Usos do óleo de coco para cuidar do seu corpo

O óleo de coco é um produto ideal para o cuidado da pele. Podemos usá-lo sozinho ou complementá-lo com outros ingredientes para obter esfoliantes e remédios 100% saudáveis.
Usos do óleo de coco para cuidar do seu corpo

Última atualização: 08 dezembro, 2021

O óleo de coco tornou-se um produto amplamente utilizado devido aos diversos benefícios que lhe são atribuídos. A combinação de ácidos graxos no óleo de coco pode ter efeitos positivos para a saúde. Em qualquer época do ano, mas principalmente no verão, suas propriedades podem ser grandes aliadas do seu bem-estar.

O óleo de coco fornece uma mistura de nutrientes benéficos para o corpo. Esses princípios ativos regeneram a estrutura da pele e previnem a desidratação; eles também o protegem do sol, poluição, frio e vento.

Apresentamos 5 maneiras de usar o óleo de coco para cuidar da sua saúde. Anote!

Óleo de coco para cuidar do seu corpo: 5 tipos de usos

O óleo de coco contém vitaminas E e C com sua carga de antioxidantes, além de vitaminas B. Também fornece ácidos graxos de cadeia média, como, cáprico, láurico e caprílico. É rico em minerais como potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, selênio e zinco.

Quando o óleo de coco penetra na pele, seus componentes atuam com efeito suavizante e hidratante. As seguintes formas de cuidar do seu corpo com óleo de coco demonstram seus benefícios.

1. Óleo de coco e a praia

Mulher na praia.
O óleo de coco nos ajuda a manter a pele hidratada ao sol, com uma leve proteção contra a radiação solar.

O óleo de coco natural, sem aditivos, tem fator de proteção solar 4. Aplicar uma quantidade antes do banho de sol oferece pouca proteção contra a radiação solar. Porém, é importante usá-lo com outro protetor solar mais potente, bem como não aplicá-lo por longos períodos ou nos horários de maior incidência de raios solares.

Após o banho ou após um dia de praia, um pouco de óleo de coco evitará a desidratação da pele. O efeito de seus antioxidantes é ativado e os resultados serão visíveis.

A água da praia tem efeitos nocivos para os cabelos; também o cloro da piscina é prejudicial. Em ambos os casos, uma pequena quantidade de óleo de coco no cabelo antes do mergulho evitará o ressecamento. Depois de lavar o cabelo, o óleo de coco pode ser usado como condicionador.

Também pode ser usado como repelente de insetos, misturado com óleo de citronela ou óleo essencial de tea tree, ele é aplicado no corpo para afastar os mosquitos. Também é muito eficaz no alívio de arranhões.

2. Óleo de coco e a pele

A ação suavizante e hidratante do óleo de coco para cuidar do corpo o torna um aliado na proteção da derme. Antes de passar a lâmina, uma pequena quantidade em cada axila irá minimizar a erosão  feita pela raspagem da lâmina.

Uma mistura feita com  bicarbonato de sódio, amido de milho e óleo de coco, na proporção de cem miligramas cada, poderia servir como desodorante. Ela também atuará como um hidratante natural para essa área. Se aplicado sozinho, também pode ter um efeito protetor contra o odor nas axilas.

3. Esfoliação, nutrição e brilho

O óleo de coco misturado com açúcar forma um esfoliante natural, que também tem propriedades hidratantes. Outra opção é misturar um quarto de xícara de aveia, uma colher de sopa de óleo de coco e água morna. Ambas as misturas removem células mortas e todos os tipos de impurezas da pele, ao mesmo tempo que adicionam hidratação.

  • Como máscara, além de efeito hidratante, o óleo de coco suaviza e protege a pele. Uma colher de sopa de óleo de coco, misturada com meia colher de sopa de mel, meio abacate e meia de banana, refrescará a pele e fará com que pareça mais jovem.

4. Pernas brilhantes e hidratadas

Coco e óleo de coco.
As propriedades do óleo de coco para cuidar do seu corpo se devem ao fato de ser um óleo muito hidratante.

Um truque para destacar a beleza das pernas é à base de óleo de coco. A combinação de meia colher de sopa de óleo de coco com um copo de água em um borrifador dará às suas pernas um brilho espetacular.

5. Unhas e dentes saudáveis

Acredita-se que as propriedades antimicrobianas desse óleo natural possam ser utilizadas na limpeza dos dentes. De acordo com alguns estudos, o óleo de coco pode ser um procedimento adjuvante eficaz para diminuir a formação de placa e a gengivite induzida por placa.

Basta uma gota na pasta de dentes para que o efeito da escovagem seja ainda mais benéfico. As unhas também se beneficiam da ação do óleo de coco. Para isso, basta esfregar uma pequena quantidade na cutícula de cada dedo. Além de hidratante e suavizante, proporciona proteção contra infecções.

Como você viu, o óleo de coco pode ter efeitos positivos no corpo. Porém, não se esqueça de consultar seu dermatologista antes de aplicá-lo, principalmente se você tiver pele sensível.

This might interest you...
5 benefícios nutricionais da farinha de coco
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 benefícios nutricionais da farinha de coco

A farinha de coco pode substituir outras farinhas, como a farinha de trigo, em muitas receitas, e nos oferece diversos benefícios nutricionais.