4 vitaminas ricas em proteínas para começar bem o dia
Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
O equilíbrio metabólico é muito importante para regular os níveis de hormônios, do estresse e para manter a boa absorção dos alimentos. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 4 vitaminas ricas em proteínas para começar bem o dia.
Quem acha que “pular” o café da manhã é uma forma de emagrecer, está muito enganado.
Na verdade, quando não tomamos café da manhã, o corpo “acha” que estamos com restrições alimentares, ou seja, passando fome. Então, passa a gastar menos calorias e, portanto, armazena o máximo que puder.
Resultado: engordaremos muito mais rápido do que quem mantém uma rotina regular de alimentação.
Neste artigo, vamos apresentar quatro receitas de vitaminas, práticas e fáceis de fazer, e que contêm um alto teor de vitaminas e minerais.
Além disso, são ricas em proteína vegetal (graças às nozes e amêndoas) e animal, presente no leite de vaca e no seu soro.
Leia também: Como preparar uma vitamina para substituir uma refeição?
Como escolher os ingredientes das suas vitaminas
Compre sempre alimentos orgânicos e prefira os vegetais e frutas da estação, típicos da região em que você mora.
Eles passam menos tempo no trajeto do campo à mesa e por isso, não perdem suas propriedades nutritivas no processo de transporte, portanto, são mais frescas.
Os alimentos orgânicos podem ser mais caros, mas são muito mais “baratos” se levarmos em conta os benefícios para a saúde que proporcionam.
Entretanto, antes de utilizar as frutas e verduras, sempre lave-as bem, com uma esponja ou escova adequada. Beba a vitamina imediatamente, não guarde de um dia para o outro na geladeira.
Se você preparou muita quantidade, pode colocar a vitamina em bandejas de gelo e congelá-las.
Entretanto, o seu café da manhã não deve consistir apenas na vitamina em si. Acompanhe-a então, com outros alimentos saudáveis, como omeletes, pães integrais, frutas e sucos.
1. Vitaminas ricas em proteínas de spirulina
A spirulina é um superalimento que pode ajudar quem estiver passando por uma fase estressante da vida e se encontra sem muita energia. Por outro lado, contribui para a saúde do sistema imunológico, ao mesmo tempo em que ajuda a fortalecer o corpo se consumida duas vezes por semana.
Com esta vitamina, você obterá os seguintes nutrientes:
- Proteínas
- Enzimas
- Clorofila
- Ácidos graxos essenciais
- Vitaminas (A, B, E y H)
- Ferro
- Cálcio
- Fósforo
- Magnésio
Ingredientes:
- 5 g de spirulina em pó
- 200 ml de leite de aveia (1 copo)
- 5 g de avelã em pó
- 1/2 maçã verde
Preparo:
- Primeiramente, prepare o leite de aveia, para isso, basta amornar um pouco de água e bater no liquidificador com algumas colheres de sopa de aveia. Você pode coar o leite (e usar as fibras de aveia para preparar bolos e biscoitos) ou usá-lo sem coar. Mas bata bem no liquidificador para obter um leite homogêneo.
- Logo depois, junte a maçã verde, a spirulina e a avelã moída e bata tudo no liquidificador. O leite de aveia é excelente também para a saúde do seu sistema digestivo. Aliás, possui também um efeito laxante natural.
2. Vitaminas ricas em proteínas de banana, morangos e nozes
Uma receita deliciosa de vitamina com ingredientes que todo mundo gosta: banana, morango e nozes. Aliás, também é rica em vitamina C (morango), potássio (banana) e antioxidantes e proteínas (nozes).
Todas as vitaminas deste artigo podem ser adoçadas com mel para intensificar seus benefícios nutricionais. Nunca use o açúcar branco, porque não contém nenhum valor nutricional, a não ser a glicose pura.
Ingredientes
- 1 banana
- 200 ml de leite desnatado ou vegetal
- 5 morangos
- 5 nozes
- 1 colher de sopa de mel
Preparo:
- Primeiramente, pique as nozes, lave e corte os morangos e as bananas,
- Logo depois, misture todos os ingredientes no liquidificador.
- Acompanhe esta deliciosa e saudável vitamina com um sanduíche de pão integral grelhado no azeite, peito de peru, ricota e salada.
3. Vitaminas ricas em proteínas à base de café
Tem gente que não consegue acordar bem sem tomar sua xícara de café, mas não tem problema, pois você pode optar por esta vitamina deliciosa de cappuccino com um ótimo sabor e uma alta dose de energia!
Ingredientes
- 1 xícara de café (100 ml)
- 1 xícara de leite de avelã ou de amêndoas
- ½ colher de chá de proteína de chocolate
- ½ colher de chá de canela em pó
- 2 pedras de gelo
- Adoçante ao seu gosto
Preparo:
- Você encontra a proteína de chocolate em lojas de alimentos naturais. Contém um alto teor energético e proteico.
- Depois de preparar o café, misture-o no liquidificador com todos os demais ingredientes, menos a canela.
- Além de saborosa, esta bebida vai despertar sua mente para os desafios da jornada. Depois de colocar em um copo alto, polvilhe com a canela.
PS: Se você estiver grávida ou tentando engravidar, não inclua a canela.
4. Vitaminas ricas em proteínas à base de mirtilos
Os mirtilos não são fáceis de encontrar no Brasil. Mas você pode substituí-los por polpa de açaí, que é mais comum em todas as regiões do país.
Seja preparada com mirtilos ou açaí, esta vitamina é rica em antioxidantes. Por outro lado, as proteínas e minerais aumentarão a saciedade por toda a manhã. Confira:
Ingredientes
- 3 colheres de gelatina de morango
- 150 ml de leite de amêndoas
- 20 g de mirtilo ou de açaí (polpa ou in natura)
- 1 kiwi
- Mel
Preparo:
- A gelatina é rica em proteínas, e seu sabor combinará bem com esta vitamina. Prepare-a com antecedência.
- No liquidificador, misture todos os ingredientes e adoce com o mel.
Para completar este café da manhã, que tal uma torrada com presunto, queijo branco e algumas folhas de rúcula? Assim, você não sentirá cansaço nem fome até chegar a hora do almoço.
Então, as dicas foram úteis pra você? Sendo assim, continue na nossa página com mais sugestões para a sua saúde e bem-estar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Capelli, B., & Cysewski, G. R. (2010). Potential health benefits of spirulina microalgae. A review of the existing literature. Nutra Food. https://doi.org/10.1007/BF03223332
- Karkos PD, Leong SC, Karkos CD, Sivaji N, Assimakopoulos DA. Spirulina in clinical practice: evidence-based human applications. Evid Based Complement Alternat Med. 2011;2011:531053. doi:10.1093/ecam/nen058
- Serafini, M., Testa, M. F., Villaño, D., Pecorari, M., van Wieren, K., Azzini, E., … Maiani, G. (2009). Antioxidant activity of blueberry fruit is impaired by association with milk. Free Radical Biology and Medicine. https://doi.org/10.1016/j.freeradbiomed.2008.11.023
- Paddon-Jones, D., Westman, E., Mattes, R. D., Wolfe, R. R., Astrup, A., & Westerterp-Plantenga, M. (2008). Protein, weight management, and satiety. In American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1093/ajcn/87.5.1558S
- Pedersen AN, Kondrup J, Børsheim E. Health effects of protein intake in healthy adults: a systematic literature review. Food Nutr Res. 2013;57:10.3402/fnr.v57i0.21245. Published 2013 Jul 30. doi:10.3402/fnr.v57i0.21245
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.