Como parar de fumar com plantas medicinais e frutas: Experimente!

Hoje, no nosso espaço, falaremos das melhores plantas medicinais e frutas que podem ajudá-lo a parar de fumar. Fique ligado!
Como parar de fumar com plantas medicinais e frutas: Experimente!
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 01 julho, 2023

Parar de fumar não é fácil. Ninguém consegue de um dia para o outro, e menos ainda se, além disso, não for incluída uma grande força de vontade.

Todos temos a certeza de que os milagres desse tipo não existem e, infelizmente, ainda não dispomos de um “remédio efetivo” que nos afaste do hábito do tabaco ou que evite que tenhamos a síndrome de abstinência.

O que, sim, sabemos é que fumar é ruim e que fumar mata. Entretanto, são milhões e milhões as pessoas que continuam com este vício insalubre, vivendo com uma “espada do Damócles” sobre suas cabeças aguardando que, o dia menos pensado, apareça o primeiro problema. A primeira doença.

Portanto, queremos falar das melhores plantas medicinais e frutas que podem ajudá-lo nesse processo. Mas, lembre-se sempre de que o melhor aliado para deixar de fumar é a sua força de vontade.

1. A passiflora para combater a síndrome de abstinência e te ajudar a parar de fumar

passiflora ajuda a Parar de fumar

Falamos em diversas ocasiões dos benefícios da passiflora. Já deve saber que pode encontrá-la em várias lojas de produtos naturais e que é maravilhosa para aliviar o nervosismo e para combater a ansiedade.

A passiflora seria a melhor planta medicinal para combater a síndrome de abstinência, quer dizer, “não ajudará a parar de fumar”, mas evitará que, quando for tentar, surja a habitual ansiedade, o nervosismo, o mau humor, a insônia, o desespero… É um mediador, um bom facilitador.

Como tomar a passiflora?

  • É possível encontrar passiflora em lojas de produtos naturais, e está disponível em cápsulas, comprimidos, em gotas ou em saquinhos para infusão.
    O Centro Médico da Universidade de Maryland (Estados Unidos) diz que, para combater a abstinência em adultos, pode-se tomar entre 15 e 30 gotas, três vezes ao dia.
  • Se quiser tomá-la em uma infusão, basta colocar para ferver 20 gramas da planta seca da passiflora com um copo de água (200 ml).

2. O alcaçuz, um aliado psicológico para parar de fumar

O alcaçuz ajuda a parar de fumar

O principal segredo que o alcaçuz contém e que pode nos beneficiar para parar de fumar é a glicirrizina. É o que dá esse singular sabor tão forte à planta, capaz de melhorar inflamações de garganta e inclusive de proteger o fígado.

Graças a esse estimulante e protetor natural reduz a ansiedade por querer ter um cigarro na boca.

É um aliado psicológico capaz de conseguir que a necessidade de fumar seja reduzida. É, além disso, um bom adoçante, um anti-inflamatório natural, um analgésico e um aliado para proteger o estômago.

No entanto, cabe dizer que não é recomendado para pessoas diabéticas.

Como posso tomar o alcaçuz?

O melhor modo de se beneficiar do alcaçuz para deixar de fumar é mediante uma infusão. Toma nota de como deve fazê-la:

Ingredientes

  • 5 g da raiz seca do regaliz.
    3 copos de água (600 ml).

Preparação

É muito fácil.

  • Primeiramente, ferva a água.
  • Logo depois, acrescente 5 gramas da raiz seca do alcaçuz. O melhor é usar uma panela de cobre, já que graças a esse material, os princípios ativos da raiz do alcaçuz são obtidos de melhor maneira.
  • Uma vez preparado, deixe repousar por 10 minutos e despeje em uma garrafa de cristal.
  • Beba 3 xícaras por dia, depois de cada refeição.
  • É possível bebê-lo quente, morno ou mesmo frio, da maneira que quiser.

3. Infusão de gengibre e limão para combater a dependência

Gengibre e Limão Menta ajudam a combater a dependência e a para parar de fumar

O gengibre é uma raiz medicinal maravilhosa capaz de combater a “vontade de fumar”. Além de atuar como um relaxante, como anti-inflamatório e antibiótico natural, dispõe das mesmas virtudes que o alcaçuz para ajudar a combater a dependência da nicotina.

A raiz é interessante, principalmente, pelo sabor ácido e forte, pois permite acompanhá-la também com um pouco de suco natural. A sensação será ainda mais intensa e agirá como um poderoso antioxidante natural.

Nesse sentido, tome nota de como deve preparar a infusão.

Ingredientes

  • 60 g da raiz ralada do gengibre.
  • O suco de ½ limão.
  • 3 copos de água (600 ml).

Preparação

Primeiramente, coloque para ferver os três copos de água e acrescente a raiz do gengibre. Em seguida, permita que se faça a cocção durante 20 minutos, para depois baixar o fogo e deixar descansar por 10 minutos.

Seguinte passo? Acrescente o suco do meio limão. Por fim, beba uma primeira xícara em jejum e as duas seguintes depois de cada refeição. Cairá muito bem.

4. Suco de noni para ajudar a parar de fumar

O suco de noni pode ajudar a parar de fumar

Conhece o fruto do noni? Com o nome científico de morinda citrifolia, chamada também de amora indiana, tem um sabor muito agradável e oferece muitos benefícios para a saúde.

Por exemplo: O noni é ideal para desinflamar, para tratar a tosse, para reduzir a dor por artrite e, além disso, para ajudar a parar  e fumar. Explicamos como deve tomá-lo.

Ingredientes

  • ½ noni.
  • Um copo de água (200 ml).
  • Uma colher de mel (20 gramas).

Preparação

Esse suco vai ser tomado de manhã, logo ao acordar. Desse modo, combate-se a necessidade matinal por esse primeiro cigarro. O preparo é simples.

Primeiramente, coloque todos os ingredientes na batedeira e obter um suco bem homogêneo. Em seguida, adoce-o com uma colherzinha de mel. É delicioso!

Pode interessar a você...
Como parar de fumar e desintoxicar os pulmões?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como parar de fumar e desintoxicar os pulmões?

Muitas pessoas se perguntam: como parar de fumar? Não é algo fácil, mas não é impossível. Reunimos algumas dicas e recomendações neste artigo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.