Logo image
Logo image

7 alimentos que ajudam a combater o cansaço

4 minutos
Ainda que tenha fama de engordar, o abacate é uma das frutas mais completas que existem e nos oferece uma grande quantidade de vitaminas, proteínas e fibras para que comecemos o dia com energia. Conheça outros alimentos que podem nos ajudar a combater o cansaço.
7 alimentos que ajudam a combater o cansaço
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas

Última atualização: 11 julho, 2023

O cansaço é bastante comum. Às vezes nos sentimos cansados ​​devido ao excesso de trabalho, estresse, problemas emocionais ou por não descansar bem à noite.

No entanto, às vezes a fadiga é inexplicável. Nesse caso, pode estar relacionado a um distúrbio orgânico.

Nesse sentido, neste artigo, apresentaremos alguns alimentos que, devido às suas propriedades nutricionais, nos dão energia e vitalidade para nos ajudar a superar os estados de exaustão em poucos dias. Continue lendo!

Alimentos que podem ajudar a combater o cansaço

Aveia

A aveia é um cereal muito nutritivo, mas também muito rico em fibras, vitaminas e minerais. Tem a grande vantagem de ser muito energético, mas também ter propriedades relaxantes, de acordo com este estudo da Universidade do Sul da Austrália.

Portanto, é a opção ideal para quando o cansaço está relacionado a estados de estresse, ansiedade ou nervosismo.

Como consumir?

  • Podemos consumi-la crua como café da manhã, em flocos, combinada com frutas, nozes e iogurte.
  • A partir da aveia é feita uma deliciosa bebida vegetal que pode substituir o leite.
  • Por outro lado, com a aveia, podemos preparar receitas doces, como biscoitos e waffles.
  • Também podemos incluí-la em nossos cremes e ensopados para proporcionar cremosidade e consistência aos pratos.

Leia também: A aveia, um remédio natural para tratar a ansiedade

Some figure

Pólen

O pólen é um alimento muito adequado para pessoas que se sentem cansadas ou com falta de apetite. É também um excelente complemento para crianças, atletas e mulheres grávidas.

Podemos tomá-lo de manhã misturado com o café da manhã. Antes de consumi-lo, devemos moer os grânulos para digeri-los e assimilá-los sem problemas.

Tanto o pólen quanto outros alimentos fornecidos pelas abelhas (mel, própolis) são sempre altamente recomendados quando nos sentimos exaustos e com as defesas baixas. Isto é afirmado neste estudo pela Universidade de Jahangirnagar (Bangladesh).

Cacau

Para destacar as propriedades nutritivas do cacau devemos diferenciá-lo primeiro do chocolate, um alimento processado que não é tão benéfico quanto o cacau, pois também contém açúcares e gorduras prejudiciais para nosso organismo.

Por outro lado, o cacau puro e amargo é um alimento medicinal com propriedades estimulantes e reguladoras do sistema nervoso, conforme declarado neste estudo realizado pela Universidade Dammam (Arábia Saudita).

Podemos usá-lo em todos os tipos de batidas e sobremesas e adoçá-lo com mel, cana ou xarope de agave. Se precisarmos de uma textura mais oleosa, podemos combiná-lo com um pouco de óleo de coco extravirgem.

Some figure

Spirulina?

Acredita-se que esta alga tenha propriedades benéficas para a nossa saúde. No entanto, é preciso ter cuidado, pois não existem evidências científicas suficientes para apoiar seu consumo.

Podemos consumir a spirulina em comprimidos ou inclui-la em nossas batidas no café da manhã.

Maca peruana

Esta raiz proveniente do Peru chegou a todo o mundo como um suplemento em pó graças às suas propriedades energéticas e estimulantes.

Também é recomendada especialmente para mulheres que sofrem os sintomas da menopausa, de acordo com esta pesquisa realizada pela Universidade Charles Sturt (Austrália).

É preciso ter precaução com a quantidade de maca que consumimos, já que se exagerarmos ela pode nos causar nervosismo.

Por isso, começaremos com uma pitada (aproximadamente três gramas) e aumentaremos até 9 gramas, no máximo. Poderemos tomá-la misturada com um pouco de água ou suco.

Abacate

Some figure

É uma das frutas mais completas que existem, graças aos seus excelentes valores nutricionais.

É rico em vitaminas e minerais e tem uma boa quantidade de proteína, fibra e gorduras saudáveis.

Se consumirmos meio abacate todas as manhãs estaremos garantindo uma boa quantidade de nutrientes para começar o dia com energia.

Também podemos adicioná-lo em saladas e vitaminas, ou preparar um delicioso creme de abacate frio como aperitivo.

Banana

Apesar de ser uma fruta, seus valores nutricionais classificam a banana como uma fécula.

Com pouca quantidade de banana nos sentimos saciados e obtemos uma alta quantidade de nutrientes que nos oferecem muita vitalidade durante as horas seguintes.

Conheça: Deliciosa vitamina de banana que ajuda a perder gordura abdominal

Podemos comer a banana pura ou preparar uma vitamina deliciosa combinando-a com cacau, maca peruana e leite de aveia.

Desta maneira teremos uma bebida muito nutritiva e revitalizante.

Também podemos preparar a banana ao forno com canela e mel, como sobremesa saudável para dias frios.

A inclusão desses alimentos em sua dieta certamente trará benefícios positivos e saudáveis. Lembre-se de ser constante. Se você perceber que o cansaço persiste, entre em contato com o seu médico imediatamente para uma avaliação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gonzales G., Villaorduña L., Gasco M., Rubio J., Gonzales C. MACA (Lepidium meyenii Walp), Una Revisión Sobre Sus Propiedades Biológicas.

http://www.ins.gob.pe/insvirtual/images/artrevista/pdf/rpmesp2014.v31.n1.a15.pdf

  • López E. (2013). Escuela Universitaria de Ingeniería Mecánica. Universidad de Tarapacá. Arica, Chile. Superalimento para un mundo en crisis: Spirulina a bajo costo Superfood for a world in crisis: Spirulina at low cost.

https://scielo.conicyt.cl/pdf/idesia/v31n1/art16.pdf

  • Dirección de Industria Alimentaria S.A.G.P. y A. Secretaria de Agricultura, Ganadería, Pesca Y Alimentación. El polen.

http://www.mieldemalaga.com/data/polen.ar.pdf


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.