Como parar de fumar com plantas medicinais e frutas: Experimente!

· 11 de junho de 2015
Hoje, no nosso espaço, falaremos das melhores plantas medicinais e frutas que podem ajudá-lo a parar de fumar. Fique ligado!

Parar de fumar não é fácil. Ninguém consegue de um dia para o outro, e menos ainda se, além disso, não for incluída uma grande força de vontade.

Todos temos a certeza de que os milagres desse tipo não existem e, infelizmente, ainda não dispomos de um “remédio efetivo” que nos afaste do hábito do tabaco ou que evite que tenhamos a síndrome de abstinência.

O que, sim, sabemos é que fumar é ruim e que fumar mata. Entretanto, são milhões e milhões as pessoas que continuam com este vício insalubre, vivendo com uma “espada do Damócles” sobre suas cabeças aguardando que, o dia menos pensado, apareça o primeiro problema. A primeira doença.

Portanto, queremos falar das melhores plantas medicinais e frutas que podem ajudá-lo nesse processo. Mas, lembre-se sempre de que o melhor aliado para deixar de fumar é a sua força de vontade.

1. A passiflora para combater a síndrome de abstinência e te ajudar a parar de fumar

passiflora ajuda a Parar de fumar

Falamos em diversas ocasiões dos benefícios da passiflora. Já deve saber que pode encontrá-la em várias lojas de produtos naturais e que é maravilhosa para aliviar o nervosismo e para combater a ansiedade.

A passiflora seria a melhor planta medicinal para combater a síndrome de abstinência, quer dizer, “não ajudará a parar de fumar”, mas evitará que, quando for tentar, surja a habitual ansiedade, o nervosismo, o mau humor, a insônia, o desespero… É um mediador, um bom facilitador.

Como tomar a passiflora?

  • É possível encontrar passiflora em lojas de produtos naturais, e está disponível em cápsulas, comprimidos, em gotas ou em saquinhos para infusão.
    O Centro Médico da Universidade de Maryland (Estados Unidos) diz que, para combater a abstinência em adultos, pode-se tomar entre 15 e 30 gotas, três vezes ao dia.
  • Se quiser tomá-la em uma infusão, basta colocar para ferver 20 gramas da planta seca da passiflora com um copo de água (200 ml).

Saiba mais: Passiflora para controlar a pressão arterial

2. O alcaçuz, um aliado psicológico para parar de fumar

O alcaçuz ajuda a parar de fumar

O principal segredo que o alcaçuz contém e que pode nos beneficiar para parar de fumar é a glicirrizina. É o que dá esse singular sabor tão forte à planta, capaz de melhorar inflamações de garganta e inclusive de proteger o fígado.

Graças a esse estimulante e protetor natural reduz a ansiedade por querer ter um cigarro na boca.

É um aliado psicológico capaz de conseguir que a necessidade de fumar seja reduzida. É, além disso, um bom adoçante, um anti-inflamatório natural, um analgésico e um aliado para proteger o estômago.

No entanto, cabe dizer que não é recomendado para pessoas diabéticas.

Como posso tomar o alcaçuz?

O melhor modo de se beneficiar do alcaçuz para deixar de fumar é mediante uma infusão. Toma nota de como deve fazê-la:

Ingredientes

  • 5 g da raiz seca do regaliz.
    3 copos de água (600 ml).

Preparação

É muito fácil.

  • Primeiramente, ferva a água.
  • Logo depois, acrescente 5 gramas da raiz seca do alcaçuz. O melhor é usar uma panela de cobre, já que graças a esse material, os princípios ativos da raiz do alcaçuz são obtidos de melhor maneira.
  • Uma vez preparado, deixe repousar por 10 minutos e despeje em uma garrafa de cristal.
  • Beba 3 xícaras por dia, depois de cada refeição.
  • É possível bebê-lo quente, morno ou mesmo frio, da maneira que quiser.

3. Infusão de gengibre e limão para combater a dependência

Gengibre e Limão Menta ajudam a combater a dependência e a para parar de fumar

O gengibre é uma raiz medicinal maravilhosa capaz de combater a “vontade de fumar”. Além de atuar como um relaxante, como anti-inflamatório e antibiótico natural, dispõe das mesmas virtudes que o alcaçuz para ajudar a combater a dependência da nicotina.

A raiz é interessante, principalmente, pelo sabor ácido e forte, pois permite acompanhá-la também com um pouco de suco natural. A sensação será ainda mais intensa e agirá como um poderoso antioxidante natural.

Nesse sentido, tome nota de como deve preparar a infusão.

Ingredientes

  • 60 g da raiz ralada do gengibre.
  • O suco de ½ limão.
  • 3 copos de água (600 ml).

Preparação

Primeiramente, coloque para ferver os três copos de água e acrescente a raiz do gengibre. Em seguida, permita que se faça a cocção durante 20 minutos, para depois baixar o fogo e deixar descansar por 10 minutos.

Seguinte passo? Acrescente o suco do meio limão. Por fim, beba uma primeira xícara em jejum e as duas seguintes depois de cada refeição. Cairá muito bem.

Leia mais: Formas de consumir gengibre

4. Suco de noni para ajudar a parar de fumar

O suco de noni pode ajudar a parar de fumar

Conhece o fruto do noni? Com o nome científico de morinda citrifolia, chamada também de amora indiana, tem um sabor muito agradável e oferece muitos benefícios para a saúde.

Por exemplo: O noni é ideal para desinflamar, para tratar a tosse, para reduzir a dor por artrite e, além disso, para ajudar a parar  e fumar. Explicamos como deve tomá-lo.

Ingredientes

  • ½ noni.
  • Um copo de água (200 ml).
  • Uma colher de mel (20 gramas).

Preparação

Esse suco vai ser tomado de manhã, logo ao acordar. Desse modo, combate-se a necessidade matinal por esse primeiro cigarro. O preparo é simples.

Primeiramente, coloque todos os ingredientes na batedeira e obter um suco bem homogêneo. Em seguida, adoce-o com uma colherzinha de mel. É delicioso!

  • WANG, M. Y., & Su, C. (2001). Cancer preventive effect of Morinda citrifolia (Noni). Annals of the New York Academy of Sciences952(1), 161-168.
  • Wang, M. Y., West, B. J., Jensen, C. J., Nowicki, D., Su, C., Palu, A. K., & Anderson, G. (2002). Morinda citrifolia (Noni): a literature review and recent advances in Noni research. Acta Pharmacologica Sinica23(12), 1127-1141.
  • Hirazumi, A., & Furusawa, E. (1999). An immunomodulatory polysaccharide‐rich substance from the fruit juice of Morinda citrifolia (noni) with antitumour activity. Phytotherapy Research13(5), 380-387.
  • Younos, C., Rolland, A., Fleurentin, J., Lanhers, M. C., Misslin, R., & Mortier, F. (1990). Analgesic and behavioural effects of Morinda citrifolia. Planta Medica56(05), 430-434.
  • Silva, M. A. M. A. D. (2017). O efeito da infusão de gengibre no fluxo salivar em indivíduos fumadores (Doctoral dissertation).
  • Echer, I. C., Boaz, S. K., Ilha, L. H., Corrêa, A. P. A., & Knorst, M. M. (2010). Tabagismo: orientações para ajudar você a parar de fumar.
  • benefícios da raiz de Glycyrrhiza, O. ALCAÇUZ EXTRATO SECO.