4 dicas para remover o tártaro dos dentes

02 Setembro, 2020
O surgimento do tártaro nos dentes tem uma aparência desagradável. Essa camada amarelada é incômoda, além de aumentar o risco de cáries. Saiba o que você pode fazer para combater este problema.

O tártaro, também chamado de cálculo dentário, é a calcificação ou endurecimento da placa bacteriana nos dentes. Sua aparência é muito desagradável. Trata-se de uma massa amarelada, esbranquiçada ou levemente acastanhada que fica depositada no esmalte dos dentes, na junção com as gengivas. Hoje, veremos como remover o tártaro dos dentes.

Além de ser altamente desagradável e incômodo, o tártaro também pode causar vários problemas de saúde dental. Um dos mais conhecidos e também mais temidos é a periodontite, que causa sangramentos, mau hálito, cáries e pode terminar com a perda dos dentes.

Dicas para remover o tártaro dos dentes

A presença do tártaro nos dentes pode ser decorrente de várias razões. Na maioria das vezes, é causada por falta de higiene bucal, mas também pode ser devido ao consumo de certos alimentos e medicamentos ou à presença de certas doenças como a diabetes.

A seguir, veremos quatro recomendações para remover o tártaro dos dentes.

A escovação dos dentes

Dicas para remover o tártaro dos dentes
Escovar os dentes todos os dias evitará a formação da placa bacteriana que causa o tártaro e outros problemas bucais.

Uma das melhores maneiras de combater o tártaro é remover a placa diariamente para evitar que ela endureça. De fato, quando a placa calcifica, ela se transforma em tártaro e fica muito mais difícil removê-la. Para evitar que isso aconteça, é melhor manter bons hábitos de higiene bucal, começando com uma escovação adequada.

A escovação é o cuidado básico que devemos ter para garantir a nossa saúde bucal e, em particular, remover o tártaro dos dentes. A primeira coisa que precisamos fazer é sempre escovar os dentes após cada refeição. Essa limpeza deve ser regular e profunda.

É importante usar uma escova de dentes e creme dental adequados. Os especialistas recomendam uma escova de dentes de cerdas macias, pois as escovas de dentes de cerdas duras podem desgastar o esmalte do dente. Quanto à pasta, é necessário que contenha flúor, pois isso fortalece os dentes e evita as cáries.

Uso do fio dental

O uso do fio dental é um elemento importante nos bons hábitos de higiene bucal. No entanto, muitas pessoas não sabem disso ou simplesmente não o utilizam. O uso do fio dental ajuda a remover bactérias e restos de comida que permanecem entre os dentes. Assim, contribui para evitar a formação de placa bacteriana e, portanto, do tártaro.

Para que o fio dental seja eficaz, ele deve ser usado ao menos uma vez por dia antes de dormir. Idealmente, sempre use-o antes de escovar os dentes. O fio dental deve ser passado entre os dentes com cuidado e delicadeza para evitar irritar ou machucar a gengiva.

É importante observar que a seção do fio dental que usamos sempre deve estar limpa; caso contrário, as bactérias se moveriam de uma área para outra na boca.

Limpeza profissional

Limpeza profissional no dentista
Uma limpeza periódica realizada por um profissional ajudará a remover as placas bacterianas mais difíceis.

Além desses cuidados básicos que devemos ter em casa, é essencial fazer uma limpeza profissional uma ou duas vezes por ano. Mesmo se formos muito disciplinados e cuidadosos na limpeza diária, será necessário realizar uma limpeza profissional com um especialista para remover a placa dentária mais teimosa e difícil de alcançar.

Por outro lado, se a nossa higiene estiver ruim e o tártaro já estiver presente nos dentes, apenas uma limpeza profunda feita pelo dentista no consultório poderá eliminá-lo. Em casa, não poderemos fazer mais nada para combatê-lo.

É provável que várias visitas ao dentista sejam necessárias para remover o tártaro dos dentes se ele for muito abundante ou estiver estabelecido há muito tempo.

Nesse caso, é provável que o especialista use uma técnica chamada tartarectomia. Para isso, será realizada uma raspagem dos dentes. Esta técnica procura eliminar o tártaro visível nos dentes e aquele que estiver depositado dentro das gengivas.

Alternativas caseiras para remover o tártaro dos dentes

Existem algumas soluções caseiras que são tradicionalmente usadas para remover o tártaro dos dentes. Esses remédios podem ser usados ​​como um complemento, mas nunca como substitutos para os cuidados acima mencionados.

O objetivo desses métodos é raspar os dentes para remover o tártaro. Entre os mais conhecidos estão o bicarbonato de sódio, as sementes de gergelim e as cascas de laranja ou limão.

  • Dientes.org. 2012. Control de la placa y el sarro. Extraído de: http://dientes.org/wp-content/uploads/2012/12/Control-de-la-placa-y-el-sarro.pdf
  • Jovenclub. 2018. Cómo quitar el sarro de forma natural. Extraído de: https://capacitacioncgr.jovenclub.cu/wp-content/uploads/2018/02/C%C3%B3mo-quitar-el-sarro-de-forma-natural.pdf