Um bom café da manhã todos os dias ajuda a prolongar sua vida

· 4 de fevereiro de 2015
Não se esqueça de incluir frutas em seu café da manhã, seja em sua forma inteira ou como suco. Elas nos oferecem fibras e vitaminas fundamentais para enfrentar o dia com energia.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Isso porque, ao passar tantas horas sem nos alimentarmos, acordamos com pouca energia e é impossível começar as atividades diárias sem antes recarregá-las.

Se quisermos ter um bom desempenho durante o dia, é preciso fazer todas as refeições recomendadas, começando com um café da manhã nutritivo.

Estudos demonstram que um bom café da manhã é essencial para manter a saúde de todo o organismo em geral. Com ele podemos nos beneficiar dos nutrientes de uma grande variedade de alimentos, vitaminas e sais minerais necessários para o bom funcionamento dos órgãos.

O que deve incluir um bom café da manhã?

O que deve incluir um bom café da manhã?

Laticínios

Um bom café da manhã deve incluir um laticínio, se possível semidesnatado ou desnatado, para cobrir a dose diária necessária de cálcio, essencial para manter os nossos ossos fortes e saudáveis.

O consumo de cálcio é indispensável, principalmente para as crianças e os adultos da terceira idade. No caso das pessoas que não podem consumir leite, pode-se substitui-lo pelo leite de soja, que fornece muitas proteínas fundamentais para o organismo.

Leia também: 7 boas razões para tomar leite com mel

Frutas

Outro ingrediente que não pode faltar em um café da manhã saudável são as frutas, por sua contribuição em fibras.

Podem ser consumidas em forma de sucos ou inteiras, como preferir.

Cereais

Os cereais são outro excelente produto que deve ser incluído no café da manhã. Além disso, podemos escolher entre uma grande variedade e nos beneficiaremos dos carboidratos que nos proporcionam energia.

Podem ser consumidos com leite ou iogurte. Também podemos encontrá-los em biscoitos ou pães.

Não deixe de ler: 6 cereais integrais saudáveis que vale a pena incluir na dieta

Embutidos

Podem-se consumir alguns embutidos, mas só algumas vezes. Embora possam fornecer uma grande quantidade de proteínas benéficas para o desempenho do organismo, também são muito gordurosos, o que não é muito saudável.

Ovos

Os ovos podem ser preparados de diversas maneiras. Além disso, fornecem as proteínas indispensáveis para o bom desempenho do organismo em geral.

Tenha em mente:

Se a pessoa tiver sobrepeso e pular o café da manhã com a ideia de perder peso, está cometendo um grave erro, porque acaba produzindo um efeito muito diferente. Nesse caso o corpo produzirá mais gorduras para poder obter a energia necessária para desempenhar as funções de forma adequada.

No entanto, o que pode ser feito é substituir os carboidratos por frutas e cereais integrais, não adicionar açúcar nos sucos e consumir lácteos desnatados. Os embutidos podem ser substituídos por presunto ou peru.

Lembre-se: tomar um bom café da manhã todos os dias, e na medida certa, ajuda significativamente a prolongar a sua vida em vários anos.

  • Trancoso, S. C., Cavalli, S. B., & da Costa Proença, R. P. (2010). Café da manhã: Caracterização, consumo e importância para a saúde. Revista de Nutricao. https://doi.org/10.1590/S1415-52732010000500016
  • Candeias, V., Nunes, E., Morais, C., Cabral, M., & Silva, P. R. D. (2005). Princípios para uma Alimentação Saudável.