Os benefícios de caminhar 30 minutos pela manhã

· 11 de agosto de 2014
Caminhar 30 minutos por dia pode nos ajudar a prevenir doenças tanto físicas quanto mentais. É muito importante alongar antes e depois do exercício para evitar câimbras e lesões.

Existem várias formas de perder peso e manter uma vida saudável. No entanto, não podemos descuidar do exercício necessário para perder peso que deve ser realizado com continuidade e não com intervalos longos. Caminhar 30 minutos pela manhã é um deles.

Recomenda-se, então, realizar no mínimo 150 minutos de atividade física por semana de forma moderada.

Dessa forma, você evitará doenças como a pressão arterial alta, embolia, depressão, alguns tipos de câncer, ataques cardíacos, obesidade e também vai prolongar a sua vida. Por isso, aconselha-se caminhar 30 minutos diários pela manhã.

Forma de caminhar

Antes de começar a caminhar, é preciso fazer um aquecimento, assim como também é preciso fazer um alongamento após o exercício, quando o corpo esfriar.

Sendo assim, para se alongar, é necessário:

  • Evitar saltar;
  • Não alongar mais do que a capacidade do próprio corpo;
  • Ter uma respiração constante durante o alongamento;
  • Executar movimentos lentos.

Entretanto, para realizar um exercício correto e caminhar 30 minutos, é preciso levar em conta os seguintes aspectos para evitar lesões e para que o exercício tenha um maior efeito:

  • Ao caminhar, os dedos dos pés devem apontar para frente;
  • Ao dar cada passo, o calcanhar do pé deve tocar o chão primeiramente. Depois, o próprio peso do corpo tem que continuar adiante com o movimento;
  • Os braços devem mover de forma natural e contínua;
  • Os ombros devem estar ligeiramente para trás e o queixo tem que estar levantado, não vendo o chão.

Leia também: 5 exercícios para reativar a circulação sanguínea.

Benefícios de caminhar 30 minutos pela manhã

Benefícios de caminhar 30 minutos

Caminhar 30 minutos todas as manhãs, a um passo constante, apresenta os mesmos benefícios que correr. Este tipo de exercício ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes, depressão, alguns tipos de câncer e ajuda contra o colesterol e a pressão alta.

O porta-voz da Academia Americana do Coração (American Heart Association), o Dr. Gregg Fonarow, afirma que a realização de atividade física diminui o risco de morte prematura, ajuda a combater problemas cardiovasculares e mantém a saúde do coração.

Além disso, uma pesquisa confirmou que caminhar e correr ajuda a reduzir as doenças cardíacas. Entre os resultados foram encontrados tanto os benefícios de caminhar como de correr:

  • Em relação ao colesterol: caminhar reduziu em 7% e correr em 4.3%;
  • Em relação ao risco de contrair doenças cardíacas: caminhar reduziu as chances em 9.3% e correr reduziu em 4.5%;
  • Em relação à hipertensão: caminhar reduziu a possibilidade de contraí-la em 7.3% e correr em 4.2%;
  • Em relação à diabetes: caminhar reduziu o risco em 12.3% e correr reduziu em 12.1%.

De acordo com o Dr. Gregg Fonarow:

“Estes resultados sugerem um benefício similar com gastos energéticos similares para cada exercício, independente da intensidade. No entanto, para aqueles que são capazes de participar de um exercício mais vigoroso, essa estratégia poderia ser mais eficiente na questão do tempo.”

Entretanto, a pesquisa deu como resultado que se o objetivo for perder peso, correr é mais benéfico do que caminhar.

Leia também: A depressão pode causar problemas cardiovasculares.

Corazon

Precauções

Na hora de realizar qualquer atividade física em geral, devem-se tomar algumas precauções para que a sua saúde não esteja em risco nem tampouco sua segurança. Dessa forma, na hora de caminhar, é preciso levar em conta o lugar, a hora e outros aspectos para, então, executar o exercício.

Por isso, é aconselhável evitar usar joias, não somente para que seja mais cômodo, mas também para não atrair ladrões.

Além do mais, se você caminha em alguma hora com pouca luz, como durante a madrugada, entardecer ou pela noite, recomenda-se utilizar alguma roupa colorida ou algum colete que reflita a luz.

Caminhar com um grupo tende a ser melhor para aumentar a segurança. É necessário levar algum meio de comunicação, caso você precise de ajuda, e também leve sempre algum documento. E também diga aos seus familiares a rota que irá fazer, o tempo aproximado e a hora na qual sairá.

Por outro lado, não se distraia, pois é necessário estar consciente das coisas que acontecem ao seu redor. Sendo assim, o volume dos fones de ouvido deve ser baixo para poder ouvir os sons do ambiente.