Vitamina natural de alface e kiwi para perder peso  

3 de setembro de 2014
A alface é rica em vitaminas e minerais, nos dá uma sensação de saciedade e tem pouquíssimas calorias. Ainda que todas as variedades sejam ótimas, recomenda-se consumir a romana, que é a que conta com mais nutrientes.

A alface é considerada um dos alimentos mais importantes quando se trata de perder peso. Afinal, as calorias que traz para o organismo são muito poucas. Além disso, contém grandes quantidades de vitaminas e minerais, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo em geral.

Também traz boas quantidades de água e tem a propriedade de proporcionar um efeito ou sensação de saciedade. Isso impede que comamos além da conta.

Uma das alfaces mais recomendadas para quem está fazendo uma dieta para perder peso é a Romana.

Este é um dos alimentos naturais mais saudáveis que podem ser incluídos na dieta para emagrece. Além disso, traz numerosos benefícios.

Confira também: Vitaminas detox. Por que são tão benéficas?

Propriedades emagrecedoras da alface

alface para combater o estresse

A alface, especialmente a Romana, é o melhor complemento para adicionar à dieta de emagrecimento de maneira muito mais rápida e segura. Afinal, não é uma porção muito generosa dela possui somente 17 calorias.

Graças a isto, diz-se que é o alimento ideal para ajudar a perder peso. Afinal, pode ser consumida em abundância sem obter muitas calorias.

Seu alto teor de água e fibras dietéticas é o que traz aquela sensação de saciedade, permitindo que comamos somente o que verdadeiramente o organismo necessita, conseguindo desta maneira controlar e reduzir o excesso de peso.

Assim, dentre seus nutrientes mais importantes encontramos: vitamina A, C, K, além de possuir algumas do grupo B, como por exemplo a B1, B2, B3, B5 e B6, minerais como cobre, cálcio, magnésio, sódio e potássio, zinco, ferro, selênio e fósforo.

Por que é boa para perder peso?

  • Proporciona uma boa quantidade de fibras, o que além de ser muito importante para ajudar a perder peso é excelente para manter o bom funcionamento do sistema digestivo e evitar a prisão de ventre.
  • Também é um diurético natural por excelência, ajuda a combater a retenção de líquidos, elimina toxinas do organismo, o que beneficia as pessoas que sofrem de obesidade.
  • É um alimento que proporciona uma grande sensação de saciedade, é depurativo e diurético, ajuda a queimar gorduras, ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Lembre-se que com a alface pode ser realizada uma boa variedade de saladas combinando seja com frutas ou verduras ou com ambas, de qualquer forma ficam deliciosas.

Leia também: Sabia que os frutos secos ajudam a perder peso?

Receita: Batida de kiwi e alface para emagrecer

Ingredientes

  • 2 Kiwis
  • 5 folhas de espinafres
  • 5 folhas de alface
  • 1 colher de mel de abelha

Modo de preparo

  1. Primeiramente, lave e desinfete os kiwis e as folhas de espinafre e alface.
  2. Em seguida, descasque o kiwi, corte e leve ao liquidificador junto com as folhas de alface, espinafre e o mel de abelha.
  3. Bata na velocidade alta e sirva em um copo grande.
  4. Se você desejar pode coar o suco antes de tomá-lo.

Por fim, um esclarecimento final, não necessariamente tem que ser a alface Romana a ser utilizada. Todas as variedades de alface são boas e contêm nutrientes que beneficiam o organismo. O fato é que a Romana os possui em quantidades um pouco mais elevadas.

  • Lopes da Luz, G., Medeiros, S. L. P., Manfron, P. A., Dischkaln do Amaral, A., Müller, L., Guzmán Torres, M., & Mentges, L. (2008). A questão do nitrato em alface hidropônica e a saúde humana. Ciência Rural, 38(8).