Com estes dois exercícios simples queima-se até 300 calorias!

· 24 de janeiro de 2019
É muito importante ajustar o peso de acordo com as nossas possibilidades e não nos excedermos nos primeiros dias. Conforme começamos a adquirir mais força, podemos aumentar o nível de dificuldade.

O exercício é uma das formas mais eficazes para queimar os excessos de calorias que vão se acumulando em nosso organismo causando um aumento de peso. Hoje, queremos compartilhar uma curta rotina de exercícios simples que você pode realizar em qualquer momento e com a qual você pode queimar até 300 calorias. Você gostaria de saber do que se trata e como fazê-la em casa?

Na atualidade é muito fácil colocar uma rotina de exercícios em prática; já que não é preciso ir todos os dias a uma academia para poder aproveitar todos os seus benefícios.

De fato, sem ter que sair de casa e investindo apenas alguns minutos em espaços pequenos, podemos realizar movimentos para nos mantermos ativos e, assim, queimar toda a gordura extra que tanto preocupa.

Como começar a fazer estes exercícios simples

Antes de colocar em prática os seguintes exercícios, é muito importante conseguir um peso ou kettlebel. Você sabe o que é? Trata-se de uma bola de ferro fundido que, na parte superior, tem uma alça fabricada com o mesmo material que facilita muito seu uso.

Este elemento para treinos costuma ser encontrado em pesos que variam entre 4 e 47 quilos.

A maioria das pessoas que começa a incluí-lo em suas rotinas, em geral, utilizam os de 4 quilos, para pouco a pouco ir aumentando a carga.

Quais são os movimentos que devemos realizar?

Graças à exigência extra que o kettlebell dá aos seus movimentos, é possível que, em poucos minutos você consiga queimar até 300 ou 350 calorias.

O mais importante é fazer ambos os movimentos de forma correta e tentar fazer cada sessão sem interrupções.

Leia também: Praticar ioga tem desvantagens?

Movimento N°1

Exercício simples Nº1

  • Fique em pé, com os pés separados abertos na mesma largura dos ombros, e os dedos dos pés formando um ângulo de 45°
  • Coloque o kettlebell no chão, entre os seus pés
  • Desça agachando e pegue a alça do peso com as duas mãos
  • Empurre os calcanhares para baixo com muita firmeza e eleve o tronco, levantando o peso sem soltá-lo por alguns segundos
  • Faça 10 repetições do movimento e complete 3 séries no total

Movimento N°2

Exercício simples Nº2

  • Fique em pé, com as pernas bem separadas
  • Em seguida, comece a balançar o kettlebell entre as suas pernas, de frente para trás
  • Faça três séries contínuas de 5 ou 10 minutos cada uma, com descansos de 3 minutos entre elas

Conselhos para melhorar os resultados

Em ambos os casos a recomendação é começar com um peso de 4,5 quilos ou menos, até conseguir dominar completamente cada movimento. Ao chegar ao nível seguinte, o peso pode ir sendo aumentado até chegar a 10 ou 11 quilos.

Para dar mais ritmo a estes dois exercícios simples, uma boa ideia é ambientar o lugar com uma música bem animada; que dê mais motivação.

Leia também: Qual é o efeito da música em nosso humor?

Número de sessões

Exercícios simples

Para cada atividade recomenda-se realizar sempre entre 2 e 3 sessões, com um tempo de descanso de 48 a 72 horas entre elas.

Número de repetições

Elas dependem do tempo que você tem disponível para realizar cada movimento e, além disso, da sua condição física pessoal.

Não é recomendado fazer menos de 10 repetições, pois, nesse caso, o esforço seria muito pequeno.

O ideal é começar com esta quantidade e ir aumentando dia após dia.

Duração das séries

No primeiro, exercício as séries podem durar até um minuto, tudo dependendo do tempo que você conseguir aguentar levantando o peso.

No segundo caso, o tempo precisa ser maior, no mínimo de 5 minutos, mas sempre fazendo deslocamentos leves e sem parar o peso.

A sessão total deve durar entre 20 e 30 minutos, em média.

Descanso

Descanso dos exercícios

Os descansos entre as sessões são muito importantes, por isso é preciso aprender a realizá-los de forma correta.

Você não deve sentar-se ou ficar completamente parado, sem fazer nenhum movimento, durante os descansos entre sessões.

É preferível caminhar um pouco para reduzir a intensidade do exercício e, assim, preparar-se para a sessão seguinte.

Intensidade

A chave para queimar as calorias é a intensidade com a qual você realiza cada um destes exercícios.

No começo pode ser um pouco entediante fazê-lo sem parar; mas com muita prática é possível ir aumentando para atingir o objetivo desejado.

Lugar

A vantagem destes movimentos é que eles não requerem um lugar com muito espaço para serem realizados.

No entanto, é muito importante saber escolher o local ideal; já que ele deve ser firme, livre de ruídos e de todo tipo de distração.

  • Michelin, E., Coelho, C. D. F., & Burini, R. C. (2008). Efeito de um mês de destreinamento sobre a aptidão física relacionada à saúde em programa de mudança de estilo de vida. Revista Brasileira de Medicina Do Esporte. https://doi.org/10.1590/S1517-86922008000300006
  • Hauser, C., Benetti, M., Pereira, F., & Rebelo, V. (2004). ESTRATÉGIAS PARA O EMAGRECIMENTO WEIGHT LOSS STRATEGIES. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Human.