4 infusões que ajudam a acelerar o metabolismo

· 25 de janeiro de 2019
Quem tem a sorte de ter um metabolismo rápido pode queimar gorduras quase sem esforço. Se quisermos acelerar o metabolismo, podemos fazê-lo com infusões combinadas à uma alimentação adequada.

Como já sabemos, a velocidade metabólica em cada pessoa é diferente, e isso pode influenciar a perda de peso. O fator hereditário determina isso até certo ponto. No entanto, há alguns métodos que podem contribuir para acelerar o metabolismo.

Neste artigo, falaremos sobre as infusões que podem contribuir com o processo.

Sobre o metabolismo

Infusões que ajudam a acelerar o metabolismo

Dispor de um índice de músculo adequado e a quantidade de gordura corporal ideal é o que nos oferece equilíbrio e bem-estar.

Sabemos que cada pessoa possui um metabolismo por meio do qual é mais fácil queimar gorduras sem fazer muito esforço, o que ajuda a manter o peso durante praticamente toda a sua vida.

Às vezes, por razões hereditárias, algumas pessoas não conseguem eliminar gordura, apesar de fazerem dietas estritas e passarem, o que acaba contribuindo para prejudicar a saúde. Essa é uma situação muito habitual. Mas, o que essas pessoas podem fazer para controlá-la?

O ideal é seguir um programa correto de alimentação, onde vitaminas e minerais não sejam perdidos. Deve-se manter o consumo de proteínas para que o músculo se fortaleça e não fique flácido, que é o que costuma acontecer quando perdemos peso.

Uma nutrição adequada e algumas infusões que ajudam a acelerar o metabolismo são ferramentas que, quando combinadas, se tornam ideais para quem quer perder peso.

Infusões que ajudam a acelerar o metabolismo

1. Casca de maçã com canela

Talvez você já tenha ouvido falar das propriedades emagrecedoras da casca da maçã. Mas, por quê? Basicamente, porque a casca contém uma grande capacidade de construção de músculos, além de ajudar na perda de peso.

Dispõe do que se conhece como ácido ursólico, que ajuda a prevenir o desgaste muscular, a controlar o colesterol, além de contribuir para o fortalecimento dos ossos. Também ativa o colágeno, cuidando de nosso cabelo e da nossa pele. Uma maravilha natural com capacidade destacada de queimar gordura e fortalecer os músculos.

E como preparamos a infusão de casca de maçã com canela? É bem simples:

  1. Em primeiro lugar, descasque três maçãs.
  2. Em seguida, coloque as cascas em um litro de água.
  3. Depois, leve ao fogo e deixe ferver.
  4. Espere até esfriar um pouco e depois adicione uma colher de canela.

2. Chá verde com canela

O chá verde com canela pode ajudar a acelerar o metabolismo

O chá verde é excelente para acelerar o metabolismo. É rico em antioxidantes, excelente para o coração, para a digestão e um grande aliado para quem quer perder peso. Combinado com a canela, resulta em uma bebida maravilhosa para complementar a dieta.

Basta preparar uma infusão de chá verde tradicional e adicionar um pouquinho da canela. Se ingerida duas vezes por dia, uma no café da manhã e outra à tarde, pode ser de grande ajuda.

3. Abacaxi com gengibre

Deliciosa, saudável, curativa e emagrecedora. Vale a pena tomá-la duas vezes por dia, de preferência no café da manhã e no jantar.

Como já sabemos, o abacaxi é uma fruta depurativa, que ajuda a desintoxicar o organismo, e é muito habitual em qualquer dieta por ser um recurso fácil. Quando combinado com o gengibre se torna um dos melhores aliados para acelerar o metabolismo.

Além disso, o gengibre é uma planta medicinal muito benéfica para desinflamar e cuidar de nosso sistema digestivo, já que depura, cura e acelera o metabolismo quando combinado com o abacaxi.

Preparar essa infusão é bem fácil:

  1. Primeiramente, coloque um pouco de gengibre em meio copo de água fervente.
  2. Em seguida, coe o líquido.
  3. Depois, processe algumas rodelas de abacaxi.
  4. Por último, misture o suco obtido com a infusão.
  5. Está pronta para consumo.

Pode te interessar: 5 receitas saudáveis com gengibre para perder peso

4. Pimenta caiena, chá verde e mel

Trata-se de uma infusão com ingredientes termogênicos, o que indica que contribuem para acelerar o metabolismo, principalmente no caso da pimenta caiena.

Se consumida no almoço ajuda a diminuir a fome e contribui para uma sensação de saciedade. Para preparar a receita basta fazer primeiro uma infusão com um saquinho de chá verde, depois adicionar uma pitadinha de pimenta caiena (uma quantidade bem pequena, do contrário não conseguiremos tomá-la).

Finalmente, você pode adicionar uma colher de chá de mel para um efeito termogênico ideal para o metabolismo.

Outras dicas para acelerar o metabolismo

Dicas para acelerar o metabolismo

1. Opte por alimentos nutritivos no café da manhã

Ao oferecer energia ao seu organismo logo de manhã, você estará colocando-o em funcionamento de maneira imediata. Desta forma, obterá os nutrientes ideais para começar o dia e favorecerá a queima de gordura. 

O que acha de um pouco de aveia? Ou uma torrada integral com espinafre e queijo? São alimentos ideais para acelerar o metabolismo.

2. Alimentos ricos em ômega-3

Alimentos como o atum e o salmão nos oferecem gorduras benéficas, que aceleram o metabolismo, reduzindo inflamações e controlando certos hormônios que acabam acumulando gorduras ruins, que nos fazem ganhar peso.

Leia também: 7 alimentos que contêm ômega 3

3. Não pule nenhuma refeição

Você costuma pular alguma refeição? Então saiba que isso é um grande erro. O ideal é fazermos 6 refeições por dia, sendo o café da manhã uma das mais importantes.

Comer faz com que nosso organismo se ative, assim, se pulamos o jantar ou o café da manhã, por exemplo, o corpo começa a gerar reservas para armazenar gordura. Daí a necessidade de comer alimentos adequados nessas seis vezes, incluindo frutas, fibras e algo de proteína.

Lembre-se: se alimentar bem e de forma equilibrada, manter uma vida ativa e incluir essas infusões será, sem dúvida, de grande ajuda.

  • Lozano, A. (2010). Metabolismo. In Biología: Conceptos y fundamentos básicos. https://doi.org/10.1111/j.1365-2583.2010.01024.x.Decreased
  • Layman, D. K., Boileau, R. A., Erickson, D. J., Painter, J. E., Shiue, H., Sather, C., & Christou, D. D. (2003). A Reduced Ratio of Dietary Carbohydrate to Protein Improves Body Composition and Blood Lipid Profiles during Weight Loss in Adult Women1. The Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1093/jn/133.2.411