Exercícios para treinar todo o corpo e perder peso

Descubra quais são os melhores exercícios para trabalhar várias áreas do corpo de forma simultânea. Anime-se a experimentá-los!
Exercícios para treinar todo o corpo e perder peso

Última atualização: 11 Maio, 2021

Embora o verão nos motive a ficar em forma, qualquer época do ano é o momento ideal para começar a pensar nos melhores exercícios para treinar todo o corpo e, claro, perder peso. Afinal, quem não deseja ter um corpo esbelto e tonificado, além de melhorar a saúde?

Não há dúvida de que a aparência física se transformou em uma parte muito importante da vida de todos. Trata-se de uma parte da nossa carta de apresentação ao mundo.

É por isso que, tanto pensando na aparência física quanto na saúde, devemos cuidar do corpo por meio de uma série de exercícios. Da mesma forma, é importante seguir uma dieta saudável e balanceada.

Exercícios para treinar todo o corpo

Os exercícios a seguir vão proporcionar um salto de qualidade em sua rotina de trabalho físico.

1. Abdômen

Perder medidas no abdômen

Para trabalhar o abdômen, é necessário seguir uma série de rotinas e exercícios. Para começar, devemos nos posicionar de barriga para baixo no chão, com os braços flexionados e os joelhos esticados, bem como com os cotovelos e antebraços apoiados no chão. Para fazer esse exercício, é necessário se manter completamente em linha reta.

Nessa mesma posição, flexionamos a perna direita para cima e a mantemos ali durante 30 segundos. Depois, fazemos o mesmo com a outra perna.

O próximo exercício para o abdômen é realizado de lado com os pés, o cotovelo e o antebraço apoiados. Você deve manter uma postura de flexão durante 30 segundos. Em seguida, faça o mesmo do outro lado. A ideia é trabalhar o corpo dos dois lados: direita e esquerda.

Depois, na mesma posição do primeiro exercício, você deve levantar cada braço durante 30 segundos e manter o peso do seu corpo em um único braço. Enquanto faz isso, mantenha o core firme.

Lembre-se de que o core tem uma função estabilizadora muito importante. Se você o fortalecer bem, depois poderá realizar exercícios intervalados de alta intensidade com menos risco de lesões. Foi comprovado que são os melhores para estimular a perda de peso.

2. Pernas e glúteos

Para tonificar e treinar pernas e glúteos, você pode começar fazendo exercícios de agachamento (em séries de 20). Ao fazê-los, mantenha os braços esticados e as costas totalmente retas. Você também pode fazer flexão de pernas em séries de 15 repetições, flexionando cada joelho esse mesmo número de vezes.

Quando tiver terminado essa rotina, deite-se no chão com as costas apoiadas em posição reta e as pernas flexionadas. Ao mesmo tempo, levante as coxas (o máximo que puder) e repita este exercício com séries de 20 repetições.

3. Braços e peito

Flacidez nos braços

Para tonificar os braços e o peito você pode usar pesos ou halteres. Eles são ideais para os exercícios de repetição giratória, em séries de 45, e os alongamentos, em séries de 50 repetições.

Fazer os exercícios com esses pesos e halteres ajudarão você a ganhar força nos braços e nas mãos também, ao mesmo tempo que tonificam os braços e o peito. Para isso, exercite ambos os braços e combine os movimentos e as repetições em cada um deles. Você também pode fazer flexões com os joelhos apoiados no chão em séries de 20 repetições.

4. Para queimar gordura

Suco verde para queimar gordura

Para queimar a gordura acumulada nas pernas, nos glúteos e no abdômen você pode experimentar fazer diferentes exercícios e rotinas. Um deles é se colocar na mesma posição dos atletas antes da largada em uma corrida. Nessa postura, você deve mover as pernas como se fosse correr, mantendo o peso apoiado nos braços. Esse exercício costuma ser chamado de mountain climbing.

Outra alternativa é realizar uma rotina de pulos e flexões combinada com repetições de 15 vezes. Além disso, as rotinas de cardio são muito eficazes, pois ajudam a queimar a gordura acumulada no corpo, nádegas, pernas, braços e abdômen. Preste atenção em como fazer:

  • Abra as pernas na largura dos ombros e as mãos na mesma posição das pernas.
  • Pule enquanto abre e fecha as pernas de forma simultânea.
  • Repita quantas vezes tiver estipulado em seu programa de treinamento.

Uma variável desse exercício é realizar saltos dobrando a perna para cima. Para fazer isso, você deve levar a perna o mais alto possível com os joelhos flexionados. A ideia é manter o outro pé no chão, na ponta, e fazer esse exercício em séries de 20 repetições.

Lembre-se de que é positivo priorizar os exercícios de força em relação aos exercícios de resistência para melhorar a composição corporal. De acordo com um estudo publicado em Medicine and Science in Sports and Exercise, perder muito peso pode afetar a massa magra. Para protegê-la, é necessário trabalhar com pesos.

A dieta é fundamental

Não se esqueça de que para atingir os objetivos é necessário aliar o trabalho físico a uma boa alimentação. Nesse sentido, existem alguns suplementos, como a cafeína, que contam com evidências para reduzir a gordura corporal. No entanto, devem ser introduzidos no âmbito de uma alimentação equilibrada e saudável.

Treine para perder peso

Como você viu, esses exercícios para treinar todo o corpo são simples e rápidos, o que os torna uma maneira ideal de tonificar os músculos e perder peso. Siga essa rotina periodicamente e você alcançará os resultados esperados em um período muito mais curto do que o desejado. Faça o teste!

Pode interessar a você...
Rotina de exercícios com bola
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Rotina de exercícios com bola

A bola suíça é ideal para tonificar os músculos, melhorar a postura e aumentar a agilidade. Conheça uma rotina de exercícios com bola e experimente...



  • Wewege M, van den Berg R, Ward RE, Keech A. The effects of high-intensity interval training vs. moderate-intensity continuous training on body composition in overweight and obese adults: a systematic review and meta-analysis. Obes Rev. 2017 Jun;18(6):635-646.
  • Weiss EP, Jordan RC, Frese EM, Albert SG, Villareal DT. Effects of Weight Loss on Lean Mass, Strength, Bone, and Aerobic Capacity. Med Sci Sports Exerc. 2017 Jan;49(1):206-217.
  • Icken D, Feller S, Engeli S, Mayr A, Müller A, Hilbert A, de Zwaan M. Caffeine intake is related to successful weight loss maintenance. Eur J Clin Nutr. 2016 Apr;70(4):532-4.