Praticar ioga tem desvantagens?

21 de janeiro de 2019
Embora não sejam tão numerosas como os seus benefícios, a prática da ioga pode ter algumas desvantagens que devemos considerar.

Pode ser que acreditemos que uma atividade física milenar como a ioga não tenha nada de negativo. No entanto, praticar ioga tem desvantagens que é necessário conhecer.

Somente assim poderemos evitá-las, para desfrutar de tudo de bom que este tipo de exercício pode trazer.

Vamos ver se praticar ioga tem desvantagens e quais são. Com certeza, este artigo será de grande utilidade para você.

Alto risco de lesões ao praticar ioga

Uma das grandes desvantagens da ioga é que oferece um alto risco de lesões.

As posturas, às vezes, não são nada simples. Por isso, devemos ter sempre em mente as seguintes dicas para evitar lesões:

  • Não forçar o corpo: se somos iniciantes é possível que não façamos algumas posturas de forma “perfeita”. Isso não deve nos frustrar. A ioga nos permite ver como progredimos de forma gradual.
  • Realizar posturas com ajuda: é importante que o professor possa nos ajudar a realizar alguma postura que seja muito difícil e que ofereça um alto risco de nos causar dano.
  • Material de qualidade: se não temos um tapete de qualidade e ele desliza, aumenta o risco um acidente. Por isso, é melhor investir em materiais de qualidade que nos deem segurança.
  • Concentre-se em você: se você começar se comparar com os outros alunos, vai focar sua atenção em como eles realizam a postura. Isso pode fazer com que você se desconcentre, perca o equilíbrio e termine sofrendo alguma lesão.

Não perca o artigo: Qual é o horário ideal para praticar ioga?

Professor de ioga corrigindo postura de aluna

Praticar ioga traz desvantagens se formos rápidos demais e não respeitarmos os ritmos de nosso corpo.

Se tentarmos realizar as posturas invertidas, por exemplo, sem ajuda ou apoio algum, é muito provável que terminemos caindo. Isso não só pode resultar em uma lesão, mas em uma fratura.

Um professor inadequado

Levando tudo isso em conta, também é necessário que escolhamos um professor adequado. Imagine se ele não leva em conta o nível de seus alunos ou queira que façam o que ele faz, sem se preocupar em se precisam de ajuda ou não.

Isso pode levar a lesões, sem nenhuma dúvida. Portanto, um bom professor de ioga teria que estar sempre atento a como os alunos estão fazendo a postura.

Além disso, se não conseguem realizá-la, deve ensinar como fazer a postura de maneira “iniciante”, para depois avançar.

Se não tivermos o professor adequado, devemos mudar de classe de ioga. A nossa saúde e bem-estar são importantes, por isso que não vale a pena nos colocar em risco sem necessidade alguma.

O tipo de ioga

Atualmente, a prática de ioga traz desvantagens se não escolhemos o tipo que melhor se adeque a nossa condição física e a nossas limitações.

Por exemplo, se temos algum tipo de problema nas costas que nos impede de realizar movimentos rápidos, praticar um estilo muito “ativo” não será nada benéfico.

Existem alguns tipos de ioga que se baseiam na meditação, outros na busca de uma postura perfeita, ou na realização de várias poses de forma fluida e rápida.

Dependendo da nossa idade e dos problemas que tivermos, teremos de fazer uma escolha muito boa do estilo de ioga que podemos fazer.

Recomendamos que leia também: Praticar ioga pode ajudar a controlar a hipertensão

Mulher praticando ioga

Por exemplo, se nos encontramos em um tipo de ioga em que se realizam posturas complicadas, teremos que nos perguntar se sofremos algum risco de sofrer lesões.

Por exemplo, nas posturas invertidas, o fluxo sanguíneo se acumula na região da cabeça, aumentando o risco de alguns problemas. Portanto, temos que ter cautela.

Praticar ioga tem desvantagens, como se pode ver. Mas é apenas uma questão de prestar um pouco mais de atenção e aproveitar seus benefícios com confiança.

Assim, evitando qualquer problema que possa colocar em risco a nossa saúde.

Apesar de tudo, praticar ioga tem muitos mais benefícios do que desvantagens. De fato, para muitas pessoas, tornou-se um exercício que praticam diariamente.

Você também faz ioga com frequência? Alguma vez já sofreu alguma lesão?

Esperamos que, a partir de agora, você possa desfrutar de aulas de ioga com total segurança e sem riscos. Porque a ioga pode mudar a vida em todos os sentidos.