Opinião da ciência sobre as dietas para perder peso

· 3 de dezembro de 2018
Na atualidade, várias dietas para perder peso estão na moda. Agora, você sabe o que a ciência diz sobre esses tipos de alimentação? Explicaremos aqui.

Talvez você já tenha tomado a decisão de começar a mudar seus hábitos alimentares, por querer levar um estilo de vida saudável. No entanto, é necessário que deixe de lado todos aqueles mitos que existem em torno das dietas para perder peso.

Por essa razão, te mostraremos aqui o que diz a ciência sobre a eficácia desses hábitos alimentares.

Contudo, deve-se ter em conta que esta informação tem propósitos instrutivos. Se você quiser começar uma dieta é necessário que procure por um especialista em nutrição.

Ele será responsável por adaptar, personalizar e controlar esta fase da sua vida.

O que a ciência diz sobre as dietas para perder peso?

Um licenciado em química chamado Luis Jiménez decidiu escrever um livro intituladoO que diz a ciência sobre emagrecer de forma fácil e saudável.

O livro foi escrito diante da falta de “informações completas sobre o parecer científico das dietas para perder peso que são sustentadas por fontes confiáveis”, como especialistas em nutrição. Assim o explicou para o diário “El Comercio”.

Nesta publicação ele explica os 5 princípios básicos sobre a nutrição sustentados por pesquisas científicas. Siga lendo para conhecer estes princípios…

1. Evitar carboidratos refinados

Diminua e limite em sua dieta o consumo de carboidratos que estão nos alimentos altamente processados e refinados. Por exemplo:

  • Macarrão,
  • Pão branco,
  • Batatas fritas,
  • Doces,
  • Açúcar.

O uso habitual destes carboidratos só aumenta os níveis de açúcar no sangue e faz com que o pâncreas trabalhe em excesso, entre outras complicações que afetam a saúde e o peso.

Veja também: Como é uma alimentação balanceada

2. Adicione em sua dieta hortaliças e frutas

Frutas e verduras devem estar presentes nas dietas para perder peso

Há carboidratos que serão de grande ajuda em sua dieta, porque oferecem a seu corpo uma grande variedade de nutrientes, fibra e vitaminas.

Por esta razão, é recomendado que você integre a cada uma de suas refeições pelo menos uma porção de hortaliças, frutas ou frutos secos.

3. Equilibre as proteínas

Ter um equilíbrio em seu consumo de proteínas durante suas refeições te ajudará a se sentir saciado.

É recomendável que você ingira diariamente um grau mínimo de proteínas por cada quilo de seu peso corporal.

4. Mais gorduras saudáveis

Aumente o consumo de alimentos com ácidos graxos ômega 3, como os peixes, frutos do mar, nozes, entre outros.

Além disso, adicione óleos vegetais a sua dieta, como o de oliva.

5. A dieta não é um castigo

Prepare cardápios variados e substanciais, com um equilíbrio saudável de gorduras, proteínas e carboidratos, para que possa desfrutar de cada uma de suas refeições.

Então você não verá a dieta como um castigo, mas ela se tornará um estilo de vida saudável.

A fibra é importante

A fibra é importante na dieta para perder peso

Fulgencio Saura Calixto, membro do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), disse que a fibra é essencial em cada dieta que você queira realizar.

Ali expressou que as dietas pobres em fibras podem derivar em doenças cardiovasculares, diverticulite, prisão de ventre, câncer de cólon e diabetes.

Ele explicou que este elemento representa uma grande ajuda no momento em que nosso metabolismo absorve os nutrientes.

Ao mesmo tempo, permite que o estômago aumente a viscosidade e atrase o esvaziamento gástrico.

Nesse sentido, o membro do CSIC recomenda que você ingira pelo menos 30 gramas de fibra  por dia que vai te ajudar a perder peso e, além disso, trará muitos benefícios para a sua saúde.

Leia também: 4 deliciosos desjejuns para aumentar sua massa muscular

O sono benefícios as dietas para perder peso

Um estudo divulgado pela Nature explica que pessoas que não dormem as horas necessárias têm maior chance de sofrer de sobrepeso.

Isso acontece porque existe uma relação clara entre a falta de sono e a obesidade.

Neste sentido, é necessário que você durma entre sete ou oito horas por dia, para favorecer sua saúde e o metabolismo.

Não descansar corretamente faz com que o organismo secrete uma série de hormônios que diminuem a síntese de proteínas, de acordo com uma pesquisa do Centro de Estudos de Psicobiologia e Exercício da Universidade de São Paulo (USP).

Da mesma forma, estudos científicos opõem-se a dietas para perder peso com as seguintes características:

  • Consumo de baixa caloria.
  • Severas restrições alimentares ou mudança extremas em seus hábitos.

Então, não se deixe levar pelas dietas para perder peso que estão na moda. Primeiro pesquise a eficácia de cada uma delas.

Também consulte uma nutricionista que possa determinar o melhor método que vai te ajudar a perder peso e manter sua saúde de acordo com as necessidades específicas de seu corpo.

Saura-Calixto, F. (2011). Dietary fiber as a carrier of dietary antioxidants: An essential physiological function. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf1036596