5 recomendações para controlar a ansiedade naturalmente

A ansiedade é um estado que controla as emoções e causa desequilíbrio. Felizmente, suas consequências podem ser revertidas.

Você sabe como controlar a ansiedade naturalmente? Em primeiro lugar, é importante ressaltar que esta emoção é, até certo ponto, necessária para as pessoas, já que se distingue como um mecanismo de controle frente a diversas situações, em sua maioria representadas como uma ameaça.

O organismo se encarrega de fazê-la presente com o objetivo de antecipar e reagir a tais eventos, permitindo que o corpo responda da melhor forma possível; no entanto, muitas vezes a função da ansiedade tende a se disfarçar e seu objetivo perde importância.

Ela acaba se transformando em um sinal de alerta para um sofrimento relativo às emoções e à mente. Isso ocorre devido a diversos fatores que podem ser divididos em três grandes grupos.

Fatores de predisposição

  • Biológico ou genético.
  • Contexto social e aprendizagem.
  • Personalidade e estilo de vida.

Fatores de ativação

Mulher pensando em sua vida

  • Consumo de drogas ou componentes estimulantes.
  • Problemas para alcançar alguma meta.
  • Acontecimentos que requerem esforço exagerado ou adaptação.

Fatores de manutenção

  • Perda de faculdades mentais ou de racionalidade.
  • Soluções contraproducentes.
  • Enfrentamento insuficiente dos problemas.

Mais sobre a ansiedade

Essa condição se encontra diretamente ligada à depressão. Por essa razão, compartilha reações similares no momento em que é identificada; um exemplo claro disso é seu quadro sintomático.

Cansaço injustificado, sudorese, taquicardia, tontura, entre outros, são os principais indicadores de um episódio de ansiedade. Eles comprometem a vida do ser humano e devem ser tratados com ajuda profissional.

Recomendações para controlar a ansiedade naturalmente

Apesar de ser um problema complexo, existem diversas alternativas para tratar seus sintomas.

Vale a pena recorrer a uma série de recomendações para verificar quão bem o organismo reage às mesmas; por essa razão, compartilhamos algumas das alternativas mais utilizadas em pacientes ansiosos.

Expressar as emoções

Um dos problemas mais comuns nas pessoas com ansiedade é a dificuldade de expressar pensamentos e sentimentos; por ser algo complexo, é comum identificar atitudes de repressão.

Mulher sentindo ansiedade

Nesse caso, a recomendação seria tentar expressar as emoções sempre que possível. A melhor maneira de praticar essa alternativa é começar com o círculo social mais próximo, a família.

À medida que o tempo passa, o objetivo pode ficar um pouco mais difícil; nesse caso, expressar-se emocionalmente com os amigos e conhecidos ajudará bastante.

Escrever

Expressar os sentimentos em círculos sociais através de conversas não é a única opção para obter bons resultados; uma excelente alternativa para falar sobre o que sentimos é a escrita.

Esse exercício é ideal para aquelas pessoas com ansiedade, especialmente na hora de falar em público. Basta um caderno e um lápis para colocá-lo em prática; de posse desses materiais, você só precisa colocar para fora todo tipo de pensamento, seja referente a si mesmo ou às pessoas do seu entorno.

Para completar a escrita, você pode manter uma espécie de diário no qual faz registros todos os dias.

Tempo para o autoconhecimento

São muitas as atividades recomendadas para aliviar o quadro de sintomas da ansiedade; no entanto, quantidade não é a mesma coisa que qualidade.

Essas alternativas podem ser insuficientes se a pessoa não se sente cômoda executando-as. Por essa razão, a melhor de todas é o autoconhecimento.

Não apenas quando estamos diante de episódios de ansiedade, mas em qualquer momento da vida, é importante dar-nos um tempo para saber o que nos motiva.

Ler ou se envolver com o mundo dos esportes são as opções mais significativas para uma pessoa diagnosticada com esse problema. É hora de conhecer a si mesmo para tomar decisões e manter os sintomas sob controle.

O sorriso

Buscar a felicidade nos detalhes mais simples contribui para a redução do estresse e, com isso, também pode ajudar a controlar a ansiedade naturalmente.

Mulher rindo feliz

O humor, no entanto, está um andar acima com relação à felicidade; um sorriso traz muitos benefícios, especialmente quando é espontâneo e sincero.

Contagiar-se e irradiar bom humor favorece o tratamento desse problema. A vida pode, inclusive, se tornar mais simples, tanto a nível social quanto fisiológico.

Fazer exercício físico

Muitos hormônios são liberados ao fazer exercício físico. Entre eles se sobressaem as endorfinas, encarregadas de oferecer bem-estar e alegria ao organismo.

Portanto, essa alternativa é excelente para combater os sintomas e controlar a ansiedade naturalmente.

Recomendados para você