2 minutos de meditação para ficar mais saudável
Muitos de nós já escutamos que a raiz de muitas doenças está em nossa mente, que uma pessoa negativa, impregnada de emoções doentias, é mais propensa a adoecer do que aquelas que levam uma vida com uma atitude positiva. Pensando nisso, hoje falaremos sobre como fazer 2 minutos de meditação para ficar mais saudável.
De fato, não podemos negar que também existem fatores genéticos dos quais não podemos escapar, mas também podemos dar crédito ao fato de que uma mente saudável pode ajudar o corpo a chegar a ou manter um estado mais saudável.
2 minutos de meditação por dia
Por isso, é muito importante que diariamente separemos pelo menos 2 minutos para uma meditação profunda, com a qual nos esqueçamos dos problemas quotidianos, nos conectemos com nosso interior para limpar toda atitude ou emoção negativa que experimentamos durante o dia.
Pode parecer improvável, mas é impressionante como uma simples mudança de atitude pode transformar nossa vida.
Um corpo estressado é mais vulnerável a qualquer doença, porque o sistema imunológico fica debilitado, em poucas palavras, nossos soldados defensores se esgotam.
Mas se começarmos a considerar a meditação como uma ferramenta para encontrar o equilíbrio entre o nosso corpo e nossa mente, estaremos dando um passo muito importante para melhorar a nossa saúde.
Respire fundo
Acompanhe sua meditação com respirações lentas e profundas será ainda mais proveitoso.
Muitas vezes, e sem nos darmos conta, no dia a dia, nossa respiração se torna bastante superficial.
Assim, não conseguimos fazer com que o oxigênio, tão necessário para as nossas células, chegue corretamente aos nossos pulmões e o intercâmbio necessário para que este oxigênio chegue até nosso sangue é diminuído.
Leia também: Pulmões: frutas mais benéficas para o órgão
O oxigênio é um elemento indispensável para a boa saúde de nosso corpo. Com a meditação, ajudamos a reduzir a frequência cardíaca, fazemos com que o coração trabalhe de maneira mais harmônica.
É possível notar como as contraturas diminuem, bem como a sensação de tensão constante.
Autoconhecimento
Pode parecer um tanto quanto ilógico que mediante a meditação possamos nos conhecer melhor diariamente. Às vezes nos sentimos tristes ou insatisfeitos sem um motivo ou causa aparente para tais sentimentos.
O que acontece é que com tantas preocupações e obrigações, nosso “eu” interior é esquecido, e nos transformamos em máquinas que deixam de lado suas necessidades mais profundas.
Isso tudo consiste na principal causa da infelicidade em nossas vidas.
Vivemos de acordo com os mandamentos da sociedade, do que deve ou não ser feito, das horas a serem cumpridas, etc. Você já se perguntou se a vida que você leva agora é a que realmente deseja? Ou estaria vivendo para fazer a vontade das outras pessoas ao seu redor?
A meditação diária pode ajudá-lo, e com certeza será útil para que encontre as respostas que precisa em seu interior. Lembre-se, nunca é tarde para iniciar o caminho até sua verdadeira felicidade; não tenha medo de buscar a sua verdade.
Ame a si mesmo e acredite em você!
A meditação serve para que conheçamos nosso interior e, principalmente, amemos a nós mesmos. Apenas dessa forma poderemos projetar o maravilhoso ser que existe dentro de nós.
Para que outros possam nos amar, primeiro devemos aprender a fazer isso por nós mesmos. Para que os outros possam nos respeitar, também devemos aprender a nos respeitar primeiro, e para que outros acreditem em nós, a lógica é a mesma.
Isso nos ajudará a desfrutar de uma vida plena, sem medos, demonstrar todo o nosso potencial para enfrentar os desafios e cultivando nossas aptidões.
A meditação elimina as barreiras entre o corpo e a mente, faz com que ambos trabalhem em plena harmonia, elimina pensamentos negativos e os substitui pelos positivos.
Descubra: Benefícios da massagem no corpo
Você e seu próximo agradecerão a mudança que essa atividade é capaz de provocar, portanto, anime-se e descubra diariamente os fantásticos efeitos positivos da meditação em sua vida.
Quem sabe assim você não encontre a tão sonhada paz interior?
Nota: uma sessão de meditação pode ser como cada um preferir. É recomendável incluir uma música suave e aromas agradáveis, sem esquecer de buscar um ambiente tranquilo, a meia luz, que transmita calma.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Lutz, A., Slagter, H. A., Dunne, J. D., & Davidson, R. J. (2008). Attention regulation and monitoring in meditation. Trends in Cognitive Sciences. https://doi.org/10.1016/j.tics.2008.01.005
- Sedlmeier, P., Eberth, J., Schwarz, M., Zimmermann, D., Haarig, F., Jaeger, S., & Kunze, S. (2012). The psychological effects of meditation: A meta-analysis. Psychological Bulletin. https://doi.org/10.1037/a0028168
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.