10 remédios caseiros com azeite de oliva

6 de dezembro de 2018
O azeite de oliva pode nos ajudar a superar a ansiedade causada pela falta de nicotina ao parar de fumar. Além disso, também nos ajuda a purificar o organismo.

O azeite de oliva é um dos ingredientes básicos da dieta mediterrânica, famoso por sua versatilidade, sabor e várias propriedades para a saúde e beleza.

Em suma, é um alimento com alto teor de antioxidantes, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento do organismo; bem como para a prevenção de muitas doenças.

De fato, está provado que este azeite pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol alto e melhorar a saúde cardiovascular; graças ao seu alto teor de ácidos graxos monoinsaturados.

Além disso, estudos sugerem que possui propriedades anticancerígenas e a capacidade de lutar contra os radicais livres; para combater o envelhecimento precoce e prevenir doenças.

Dessa forma, existem muitas maneiras de aproveitar os benefícios do azeite tanto para a saúde, como para a beleza.

Portanto, hoje compartilharemos 10 remédios caseiros com azeite de oliva para aproveitar todos os seus benefícios.

Aliviar a acidez estomacalAliviar-a-acidez-estomacal-500x348

O azeite de oliva cru tem um efeito protetor no estômago, capaz de aliviar a acidez e o mal-estar.

Portanto, deve-se tomar uma colher de estômago vazio e esperar pelo menos 2 horas antes de comer qualquer alimento.

Tratar a prisão de ventre

Pessoas que têm problemas digestivos e, principalmente, prisão de ventre, podem consumir azeite de oliva para combater este problema.

Este ingrediente tem uma leve propriedade laxativa e estimulante que contribui para o movimento intestinal e expulsão adequada das fezes.

Simplesmente devem-se tomar 2 colheres de sopa em jejum.

Não se esqueça de ler: Infusões naturais para tratar a prisão de ventre

Reduzir o cansaço dos pés

Os pés são o apoio de todas pessoas no dia a dia e a maioria delas não se preocupa em dar a eles algum tipo de cuidado para relaxá-los e estimular a circulação.

Por isso, aplicar algumas gotas de azeite de oliva nas mãos e fazer uma massagem é uma maneira muito fácil para relaxar os pés e hidratá-los.

Desintoxicar o organismoDesintoxicar-o-organismo-500x334

Uma combinação de azeite de oliva e limão pode melhorar o trabalho do fígado e contribui para a desintoxicação do corpo.

Estes dois ingredientes facilitam a expulsão de toxinas e detritos que obstruem o funcionamento do fígado e, a longo prazo, afetam a saúde.

Como usá-lo?

Para isso pode-se elaborar uma bebida, combinando uma colher de sopa de azeite de oliva, um copo de água e algumas fatias de limão.

Todos estes ingredientes devem ser processados no liquidificador e consumidos em jejum.

Parar de fumar

Aqueles que querem parar de fumar, podem se apoiar no consumo de azeite de oliva para atingir o seu objetivo. Este ingrediente ajuda a reduzir a ansiedade pelo fumo e contribui para a eliminação de substâncias tóxicas do corpo.

Basta tomar 5 gotas de azeite de oliva, todos os dias, com o estômago vazio.

Contra a dor e a inflamação

Por suas propriedades anti-inflamatórias, a ação deste azeite tem sido comparada com a do ibuprofeno. Ademais, é usado para casos de reumatismo, artrite, torções e diferentes doenças ou inflamações musculares.

Deve-se aplicar na área afetada e fazer uma massagem suave, por pelo menos 10 minutos.

Combater a acneAzeite de oliva para combater a acne

Para combater este problema cutâneo pode-se elaborar um tônico natural à base de óleo essencial de lavanda e azeite de oliva extra virgem.

Como usá-lo?

Primeiramente misture uma colher de sopa de azeite de oliva com 10 gotas de óleo essencial de lavanda; e, em seguida, aplique sobre a área afetada com uma suave massagem facial.

Azeite de oliva para fortalecer as unhas

As propriedades hidratantes e regeneradoras do azeite de oliva são ideais para tratar o problema de unhas secas e rachadas.

Deve-se simplesmente despejar uma boa quantidade deste azeite em uma tigela e mergulhar as unhas por 5 minutos.

Você quer saber mais? Leia: Conhecer a nossa saúde através das unhas

Cabelos brilhantesAzeite de oliva para cabelos mais brilhantes

Este ingrediente é muito bom para hidratar e regenerar o cabelo e o couro cabeludo. Se o cabelo estiver opaco, sem brilho e danificado; algumas gotas de azeite de oliva podem ser a solução para renová-lo e dar brilho.

Portanto, aplique uma pequena quantidade de azeite por todo o cabelo e couro cabeludo antes de tomar banho.

Hidratar e proteger a pele

As gorduras saudáveis deste ingrediente podem hidratar a pele em profundidade e protegê-la contra os danos causados pelos raios UV e radicais livres.

Nesse sentido, aplique uma fina camada após o banho e deixe que a pele o absorva.

  • GUASCH-FERRÉ, M. et al. Olive oil intake and risk of cardiovascular disease and mortality in the PREDIMED Study. BMC Medicine, 2014.
  • CICERALE, S. et al. Chemistry and health of olive oil phenolics. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 2009.
  • WATERMAN, E.; LOCKWOOD, B. Active components and clinical applications of olive oilAlternative Medicine Review, 2007.