Morango: uma fruta muito benéfica para o organismo

· 8 de outubro de 2013
Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o morango pode ser um substituto natural do ibuprofeno ou da aspirina. Também é rico em antioxidantes, os quais nos ajudam a cuidar da nossa saúde cardiovascular.

O morango é uma fruta muito popular e rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, entre outros nutrientes importantes.

Uma xícara de morangos que contenha aproximadamente oito unidades grandes contém 50 calorias, 11 gramas de carboidratos e 1 grama de proteína, uma porcentagem muito pequena de gorduras. Além disso, não contém colesterol e oferece numerosos benefícios ao nosso organismo.

Valor nutricional do morango

Uma porção de morangos contém mais de 90% de água, 160% da quantidade diária recomendada de vitamina C, vitamina A, E, e do grupo B, e em especial ácido fólico, que é especialmente importante para gestantes.

Também oferece minerais importantes, dentre os quais podemos citar 170 mg de potássio por porção, magnésio e fósforo e 2% da dose diária recomendada de ferro e cálcio, além de sódio, zinco e selênio.

Uma porção de morangos também contém 2 g de fibras, importantes para uma digestão saudável e 9 g de açúcar, sobretudo em forma de frutose.

É importante ressaltar que uma xícara de morangos contém um alto teor de antioxidantes e flavonoides, compostos que ajudam a reduzir o risco de sofrermos de câncer.

Leia também: 6 bebidas com morango que você deve incluir na sua dieta

Benefícios do morango para o organismo

Benefícios do morango para o organismo

Propriedades antioxidantes

O morango possui propriedades antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo, produzido pelos radicais livres, que são um subproduto natural do metabolismo celular e que têm a capacidade de danificar ou destruir as células saudáveis, podendo produzir danos coronários.

Não deixe de ler: Água de morango para desintoxicar seu organismo

Combate o câncer

Graças às suas propriedades antioxidantes, pode ser um tratamento útil contra o câncer, especialmente o de cólon e o de próstata, já que acredita-se que possa deter seu avanço.

Diminui os níveis de colesterol ruim e reduz o risco de sofrermos de doenças coronárias

O morango pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue em pacientes com dislipidemia, onde os níveis de colesterol não podem ser regulados. Como resultado, também reduz o risco de sofrermos de doenças coronárias e acidentes cerebrovasculares, que estão ligados a níveis de colesterol alto.

Protege contra a aterosclerose

O morango pode prevenir a aterosclerose, uma condição onde as artérias endurecem e perdem sua função, afetando em muitos casos pessoas com síndrome metabólica, sintomas que afetam um indivíduo com excesso de gordura abdominal, hipertensão e níveis elevados de colesterol.

Para essas pessoas obesas e com síndrome metabólica, o morango, ou mais especificamente seu pó liofilizado, reduz a capacidade que as placas de gordura apresentam de se aderir às paredes dos vasos.

  • ZipMEC. (2012). Fresas - historia, producción, comercio. https://doi.org/10.1016/S0951-8320(02)00178-3.
  • Valdés, F. (2006). Vitamina C. Actas Dermo-Sifiliograficas. https://doi.org/10.1016/S0001-7310(06)73466-4.
  • Melo, E. de A., Maciel, M. I. S., Lima, V. L. A. G. de, & Nascimento, R. J. do. (2008). Capacidade antioxidante de frutas. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. https://doi.org/10.1590/S1516-93322008000200005.