5 dicas para vencer a flacidez

· 30 de julho de 2014
Além de melhorar a sua alimentação é fundamental que você tenha muito cuidado com o sol, já que uma exposição exagerada provocará a perda de colágeno, hidratação e firmeza.

Já sabemos que não existe nada mais incômodo que a flacidez em nossos braços ou em nossa cintura. Às vezes, nossas mudanças de peso atuam fomentando seu aparecimento; perdemos gordura, mas a pele fica ligeiramente solta e sem a tonicidade que antes tínhamos.

O passar do tempo e uma alimentação incorreta são fatores que também dão origem à flacidez, por isso, neste artigo daremos uma série de dicas para que você vença a flacidez.

O caminho para enfrentar a flacidez

Segundo os especialistas, uma das principais causas da aparição da flacidez é, sem dúvida, a má alimentação. Tendemos muitas vezes a seguir um determinado tipo de dieta na qual ao reduzirmos o peso, o que fazemos também é perder água e, em seguida, massa muscular.

O peso perdido faz com que muitas regiões do nosso corpo, como os braços, os glúteos, o abdômen e as coxas fiquem fracos por esta falta de água e musculação, fazendo com que a pele que antes também possuía gordura, agora tenha o aspecto flácido e fraco.

Vejamos, então, quais ações podemos iniciar ou quais hábitos de vida podemos melhorar para lutar contra a incômoda e antiestética flacidez.

1. Alimentos que fortalecem seus músculos e queimam gordura

manzana_2

Este binômio é essencial. Não se trata apenas de reduzir o peso, mas também fazê-lo de forma adequada sem perder excesso de água e eliminar força e resistência de nossos músculos.

São eles que aportam firmeza ao nosso corpo, eles que cumprem a função essencial com nossos ossos e articulações.

Leia também: Alimentação adequada para cuidar das articulações

Se cuidarmos deles e o fortalecermos mediante uma boa alimentação, evitaremos a flacidez. É importante considerar: quando realizar uma dieta, observe se o que você está perdendo é gordura e não massa muscular.

  • Proteínas adequadas: as proteínas são essenciais para fortalecer o músculo. Há pessoas que quando iniciam uma dieta decidem abrir mão delas pensando que nos fazem ganhar peso. Este é um grande equívoco; devemos inclui-las para obtermos uma nutrição variada e equilibrada. As proteínas mais recomendadas podem ser encontradas, por exemplo, nos ovos, nas carnes magras como, por exemplo, o frango e o peru. O salmão também é excelente para obter um bom aporte de proteínas, assim como as amêndoas.
  • As maçãs: não hesite, as maças com casca são um recurso mais que excelente para obter proteínas e nos ajudar ao mesmo tempo a queimar gordura. Segundo um estudo da Universidade de Iowa, o ácido ursólico, presente na casca das maças, ajuda-nos a promover o crescimento dos músculos, e também nos permite queimar mais calorias.

2. A importância dos antioxidantes

Frutos-rojos

Os antioxidantes são o melhor recurso para lutar contra a ação dos radicais livres; eles que pouco a pouco envelhecem nossa pele, favorecendo, assim, a flacidez.

Conheça: 3 vitaminas de cúrcuma ricas em antioxidantes tão benéficas que você não vai acreditar!

A vitamina C, por sua vez, que está presente em muitos deles, nos permitem acelerar o metabolismo e queimar “gordura”, e não músculo.

Isto é, este tipo de fruta consumida de modo regular irá nos permitir dar firmeza à pele, repará-la e queimar aquelas gorduras que são nocivas e que não são úteis para o nosso corpo.

As frutas vermelhas são ideais para obter um bom aporte de antioxidantes e vitamina C, assim como a laranja e o limão. Elas nos dão colágeno também, essencial para manter a firmeza da pele.

Prepare, portanto, um bom café da manhã com elas. Bons sucos naturais, por exemplo, que sempre o beneficiarão graças ao seu aporte maravilhoso de vitaminas e minerais.

3. Diga não ao fast food e ao alto teor de gorduras

Fotograf’a de Alimentos

É bastante óbvio, todos já sabemos, mas, muitas vezes, o fast food é um recurso fácil e rápido quando não temos muito tempo ou quando simplesmente estamos ansiosos e desejamos obter prazer ao comermos um desses lanches.

E isso, infelizmente, é um grande erro. Tudo isso não apenas nos leva a ganhar mais peso, mas também a incluir altos níveis de sal e açúcar em nossas refeições, fazendo com que fiquemos inchados, acumulando líquido e perdendo irremediavelmente a firmeza da pele.

Sendo assim, você já sabe: evite sempre que possível!

4. Cuidado com o sol

SOL

Ficou surpreso? Pois é um fato. Sabemos que o sol é necessário para nossa saúde, para sintetizar, por exemplo, a vitamina D, mas ao nos expormos muitas horas a ele implicará na redução do nosso colágeno, perderemos a hidratação e a firmeza da nossa pele.

Portanto, evite sempre tomar sol nas horas mais intensas em que os raios são mais fortes (a partir das 12h até às 16h).

5. Exercícios para lutar contra a flacidez

ejercicios-abdominales-recopi-668x400x80xX

Os melhores serão, sem dúvida, aqueles dedicados a corrigir a flacidez das áreas em que mais são necessárias. Se você tiver mais flacidez na cintura e no abdômen, sempre são indicados, por exemplo, as flexões e os alongamentos.

Se você deseja endurecer as pernas e os glúteos, dedique ao menos uma hora para caminhar a passos rápidos, andar de bicicleta ou praticar natação.

São pequenos esforços diários que, junto com uma boa alimentação nos permitirá pouco a pouco a ir melhorando nossa tonicidade e corrigir nossa flacidez.

Requer um pouco de esforço, mas nada é impossível se tivermos um pouco mais de determinação e vontade. Que tal começarmos hoje mesmo?