Higiene bucal das crianças

09 Janeiro, 2020
A limpeza dos dentes influencia na futura saúde das crianças. Por esse motivo, é importante cuidar da higiene bucal e escovar os dentes desde cedo!

Promover uma boa higiene bucal nas crianças é extremamente importante, pois disso depende de sua futura saúde bucal. Assim, de acordo com dados publicados, em 2017 A cárie afetou de 31% a 38% das crianças menores de cinco anos no Brasil.

A melhor maneira de combater esse problema é prevenir e ensinar bons hábitos de higiene bucal desde a infância. Deseja descobrir como cuidar da higiene bucal de suas crianças? Continue lendo este artigo.

O que é a higiene bucal das crianças?

Mãe ensinando a filha a escovar os dentes

Cuidar dos dentes de seus filhos significa muito mais do que impedir que pareçam amarelos. Embora esta seja uma problemática que nos preocupa e incomoda a nível estético, uma boa higiene oral nas crianças é muito mais do que ter dentes brancos e brilhantes.

Quando falamos de limpeza da boca, incluímos dentes, bochechas e língua. Uma boca saudável se resumida em:

  • Dentes saudáveis ​​e brancos, sem restos de comida ou presença de placa e/ou tártaro.
  • Gengivas rosadas, que não sangram nem doem quando você escova os dentes.
  • Bom hálito

Agora, o que uma criança precisa para cuidar de seus dentes em casa? É necessário comprar muito mais coisas além de uma escova de dentes e um creme dental?

Complementos para a higiene bucal infantil

Os dentistas recomendam que os adultos escovem os dentes, usem fio dental e enxaguatório bucal pelo menos duas vezes por dia. E no caso das crianças? Vamos ver o que elas precisam para manter a boca limpa e saudável:

  • Escova de dentes: deve ser adaptada à idade da criança. Você pode perguntar ao seu dentista de confiança que tipo de cerdas é melhor para o seu pequeno. É importante que as crianças aprendam a escovar os dentes manualmente, mesmo que tenham uma escova elétrica.
  • Creme dental: escolha um creme dental adequado à idade do seu filho. Consulte também o dentista sobre a melhor marca, e se deve ou não ser fluoretada.
  • Fio dental: recomenda-se que crianças a partir dos 4 anos de idade comecem a usar fio dental com a ajuda de um adulto. Por volta dos 8 ou 9 anos de idade, já estarão prontos para a tarefa.

Descubra também: Usos alternativos do creme dental que você vai gostar de conhecer

Dicas para a higiene bucal das crianças

A boa higiene bucal em crianças envolve prevenção! Obviamente, o primeiro passo para que nossos pequenos tenham dentes brancos e saudáveis ​​é cuidá-los antes que tenham problemas. Para fazer isso, é importante:

1. Começar a higiene bucal desde cedo

Ensine higiene bucal das crianças desde cedo

Normalmente, pensamos que a higiene oral nas crianças se refere apenas aos cuidados dentários, mas isso não é verdade. Por esse motivo, é importante que você cuide da limpeza da boca de seus filhos desde que eles são bebês.

Limpe as gengivas com uma gaze e quando os dentes dos seus filhos começarem a crescer, escove-os suavemente para evitar o desenvolvimento das cárie de mamadeira.

2. Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia

O ideal é que as crianças escovem três vezes ao dia: ao levantar-se, depois do almoço e depois do jantar. A correta escovação requer:

  •  Primeiramente, colocar uma pequena porção de creme dental na escova. A quantidade não deve exceder o tamanho de uma ervilha.
  • Logo, escovar a superfície interna dos dentes primeiro, um por um. Lembre-se de colocar a escova em ângulo para também limpar a junção do dente com a gengiva.
  • Posteriormente, deve-se limpar as superfícies externas dos dentes, uma a uma. Mantenha o ângulo em relação à gengiva
  • Também, escovar a superfície de mastigação de cada dente. Dê uma atenção especial aos molares.
  • Finalmente, não se esqueça de escovar a língua.

Se seus filhos tiverem mais de quatro anos, você poderá começar a limpeza usando um fio dental, tomando cuidado para não danificar as gengivas. Seja paciente, pois a tarefa provavelmente será difícil as primeiras vezes.

Nota: É importante que você troque a escova a cada 3 meses, ou quando notar desgaste.

3. Evitar o excesso de açúcar

Evite dar muitos doces

As crianças podem consumir doces, é claro, mas sempre de forma moderada. Por exemplo, as balas grudam nos dentes, então, se os pequenos não escovarem os dentes depois da ingestão, esse açúcar pode danificar a peça, provocando cárie.

Antes de ir, leia também: Cuidado! Alimentos que amarelam os dentes, como combatê-los?

4. Ter uma dieta equilibrada

A alimentação saudável não só é boa para a saúde geral, mas também para a saúde oral em particular. Assim então, inclua alimentos ricos em cálcio, fósforo e fluoreto na dieta de seus filhos, para que eles tenham dentes saudáveis ​​e fortes!

5. Escolher a água como bebida preferida

Beber muita água é importante

Sem dúvida alguma, as bebidas açucaradas podem danificar os dentes. Por exemplo, pense que se o seu filho não escovar os dentes depois de beber um copo de suco, então, esses açúcares irão ficar dentro da sua boca, provocando diferentes problemas.

6. Visitar o dentista

Pelo menos uma vez por ano as crianças devem fazer um check-up dentário. Portanto, aproveite esse momento para consultar o profissional sobre os melhores cuidados para a boca de seus filhos.

Em conclusão, a higiene bucal em crianças é essencial, não apenas para o presente, mas também para o futuro. Se você tiver dúvidas sobre a escovação, consulte seu dentista. Ninguém melhor que ele poderá aconselhá-lo.

  • Beili Sun, Dongrui Zhou, Jing Tu, Zuhong Lu. (2017). Evaluation of the Bacterial Diversity in the Human Tongue Coating Based on Genus-Specific Primers for 16S rRNA Sequencing. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5585543/
  • CIMIV C. Cuándo y cómo limpiar los dientes de un bebé | Instituto CIMIV [Internet]. Clínica Dental en Valencia | Implantes Valencia | Instituto CIMIV. 2018. http://cimiv.es/cuando-como-limpiar-dientes-bebe/
  • Molina Escribano, A., López Garví, A. J., López Ibáñez, C., & Sáez Cuesta, Ú. (2008). Caries del biberón. Rev Clin Med Fam
  • OMS. (2015). OMS | Salud bucodental. WHO.
  • Kagihara, L. E., Niederhauser, V. P., & Stark, M. (2009). Assessment, management, and prevention of early childhood caries. Journal of the American Academy of Nurse Practitioners. https://doi.org/10.1111/j.1745-7599.2008.00367.x