5 dietas da moda que colocam a saúde em risco

Para perder peso as pessoas recorrem a dietas da moda bastante perigosas para a saúde. Mostraremos a seguir 5 tipos de dietas pouco saudáveis. 
5 dietas da moda que colocam a saúde em risco

Última atualização: 18 Maio, 2021

Por questões de estética e de saúde, muitas pessoas sentem a necessidade de adotar uma dieta para perder peso. É verdade que este processo depende de muitos fatores; no entanto, a alimentação é um dos aspectos-chaves para consegui-lo. O problema é que a maioria recorre às dietas da moda.

No desejo de conseguir uma mudança satisfatória em pouco tempo, alguns decidem adotar planos estritos e restritivos que, ainda que permitam perder alguns quilos em questão de dias, com o tempo podem produzir reações indesejadas no organismo.

O mais preocupante é que a importância da alimentação balanceada continua sendo ignorada e, apesar dos riscos, milhares de pessoas se deixam levar por esses regimes que não passam de modismos. Quais são as dietas mais populares? Por que devemos evitá-las? Neste artigo compilamos 5 tipos de dietas que podem ser prejudiciais para a saúde.

Dietas da moda que podem ser perigosas

Muitas das dietas que discutiremos a seguir foram recomendadas como soluções definitivas para muitos problemas de sobrepeso e definição muscular. Com base no que diz a ciência, descreveremos resumidamente os benefícios e riscos de cada uma.

1. Dieta da toranja ou pomelo

5 dietas da moda que colocam a saúde em risco
Apesar dos benefícios da toranja, um tipo de dieta muito restritiva pode causar outras deficiências nutricionais.

A toranja é uma deliciosa fruta cítrica que ganhou fama por sua capacidade de promover a perda de peso. Tem poucas calorias e contém nutrientes essenciais que apoiam tanto o processo digestivo como o metabolismo.

Apesar destas qualidades, a dieta da toranja se tornou uma das dietas da moda mais perigosas, já que o plano supõe uma redução significativa de calorias e de nutrientes essenciais.

Consiste em consumir durante 3 dias da semana somente toranja. Por isso, permite perder peso de maneira notável, mas com muitos riscos para a saúde.

Esta dieta pode levar a:

  • Sensação de fadiga e enjoos
  • Episódios de ansiedade
  • Transtornos digestivos e diarreia
  • Deficiências nutricionais severas

Como você pode ver, as dietas restritivas tendem a ter maiores riscos do que benefícios para a saúde. Embora os resultados iniciais possam ser promissores, a longo prazo elas se tornam um problema.

2. Dieta do jejum

A dieta do jejum ganhou fama nos últimos anos e, de fato, existe um documentário e um livro a respeito. Foi criada pelo Dr. Michael Mosley e é um dos planos que ajudam a conseguir resultados rápidos.

A sua principal característica é que ele introduz um período muito longo sem comer. O jejum intermitente pode trazer benefícios, quando feito de maneira controlada. Porém, restrições no consumo de alimentos por mais de 2 dias podem levar à destruição da massa muscular, situação não recomendada para a saúde.

Antes de iniciar o jejum intermitente, consulte um especialista. Ele irá recomendar como fazê-lo com segurança para aproveitar seus benefícios.

3. Dieta vegana restrita

Nas últimas décadas as dietas da moda veganas vem ganhando muita força. Ainda que para muitos seja um estilo de vida, outros as consideram o melhor método para perder peso em pouco tempo.

As frutas e vegetais orgânicos são os melhores aliados das dietas, isso não se pode negar. No entanto, dado que deve existir um equilíbrio com outros alimentos, alguns destes planos podem ser muito perigosos.

Ao eliminar por completo os alimentos de origem animal, a dieta vegana carece de vitamina B12 que é necessária para o desenvolvimento neuronal. Quem a adota deve considerar consumir um suplemento. Caso contrário, podem desenvolver problemas como anemia, de acordo com uma pesquisa publicada na revista American Family Physician.

Por outro lado, é necessário aumentar o consumo de algumas fontes de proteínas. Existem muitos alimentos vegetais que podem trazer este nutriente em quantidades justas.

Uma dieta vegana mal planejada pode causar:

  • Má absorção de minerais essenciais
  • Dificuldades digestivas
  • Deficiência de vitaminas
  • Perda da massa muscular
  • Sensação de fadiga

Por esse motivo, é recomendável que os veganos visitem regularmente uma nutricionista de confiança. Ele fará as recomendações pertinentes para cada caso.

5 dietas da moda que colocam a saúde em risco
A anemia é uma condição comum em veganos e pode se manifestar como fadiga e pele pálida.

4. Dieta do ovo

Na popular dieta do ovo se sugere o consumo de 6 porções de ovo por dia, acompanhados somente de guarnições de frutas e vegetais.

Sabemos que o ovo é um alimento saudável que pode proporcionar muitos dos nutrientes essenciais; apesar disso, esta dieta pode ser prejudicial, dado que não cumpre com as características de uma alimentação equilibrada.

Manter esta alimentação pode causar os seguintes sintomas:

  • Descompensações e deficiências nutricionais
  • Debilidade ou letargia
  • Prisão de ventre e mau-hálito
  • Efeito rebote

Qualquer dieta saudável é baseada na variedade. A restrição alimentar geralmente não funciona bem para melhorar a saúde.

5. Dieta Atkins

A principal característica desta dieta é que elimina o grupo de carboidratos e açúcares, para se basear na ingestão livre de proteínas e gordura.

O organismo, ao esgotar suas fontes de glicogênio, comece a utilizar tais nutrientes como fonte de energia. Isso produz uma concentração de corpos cetônicos que, ainda que permitam perder peso, podem deteriorar a saúde de órgãos importantes.

Suas consequências incluem:

  • Alterações metabólicas
  • Excesso de ácido úrico
  • Deterioramento das funções do fígado e rins

No entanto, essa dieta restritiva é eficaz em alguns casos. Um exemplo são os pacientes com epilepsia que não respondem ao tratamento medicamentoso. De acordo com as pesquisas mais recentes, restringir o consumo de carboidratos nessas situações pode reduzir o número de convulsões sofridas.

As dietas da moda podem deteriorar a saúde

A escolha dessas dietas da moda pode facilitar a perda de peso, mas antes de adotá-la, é fundamental considerar os seus efeitos negativos e o estado de saúde atual. A melhor forma de atingir um peso saudável e equilibrado é com uma alimentação equilibrada e exercício físico.

Consulte o seu médico antes de iniciar uma dieta para perda de peso.

Pode interessar a você...
3 dietas muito eficazes para perder peso
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 dietas muito eficazes para perder peso

Milagres não existem. Conheça três dietas eficazes para perder peso de maneira progressiva, saudável, equilibrada e sem sofrimentos.



  • Lagan RC., Goodbred AJ., Vitamin B12 deficiency: recognition and management. Am Fam Physician, 2017. 96 (6): 384-389.
  • Brito Sampaio LP., Ketogenic diet for epilepsy treatment. Arq Neuropsiquiatr, 2016. 74 (10): 842-848.