7 boas razões para tomar leite com mel

· 25 de dezembro de 2016
Além de ser eficaz para aliviar as dores na garganta, a combinação de leite com mel nos ajuda a melhorar a resistência ao praticarmos exercícios físicos e combate a insônia.

Tomar leite com mel é uma opção deliciosa para suprir aquele desejo por algo doce e morno antes de dormir. Mas isso não é tudo, já que esta bebida tem inúmeros benefícios.

O mel é utilizado como remédio natural para muitas doenças devido a suas propriedades antibacterianas, antioxidantes e antifúngicas.

Além disso, seu efeito calmante e anti-inflamatório também ajuda a aliviar os problemas das vias respiratórias.

O leite tem sido tradicionalmente escolhido antes de outras bebidas devido a suas vitaminas (A, do complexo B e D) e minerais (principalmente o cálcio). Além disso, é rico em proteína animal e ácido lático.

Por este motivo, o leite com mel pode trazer benefícios únicos para a saúde, como os que descreveremos a seguir.

1. Protege a pele

O leite e o mel contam com propriedades depurativas e antimicrobianas que funcionam em perfeita harmonia quando combinados.

Hoje em dia, diversos produtos de beleza incluem ambos como ingredientes principais. Sua mistura pode proporcionar uma pele radiante e saudável.

  • Tomar leite com mel fará bem para a sua pele de dentro para fora.
  • Se preferir, você pode tomar um banho de leite e mel, misturados em partes iguais com a água da banheira. Sua pele se nutrirá por fora, absorvendo suas propriedades.

2. Melhora a digestão

O mel tem propriedades probióticas. Isso significa que estimula o crescimento e o desenvolvimento das bactérias benéficas que são de grande ajuda para o intestino e o sistema digestivo.

Por outro lado, os carboidratos e oligossacarídeos que o mel contém também promovem o funcionamento saudável e adequado das bactérias benéficas para o trato digestivo.

Tudo isso se traduz na eliminação de problemas como:

  • Prisão de ventre
  • Cólicas
  • Inchaço
  • Bactérias nocivas

3. Melhora sua resistência

Exercicios

Tomar leite com mel todas as manhãs melhora muito a resistência do corpo.

Isso se deve ao fato de que o leite contém proteínas e o mel conta com carboidratos que são necessários e requeridos para estimular o metabolismo.

Tomar leite diariamente será de grande ajuda, independentemente da idade.

Graças às suas enzimas, a proteína animal do leite se decompõe em aminoácidos básicos, que logo são transformados para criar proteínas utilizáveis pelos humanos.

O material que sobra deste processo se oxida como energia utilizável.

4. Cuida da saúde dos ossos

ossos-saudaveis

O mel tem a incrível capacidade de agir como portador e transportador de nutrientes dos alimentos para todo o corpo, principalmente do cálcio. Isso ajuda o corpo a absorvê-lo com maior facilidade.

O leite é uma fonte muito rica de cálcio, por isso tomar leite com mel proporcionará os nutrientes de que seu corpo precisa para a saúde dos ossos.

Além disso, ajudará a otimizar a absorção para prevenir de modo mais eficiente as doenças como osteoporose e a inflamação das articulações à medida que envelhecemos.

5. Combate a insônia

Tomar leite com mel morno antes de dormir é uma das formas mais conhecidas de pegar no sono quando a insônia ataca.

Se analisarmos as propriedades de modo individual, tanto o mel quanto o leite separados são eficazes para esta finalidade, mas juntos seu efeito se intensifica.

  • O mel é um dos alimentos doces que tem a rara qualidade de ajudar a ter mais controle sobre a insulina que produzimos. Isso faz com que o cérebro libere mais triptofano, que logo se converte em serotonina.
  • O leite, por outro lado, fará seu estômago se sentir mais confortável graças a sua temperatura, e você sentirá a necessidade de ir dormir.

6. Tem propriedades antienvelhecimento 

leite com mel para a pele

A combinação de leite e mel traz grandes benefícios para o resto do corpo, já que o torna muito mais ágil e jovem.

Na antiguidade, muitas civilizações bebiam leite com mel para preservar sua aparência de juventude e sua energia.

Os antioxidantes desta combinação atacam os radicais livres que afetam drasticamente todos os sistemas do organismo, degeneram a pele e produzem rugas, manchas pela idade, e deterioram o funcionamento do corpo.

Aproveitar a combinação de leite e mel é muito importante quando queremos nos sentir jovens pelo maior tempo possível.

Recomendamos ler: Tratamento caseiro para as rugas e cicatrizes, com somente dois ingredientes!

7. Tem propiedades antibacterianas

Tomar leite com mel tem efeitos muito benéficos sobre algumas bactérias.

Quando se toma leite com mel em altas temperaturas evita-se a prisão de ventre, as flatulências e outros problemas do intestinoalém de doenças do sistema respiratório como os resfriados ou a tosse.

Tanto o leite quanto o mel tem grandes benefícios para o corpo; por esta razão devemos incluí-los em nossa rotina diária e aproveitar cada um deles.

Se seguirmos uma dieta balanceada e mantivermos bons hábitos, como se exercitar regularmente e evitar o cigarro, os benefícios desta combinação terão um maior impacto sobre nós.