Alimentos que podem prejudicar o estado de ânimo
Já sabemos que existem alguns alimentos que possuem substâncias que prejudicam nosso estado de ânimo. Devemos ser mais conscientes do tipo de alimento que estamos ingerindo diariamente, já que eles afetam tanto nossa saúde quanto nosso estado de ânimo.
Quais alimentos podem prejudicar a saúde e o estado de ânimo?
Nós sabemos que existem alguns produtos que danificam nossa saúde como, por exemplo, o cigarro e o álcool, que, como já sabemos, podem afetar os pulmões, o fígado, a pressão arterial, como também aumentar os níveis de açúcar no sangue, o ácido úrico e o colesterol, entre muitos outros problemas e complicações.
Conheça: Alimentos no combate à hipertensão
Contudo, existem alguns alimentos que podem causar estes mesmos problemas de saúde e muitos outros.
São alimentos que estão em nossa dieta diária e que, além dos problemas antes mencionados, também provocam falta de energia, sensação de peso e muitos outros problemas que podem chegar a ser realmente graves.
As gorduras saturadas
Existe uma grande quantidade de alimentos que contém muita gordura saturada, substâncias que são muito nocivas para a saúde.
Entre esses alimentos estão, em primeiro lugar, os chamados fast food, como a pizza, os cachorros-quentes, hambúrgueres, tacos, batatas fritas, entre outros.
A gordura contida nestes alimentos podem engrossar os vasos sanguíneos e baixar os níveis de serotonina, o que causará uma sensação de peso e depressão.
Leia também: Tratamentos complementares para a depressão
Os alimentos processados e com alto conteúdo de açúcar
Alimentos como as guloseimas, sobremesas e refrigerantes que contêm um alto nível de açúcar, no momento em que são ingeridos, podem nos trazer energia, mas logo se convertem em um verdadeiro problema de saúde, já que elevam os níveis de glucose, ocasionando a diabetes e outros transtornos não menos graves.
O café
Alguns componentes do café, como a cafeína, por exemplo, podem ocasionar alguns transtornos graves na saúde e, sobretudo no estado de ânimo.
O consumo desta bebida pode produzir irritabilidade, problemas estomacais, diminuir o ritmo cardíaco, além de insônia.
Estes efeitos podem ser sentidos em todas as pessoas, mas está comprovado que a cafeína afeta o sistema nervoso da maioria de seus consumidores.
Conselhos úteis para uma boa alimentação
O mais importante que devemos levar em conta é tratar de eliminar da dieta todos aqueles alimentos processados e com alto conteúdo de açúcar, sobretudo os preparados com farinhas brancas.
Inclua nas refeições principais a maior quantidade possível de frutas e verduras, ingira diariamente proteínas e vegetais nas quantidades adequadas, já que tampouco é saudável exagerar nas porções ou consumir mais quantidade que o normal, pois poderá ganhar peso.
Mesmo assim, é muito saudável tomar o café da manhã muito bem e incluir sucos naturais, frutas e alguma proteína como os ovos. Se você for incluir uma farinha, use a integral.
É importante preferir uma fruta a uma guloseima, já que essa decisão afeta o bom estado de sua saúde. Além disso, devemos pensar que o mais importante é cuidar da saúde e não somente manter um corpo bonito.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.