandes vantagens para o organismo.

Trata-se de uma planta muito comum na zona do mediterrâneo.

Usa-se especialmente em saladas e sanduíches, mas pode ser preparada de muitas formas diferentes em outros pratos.

Neste artigo mostraremos uma deliciosa receita usando rúcula; mas primeiramente falaremos de suas propriedades e de como ela pode favorecer a saúde.

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molho de rúcula

Na luta contra o câncer:

  • Algumas verduras, como esta, contém uma substância chamada glucosinolato, muito efetiva na luta contra determinados tipos de câncer (câncer de pâncreas, câncer de mama, câncer colorretal).
  • Seu conteúdo de vitamina A é importante, pois unida aos flavonoides evita outros tipos de câncer (câncer de pulmão, câncer de boca e câncer de pele).
  • A clorofila evita que o fígado seja prejudicado por substâncias cancerígenas.

Na luta contra o envelhecimento:

  • A rúcula possui um grande poder desintoxicante, assim como outras verduras como a couve e o brócolis.
  • Por seu alto conteúdo em ácido fólico e vitamina B, evita que o cérebro envelheça prematuramente e, também, evita inflamações repetitivas. 

Boa para nossa saúde em geral: 

  • A rúcula contém vitamina K que ajuda a evitar doenças cardiovasculares e favorece a absorção de cálcio pelo organismo. Os benefícios do cálcio para os ossos são enormes.
  • Ajuda a melhorar a digestão e nos dá uma sensação de saciedade, mas com uma ingestão de calorias muito baixa. Definitivamente, é uma hortaliça a ser considerada quando se quer perder peso.
  • Melhora nossa resistência a doenças, fortalecendo nosso sistema imunológico; graças à vitamina C.
  • A rúcula contém alguns minerais básicos para o funcionamento de nosso organismo (potássio, fósforo e manganês).
  • Reduz o nível de colesterol ruim no sangue e ajuda a regular o nível de açúcar; evitando assim doenças como a diabetes.
  • É ideal para nossa visão, por seu conteúdo em carotenoides que evitam as cataratas.

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Salada de rúcula e camarão

 

Salada Caprese com rúcula

Esta é uma receita muito simples de uma salada deliciosa; cheia de cor e benéfica para nossa saúde.

  • 4 xícaras de rúcula
  • 4 tomates de boa qualidade
  • 1 pedaço de mozarela
  • Azeitonas pretas
  • Um pouco de azeite de oliva
  • Uma pitada de sal
  • Uma pitada de manjericão

Agora que você já sabe dos grandes benefícios que a rúcula traz para nossa saúde, não hesite em incorporá-la às suas refeições.

Já provou a rúcula? Gostou? Comeu nas saladas ou em outras preparações?

Huber, L. S., & Rodriguez-amaya, D. B. (2008). Flavonóis E Flavonas : Fontes Brasileiras E Fatores Que Influenciam a Composição Em. Alimentos Nutrição. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2008.04.002