Remédio de passiflora para controlar a pressão arterial

· 13 de novembro de 2018
Embora a passiflora possa ser muito eficaz para nos ajudar a controlar a pressão arterial, é aconselhável consultar um especialista antes de tomá-la em nosso caso particular, se estivermos seguindo qualquer tratamento.

Controlar a pressão arterial não é apenas possível através de medicamentos. Existem remédios naturais que também ajudam a manter a pressão em um nível ideal. O remédio de passiflora é um desses aliados que ajudarão você a cuidar desse aspecto da sua saúde. Saiba como prepará-lo!

A passiflora ou flor da paixão é muito boa para controlar a pressão arterial. Esta planta foi estudada pelos conquistadores espanhóis na América do Sul no século XVI, embora se diga que é nativa do México. Acredita-se que os astecas e os incas a utilizavam amplamente pela quantidade de virtudes que tem como tratamento para doenças.

O que é a passiflora?

Chá de passiflora para controlar a pressão arterial

A passiflora é uma planta medicinal, das denominadas escaladoras, que cresce muito rápido. Pode atingir entre 6 e 9 metros de comprimento. Suas flores têm uma forma particular, são grandes, têm muito aroma, e geralmente são roxas.

Os frutos desta planta são comestíveis, e muito apetitosos para animais e humanos. Eles são de cor amarela e são conhecidos como maracujá. Além disso, são muito populares em diversos países da América, onde são muito vendidos e consumidos pela população.

Leia este artigo: Bebida de dente-de-leão: um remédio caseiro para cuidar dos seus ossos

Benefícios da passiflora para controlar a pressão alta

A pressão arterial alta é uma doença que muitas pessoas ao redor do mundo sofrem. Esse problema pode levar a derrames cerebrais, paradas cardíacas, ou ataques do coração. Embora quase não tenha sintomas, a hipertensão é perfeitamente tratável, até mesmo com remédios naturais, como o feito à base de passiflora.

A passiflora tem muitos benefícios para a nossa saúde. Por exemplo, é usada para tratar nervosismo, insônia ou convulsões, entre outros males. É também um excelente remédio para controlar a pressão arterial. A passiflora pode ser ingerida em infusões, pílulas e xaropes.

Esta planta atua como um sedativo natural, e relaxante muscular. Graças à sua contribuição de flavonoides e alcaloides, é muito eficaz para reduzir a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. A infusão de passiflora é um importante hipotensor, especialmente se combinado com outras ervas.

Este tratamento natural ajuda a combater a ansiedade e o estresse, que estão intimamente ligados à hipertensão. De fato, os componentes da passiflora estão presentes em muitos produtos comerciais.

Descubra: Você se estressa com frequência? Coloque em prática esta terapia japonesa para relaxar

Como preparar a infusão de passiflora?

Preparar uma infusão de passiflora é muito simples e rápido. Você só precisa conseguir a planta, e seguir alguns passos muito simples. Será como fazer outras infusões que já tenha realizado antes.

Lembre-se de que esta erva é muito útil para controlar a pressão arterial. Depois de experimentar, você se sentirá melhor, e confirmará que é uma alternativa ideal a outros medicamentos.

Ingredientes

  • 1 saquinho de chá de passiflora, ou 1 colherada da planta seca (15 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

Se você conseguir os saquinhos de chá da planta que são vendidos em algumas lojas, será mais fácil.

  • Ferva a água, despeje-a em um copo e introduza o saco de passiflora, como se fosse um chá normal.
  • Se, por outro lado, for usar a planta ou a tiver no jardim, a primeira coisa que você deve fazer é colocá-la para secar ao sol por dois dias.
  • Passado esse tempo, ferva a água, e adicione uma colherada da planta para cada xícara que você for tomar.
  • Deixe descansar por cinco ou dez minutos. Depois de coado, sirva em um copo, e beba.

Últimas considerações

Como preparar a infusão de passiflora para controlar a pressão

A melhor coisa sobre este remédio, é que é completamente natural, e você não estará dependendo de pílulas. Só precisa conseguir a planta, plantá-la em casa, e preparar suas infusões. Em um pouco tempo você verá como sua pressão sanguínea fica controlada, e definitivamente se sentirá muito melhor.

No entanto, embora a passiflora seja uma ótima opção para controlar a pressão arterial, ela também apresenta algumas contraindicações. Pode ser um pouco tóxica se ingerida em grandes quantidades. Por exemplo, não é recomendável que você beba mais de uma xícara da infusão desta planta diariamente. Também não é recomendável para mulheres grávidas ou crianças pequenas.