10 truques para um café da manhã leve

1 de agosto de 2019
Uma adequada escolha de alimentos que incluímos no café da manhã será decisiva para obter energia suficiente para enfrentar o dia, ao mesmo tempo que mantemos nosso peso.

Primeiramente, uma das chaves para manter um peso saudável é consumir um café da manhã leve todos os dias. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ignorar essa primeira refeição é contraproducente, pois aumenta a sensação de ansiedade e retarda as funções do metabolismo.

Isto significa que este deve conter um equilíbrio adequado de macronutrientes e micronutrientes, para atingir um total de 25% da ingestão calórica diária. Assim, o ideal é projetar com alimentos orgânicos e menos processados. Descubra outras dicas.

Os melhores truques para um café da manhã leve

Preparar um café da manhã leve não precisa ser sinônimo de receitas insípidas ou restritivas. Embora seja sugerido evitar os açúcares, gorduras e carboidratos, este pode conter alimentos deliciosos, como carnes, cereais integrais e verduras.

O melhor de tudo, não leva muito tempo para prepará-los, já que só basta fazer uma boa escolha e combinação de alimentos. Em seguida compartilhamos alguns truques para tornar essa tarefa mais fácil. Tome nota!

1. Consumir carboidratos saudáveis

Opção de café da manhã leve

Os carboidratos saudáveis ​​ou complexos são aqueles que vêm de alimentos energéticos, como a aveia, pão de centeio ou flocos de milho. Além disso, seu consumo não provoca alterações nos níveis de glicose no sangue e ajuda a prolongar a saciedade.

2. Café da manhã leve com baixo teor de gordura

Os alimentos de origem animal são uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico; no entanto, devido ao seu teor de gordura, é melhor consumi-los de maneira moderada. Em seu lugar, você pode consumir proteínas de fontes com baixo teor de gordura, como frutos secos, sementes e legumes.

Leia este artigo: Descubra os melhores cereais sem glúten para incluir na sua dieta

3. Tome laticínios com baixo teor de gordura

Os laticínios integrais não são a melhor alternativa para um café da manhã leve. No entanto, tendo em conta que o leite, o iogurte e outros derivados fornecem nutrientes essenciais, recomenda-se o seu consumo nas apresentações “baixo teor de gordura”, “light”, ou “desnatado”.

4. Acrescente frutas e legumes no café da manhã leve

Café da manhã leve com frutas

Grande parte do café da manhã pode ser composta de muitas frutas e vegetais frescos. Ademais, esta variedade de alimentos é muito baixa em calorias e representa uma importante fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes, e fibras alimentares.

5. Evite os embutidos

Certamente, os alimentos embutidos são apetitosos e sempre parecem frescos. O problema é que estão cheios de gorduras saturadas, aditivos químicos, e farinhas que são prejudiciais. Embora sejam deliciosos nos sanduíches, esses alimentos devem ser substituídos por carnes saudáveis, como frango ou pescados.

6. Faça receitas com ovo

Sem dúvida alguma, um dos ingredientes mais deliciosos para um café da manhã leve e variado é o ovo. Além disso, esta importante fonte de proteína, biotina e minerais é um bom complemento para aumentar o nível de energia e melhorar a produtividade física e mental.

7. Prepare batidos

Existem muitas receitas de batidos de frutas e vegetais que combinam ingredientes muito benéficos para a saúde. Sua preparação é uma maneira rápida e deliciosa de desfrutar de um café da manhã mais completo e nutritivo. Você pode fazê-los com alimentos como:

  • Aveia e quinoa
  • Abacate maduro
  • Vegetais verdes
  • Leite de amêndoa
  • Frutos silvestres
  • Banana
  • Frutos secos
  • Sementes de Chia
  • Iogurte natural

Descubra ademais: 3 receitas de cupcakes com baixo teor de açúcar para o café da manhã

8. Porções moderadas

Café da manhã com verduras

Como já mencionamos, um bom café da manhã deve ser o equivalente a 25% do total de calorias. No entanto, deve-se esclarecer que isso não implica em ingerir porções excessivas. Para manter o conceito de café da manhã leve, o prato deve ser moderado, com o que é necessário para ficar satisfeito.

9. Coma no mesmo horário

Outra chave para um café da manhã saudável é manter um horário regular para o seu consumo. Portanto, a recomendação geral é que seja feito na primeira hora depois de acordar. Além disso, deve ser ingerido calmamente, mastigando bem os alimentos.

10. Inove as receitas ao preparar seu café da manhã leve

Finalmente, o último truque para manter um café da manhã leve é ​​aprender a inovar as receitas, saindo do tradicional. Muitas pessoas começam a dar menos importância à essa refeição porque se cansam de comer a mesma coisa todos os dias.

Tente variar com opções como:

  • Iogurte grego com frutos secos e sementes de chia
  • Sanduíche de peru e suco de laranja.
  • Salada mista com pedaços de peito e chás.
  • Salada de massa e vegetal, porção de pão integral e café com leite.
  • Pão integral com abacate, ovo cozido e café com leite.
  • Batido de vegetais verdes, biscoitos integrais e ovo.

Entçao, você ainda está dando pouca importância ao café da manhã? Agora que sabe como melhorá-lo, comece a aproveitar seus benefícios na dieta. Claro, você pode variar conforme desejar, desde que mantenha um equilíbrio dos nutrientes.

 

  • Fukushige, H., Fukuda, Y., Tanaka, M., Inami, K., Wada, K., Tsumura, Y., … Morita, T. (2014). Effects of tryptophan-rich breakfast and light exposure during the daytime on melatonin secretion at night. Journal of Physiological Anthropology. https://doi.org/10.1186/1880-6805-33-33
  • Gracia, A., Loureiro, M. L., & Nayga, R. M. (2009). Consumers’ valuation of nutritional information: A choice experiment study. Food Quality and Preference. https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2009.03.010
  • Kennedy, E., & Davis, C. (1998). US department of agriculture school breakfast program. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1093/ajcn/67.4.798S