Infusão de folhas de manga para a diabetes

Ainda que este remédio de folhas de manga seja muito efetivo para tratar a diabetes, caso esteja seguindo um tratamento médico, é fundamental consultar com o especialista antes de tomá-lo.
Infusão de folhas de manga para a diabetes

Última atualização: 27 maio, 2022

Como fazer uma infusão de folhas de manga para tratar a diabetes, um remédio natural e de sabor agradável? Em suma, é um remédio muito econômico e fácil de preparar, além disso, traz resultados efetivos em curto prazo.

A diabetes, uma doença em crescimento

Um ritmo de vida agitado e uma alimentação pobre em nutrientes são causas do aumento da diabetes no mundo. Os níveis inadequados de açúcar no sangue são o detonador de uma doença que cada dia soma mais pessoas em sua longa lista.

A sede excessiva, repentina perda de peso, visão borrada e vontade permanente de urinar são alguns de seus sintomas. Ainda, quem sofre com a diabetes também experimenta cansaço excessivo sem causa aparente, e uma lenta cicatrização.

Um remédio efetivo para tratar a diabetes é preparar em casa esta infusão de folhas de manga. É um processo muito simples, econômico, mas principalmente muito efetivo.

Para o combate de diversas doenças

Manga verde

O chá de folha de manga é muito efetivo no combate da angiopatia diabética, assim como da retinopatia diabética. Além disso, ajuda a tratar a hiperglicemia.

Dois dos compostos deste chá, o taraxerol-3-beta e o extrato de acetato de tilo, estimulam a síntese de glicogênio. É uma substância abundante no fígado e nos músculos e que pode se transformar em glicose quando o organismo precisa.

Entre muitos outros benefícios e propriedades, atribui-se ao chá de manga o poder de frear a progressão da diabetes, o tratamento dos vasos sanguíneos e do pâncreas.

Os taninos e as antocianinas nas folhas de manga

Nas folhas de manga, compostos chamados taninos e antocianinas são abundantes. Estes favorecem o controle e a prevenção da diabetes. Além disso, são poderosos antioxidantes que nivelam, ainda, o colesterol e a glicose no sangue.

A manga é uma fruta doce, rica em fibras. Nela abundam alguns nutrientes saudáveis como, por exemplo, o potássio, o fósforo, o ferro, o iodo, o cálcio, o magnésio, o sódio e o zinco. Também fornece vitaminas A, B, C, E e K, assim como outros valiosos componentes anticancerígenos.

Inumeráveis benefícios

As propriedades da manga também ajudam a combater outras doenças. Controlam a diarreia, fortalecem o sistema circulatório, ajudam a reduzir a febre, bem como a pressão arterial.

A manga é um relaxante natural que combate a insônia, a asma, a bronquite e o resfriado comum. Além disso, é ideal consumi-la como prevenção destes tipos de doenças.

Como fazer a infusão de folhas de manga para tratar a diabetes

Ingredientes

  • 4 folhas de manga macias
  • 4 xícaras de água (1 litro)

Modo de preparo

Mulher medindo a glicemia
  1. Em primeiro lugar, coloque a água para ferver em uma panela.
  2. Em seguida, coloque as folhas de manga e deixe cozinhar por cinco minutos.
  3. Por fim, coe a infusão e deixe esfriar.

Esta infusão é tomada ao longo do mesmo dia de seu preparo, para evitar que perca propriedades. Para notar resultados favoráveis, recomenda-se repetir o processo durante 30 dias.

Folhas de manga moídas

Outra forma de consumir folhas de manga consiste em moê-las; dessa maneira, também é possível manter suas efetivas propriedades para tratar a diabetes. Em um local escuro, deixe-as secar, moa-as e conserve-as em uma embalagem de vidro.

  • Adicione meia colher destas folhas moídas na água quente para obter uma infusão.
  • Outra opção é adicionar as folhas moídas em outras preparações, como é o caso de vitaminas e sucos de frutas.

Outra variedade de infusão de folhas de manga para tratar a diabetes

Ingredientes

  • 12 folhas de manga
  • 2 xícaras de água (500 ml)

Modo de preparo

  1. Primeiramente, coloque as folhas de manga em um recipiente com a água.
  2. Deixe de molho durante a noite.
  3. No dia seguinte, coe a água e beba em jejum.
  4. Por fim, repita o processo diariamente, por no mínimo 3 meses.

Também é possível ferver 4 folhas de manga previamente lavadas em meio litro de água. Por isso, deixe as folhas na mesma água durante a noite, e no dia seguinte, coe-as; esta infusão é tomada diariamente, antes do café da manhã.

A infusão de folhas de manga para tratar a diabetes tem demonstrado ser um remédio muito efetivo. Graças aos seus poderosos componentes, que regulam os níveis de açúcar no sangue, ajuda a controlar o avanço da doença.

De forma simultânea, esta bebida ajuda a combater outros problemas como os de estômago, de coração e dos pulmões. Além disso, a ingestão desta deliciosa fruta e a infusão de suas folhas são excelentes opções para manter um organismo saudável.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Moutzouri, E., Tsimihodimos, V., Rizos, E., & Elisaf, M. (2011). Prediabetes: To treat or not to treat? European Journal of Pharmacology.
  • Chamberlain, J. J., Rhinehart, A. S., Shaefer, C. F., & Neuman, A. (2016). Diagnosis and management of diabetes: Synopsis of the 2016 American diabetes association standards of medical care in diabetes. Annals of Internal Medicine.
  • Ajila, C. M., Naidu, K. A., Bhat, S. G., & Rao, U. J. S. P. (2007). Bioactive compounds and antioxidant potential of mango peel extract. Food Chemistry.
  • Masibo, M., & Qian, H. (2008). Major mango polyphenols and their potential significance to human health. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety.
  • Noratto, G. D., Bertoldi, M. C., Krenek, K., Talcott, S. T., Stringheta, P. C., & Mertens-Talcott, S. U. (2010). Anticarcinogenic effects of polyphenolics from mango (Mangifera indica) varieties. Journal of Agricultural and Food Chemistry58(7), 4104–4112.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.