5 benefícios da banana que você não conhecia

13 Setembro, 2020
A banana contém amido, que, segundo vários estudos, aumenta a nossa sensação de saciedade. Isso pode nos ajudar a comer menos e perder peso.
 

Você ainda não conhece os benefícios da banana? Essa fruta tropical combina energia, minerais e vitaminas que a tornam adequada para todos os tipos de dietas, inclusive as voltadas para a perda de peso.

Esse alimento é um dos mais consumidos no mundo, e também um dos mais saudáveis. Neste artigo, falaremos sobre 5 benefícios desta fruta que talvez você não conheça.

Quais são os benefícios da banana?

Os benefícios da banana e seu teor de potássio

A banana é uma das frutas mais populares, tanto entre crianças quanto entre adultos. Isso se deve ao seu sabor delicioso aliado à facilidade de comê-la em qualquer lugar: basta tirar a casca e pronto!

No entanto, às vezes vemos publicações que não recomendam essa fruta em dietas de emagrecimento por ser considerada muito calórica. Isso se deve ao seu teor de carboidratos.

De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição, a banana contém 20% de carboidratos que, à medida que a fruta amadurece, são convertidos em açúcares. Por isso, muitos consideram que ela não é boa para a saúde e que engorda.

No entanto, conforme afirma esta instituição, esses açúcares são simples e não refinados. Portanto, na sua medida adequada, podem ser benéficos para o corpo, fornecendo-nos energia.

 

Além de carboidratos, a banana também contém quantidades significativas de potássio, fósforo, vitaminas A e C e fibras, entre outros nutrientes. Isso a torna uma fruta que pode nos trazer múltiplos benefícios. A seguir, mostramos 5 benefícios da banana. Não perca!

1. Favorece a saúde cardiovascular

Sistema circulatório

A hipertensão é uma doença bastante comum em países desenvolvidos. Consiste no aumento da força do sangue sobre as paredes arteriais. Além disso, você pode ter pressão alta por anos sem perceber, o que gradualmente danifica os vasos sanguíneos e o coração.

Embora a dieta não seja uma causa direta desse problema, é um fator de risco. O consumo de sódio (sal) em excesso e a deficiência de potássio podem piorar essa doença.

Na verdade, de acordo com um estudo publicado no Journal of Human Hypertension, reduzir o sódio e aumentar o potássio na dieta contribui para a redução dos sintomas e pode até ajudar a prevenir o desenvolvimento da hipertensão.

Portanto, pode ser muito aconselhável adicionar bananas à sua dieta. Além de ser uma rica fonte de potássio, protege a saúde do seu coração.

Descubra: 4 sinais da deficiência de potássio

 

2. Regula os níveis de açúcar

Já dissemos que as bananas contêm fibras. Bom, uma das suas fibras solúveis é a pectina, que, de acordo com alguns estudos, pode nos ajudar a regular o nível de açúcar no sangue.

Isso porque favorece o metabolismo da glicose, o que contribui para a sua eliminação pela urina. Portanto, a banana pode ser uma fruta muito benéfica que não deveria faltar na dieta alimentar de uma pessoa com diabetes.

3. Melhora a digestão

Problemas digestivos

Outro benefício da banana também está relacionado à fibra. Em um estudo publicado na revista Nutrients, em que foram avaliadas as várias propriedades desse nutriente, foram demonstrados seus benefícios para o sistema gastrointestinal.

A fibra ajuda a regular a flora intestinal e melhora a digestão. O consumo de alimentos com fibras, como a banana, pode nos ajudar a evitar distúrbios do sistema digestivo, como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, etc.

Isso também pode te interessar: 7 maneiras de aumentar o consumo de fibras para tratar a constipação

4. Fonte de antioxidantes entre os benefícios da banana

Vários estudos analisaram a capacidade antioxidante dessa fruta. A conclusão sempre foi a mesma: as bananas são ricas em antioxidantes. Entre eles, encontramos betacarotenos, vitamina A e a galocatequina.

 

Por que isso é positivo? Bom, porque os antioxidantes cumprem várias funções em nosso organismo. Isso ocorre porque ajudam a prevenir ou retardar alguns danos às células, o que reduz o risco de certas doenças.

5. Favorece a perda de peso

Em primeiro lugar, queremos deixar claro que a única maneira de perder peso de forma saudável é mantendo uma alimentação equilibrada e praticando exercício físico regularmente. No entanto, a banana pode ser uma daquelas frutas que você vai querer incorporar na sua dieta.

Em primeiro lugar porque, como vimos, contém poucas calorias, mas também contém quantidades significativas de amido. Esta substância está relacionada, segundo vários estudos, com uma maior sensação de saciedade, o que reduz o nosso apetite.

Na verdade, esses mesmos estudos recomendam seu consumo para pessoas que sofrem de obesidade, para ajudá-las a perder peso. Portanto, se você deseja perder peso de forma saudável, recomendamos que inclua esta fruta em sua dieta. Ela pode se tornar uma grande aliada.

Como tirar proveito dos benefícios da banana?

Quitutes de banana

Agora que você conhece vários dos benefícios da banana, esperamos que a incorpore em sua dieta. Ela pode contribuir muito para o seu sistema digestivo e cardiovascular, de forma prática e descomplicada.

 

Além disso, é uma fruta deliciosa que você pode comer tanto sozinha quanto em receitas. Podemos acrescentar a banana a inúmeros pratos: saladas de fruta, bolos, biscoitos, vitaminas…

Então, você não tem desculpa para deixar de incluir essa fruta na sua dieta e começar a se beneficiar de tudo o que, como você viu, ela pode lhe oferecer. Anime-se! Você vai ver como ela cai bem.