5 queima-gordura naturais
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Nos últimos anos o mercado foi invadido por produtos “queima-gordura“, que prometem ser uma maneira fácil de perder os quilos extras que afetam a aparência e o peso.
O que alguns não imaginam é que existem “queimadores” 100% naturais, que complementam a dieta sem produzir reações adversas. Trata-se de uma grande variedade de ingredientes naturais que, graças às suas propriedades, contribuem para reduzir quilos e medidas, sem expor sua saúde a riscos. Conheça-os!
Queimadores de gordura não tão naturais
Muitos dos queimadores de gordura vendidos contêm compostos químicos que não foram totalmente endossados pela ciência. Portanto, eles podem causar efeitos colaterais ao longo do tempo.
Apesar disso, milhões de pessoas os consomem, pois os consideram uma ótima opção para obter resultados sem fazer muito esforço. O problema é que nem todos os organismos os assimilam da mesma maneira e, de fato, em muitos dão resultados mínimos ou inexistentes.
O que são os queima-gordura naturais?
Queima-gordura naturais são alimentos que contêm nutrientes essenciais que beneficiam a saúde metabólica e linfática.
- Eles são recomendados para “impulsionar” o metabolismo lento e, assim, alcançar maior gasto energético.
- Entre outras coisas, são produtos que inibem a fome, diminuindo a ansiedade que leva a “bicadas” desnecessárias.
- Eles têm um alto valor energético e ajudam a melhorar o desempenho durante o treinamento esportivo.
A verdade sobre os queima-gordura naturais
Eles são chamados de “queimadores de gordura” porque ajudam a estimular as funções de perda de peso, mas não são um produto “milagroso” para perder peso, uma vez que devem ser complementados com outros hábitos saudáveis.
- A quantidade de peso que ajudam a perder varia, dependendo da atividade metabólica de cada um, assim como a alimentação e plano de exercícios.
- É inútil consumi-los se a dieta for baseada em gorduras, açúcares, e outros alimentos carregados de calorias e aditivos.
Queima-gordura naturais que você pode consumir regularmente
Não se trata de basear sua alimentação em queimadores de gordura naturais. No entanto, eles podem ser consumidos como um “suplemento” dietético, para alcançar melhores resultados quando o objetivo é perder peso.
1. Alcachofras
Ricas em fibras alimentares, compostos antioxidantes e vitaminas e minerais, as alcachofras se posicionaram como um dos principais queimadores naturais, para combater o excesso de peso, de acordo com este estudo da Tabib Daru Pharmaceutical Company (Irã).
- Seus compostos estimulam o fluxo da bile, uma substância responsável pela digestão das gorduras.
- Elas controlam os altos níveis de colesterol e triglicerídeos, lipídios que interferem na saúde cardiovascular.
- Também têm propriedades depurativas, que estimulam a eliminação de resíduos.
- E agem como um diurético natural, isto é, facilitam a expulsão de líquidos retidos.
- Sua fibra melhora a digestão e diminui a ansiedade. Isso foi sugerido em uma investigação conduzida pelo Dr. Uma Naidoo.
2. Soro de leite
O soro de leite é um alimento rico em proteínas de alta qualidade, nutrientes que melhoram a queima de gorduras, facilitando a construção de massa corporal magra.
- Seus aminoácidos fortalecem os músculos e melhoram o gasto de energia durante o exercício.
- É considerado um queima-gordura, porque o corpo tem que usar mais energia para processá-lo.
No entanto, não há evidências científicas suficientes para apoiar essas supostas propriedades.
3. Chá verde
Sem dúvida, o chá verde é um dos melhores aliados para perder peso. É leve em calorias, contém poderosos antioxidantes e é um excelente digestivo.
- Seus principais benefícios são atribuídos à contribuição do epigalocatequina polifenol galato (EGCG ), que beneficia a saúde metabólica e hepática.
- Este composto estimula um processo conhecido como termogênese, que envolve o aumento da queima de gorduras. Isto é afirmado neste estudo da Associação Espanhola de Dietistas-Nutricionistas.
Visite este artigo:Como preparar 3 bebidas com chá verde para perder peso com mais facilidade
4. Grapefruit ou toranja
Esta deliciosa fruta cítrica é perfeita para quem quer perder peso, sem se expor a dietas rigorosas ou perigosas.
- É muito baixo em calorias e tem propriedades diuréticas e depurativas, graças ao seu alto teor de água e antioxidantes.
- Sua fibra prolonga a sensação de saciedade e ajuda a manter uma ótima digestão.
5. Pimenta caiena
A pimenta caiena é um ingrediente picante que é frequentemente usado para dar sabor aos pratos. Embora não deva ser consumida excessivamente, suas doses moderadas podem aumentar a queima de calorias.
- Seu principal composto ativo, a capsaicina, possui um efeito termogênico no organismo que favorece a eliminação da gordura, como assegura essa pesquisa realizada pela Purdue University (Estados Unidos).
- Ajuda a melhorar a circulação e protege os órgãos excretores que trabalham para remover as toxinas do organismo.
Você está procurando por queimadores de gordura saudáveis? Não hesite em experimentar estes ingredientes naturais como parte do seu plano de emagrecimento.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- López-Molina, D., Navarro-Martínez, M. D., Melgarejo, F. R., Hiner, A. N. P., Chazarra, S., & Rodríguez-López, J. N. (2005). Molecular properties and prebiotic effect of inulin obtained from artichoke (Cynara scolymus L.). Phytochemistry. https://doi.org/10.1016/j.phytochem.2005.04.003
- Methacanon, P., Krongsin, J., & Gamonpilas, C. (2014). Pomelo (Citrus maxima) pectin: Effects of extraction parameters andits properties. Food Hydrocolloids. https://doi.org/10.1016/j.foodhyd.2013.06.018
- Cabrera, C., Artacho, R., & Giménez, R. (2006). Beneficial Effects of Green Tea—A Review. Journal of the American College of Nutrition. https://doi.org/10.1080/07315724.2006.10719518
- Mahboubi, M. (2018). Cynara scolymus (artichoke) and its efficacy in management of obesity. Bulletin of Faculty of Pharmacy, Cairo University. https://doi.org/10.1016/j.bfopcu.2018.10.003
- Baladia, Eduard, Basulto, Julio, Manera, María, Martínez, Rodrigo, & Calbet, David. (2014). Efecto del consumo de té verde o extractos de té verde en el peso y en la composición corporal: revisión sistemática y metaanálisis. Nutrición Hospitalaria, 29(3), 479-490. https://dx.doi.org/10.3305/NH.2014.29.3.7118
-
Ludy MJ, Moore GE, Mattes RD (2012 ). The effects of capsaicin and capsiate on energy balance: critical review and meta-analyses of studies in humans. Chem Senses. 37(2):103-21. doi: 10.1093/chemse/bjr100
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.